Coordenação - Colação de grau coletiva

Por Marcelo Esteves

 

É o ato gratuito, concedido uma única vez por curso ao estudante a outorga do grau correspondente ao curso concluído, podendo ser de forma coletiva, sessão solene por curso ou individual. Participarão da colação de grau, alunos do semestre que apresentem status "FORMADO". O prazo é estipulado no calendário universitário, sendo organizado pelas direções de centro, no caso do curso de História Licenciatura e Bacharelado, cabendo a realização da organização o CCHLA com a participação de mais de um curso do mesmo Centro e concluintes, sob orientação do Cerimonial do Gabinete do Reitor.

 

A Portaria Nº 1028/2022, de 06 de julho de 2022, estabelece os procedimentos para as Cerimônias de Colação de Grau dos cursos de graduação oferecidos pela UFRN.


Inicialmente a coordenação do curso será notificada pela comissão organizadora para indicar os dados de um representante de turma, nome completo, e-mail e telefone WhatsApp para ser o responsável por participar das reuniões de orientação sobre os procedimentos da colação de grau, bem como passar as informações aos demais concludentes do semestre. Para os cursos que possuem bacharelado e licenciatura é facultado a indicação de um representante para os dois cursos.


Em sequência, a Divisão de Registro e Expedição de Documentos – DIRED/DACA código 11.03.02.04, abrirá um processo eletrônico no SIPAC e solicitará para que o coordenador do curso assine eletronicamente a lista da colação de grau com os nomes dos concludentes. 


Outro ofício chegará informando se houve aluno concluinte laureado do curso e que a certidão estará disponível para retirada de um representante da coordenação do curso na DIRED. A medalha de mérito acadêmico no Regulamento dos Cursos, no artigo 260, compete “ao estudante de cada curso que obtiver o maior Índice de Eficiência Acadêmica Normalizado IEAN, dentre os aptos a colação de grau em um determinado período letivo regular, a UFRN entrega a medalha de mérito acadêmico”. No ato da colação de grau, preferencialmente sem ter conhecimento, o aluno recebe a medalha e o diploma de mérito estudantil das mãos do coordenador do respectivo curso. 


No dia da colação de grau, após realizado os atos protocolares, o coordenador do curso responsável por recolher as assinaturas e o concludente por assinar a lista de presença. A DIRED/DACA código 11.03.02.04, encaminha novamente o processo para a Coordenação inserir no processo:


  • 1- A lista de presença assinada pelos alunos manualmente no dia da colação de Grau e a assinatura do coordenador preferencialmente eletrônica no SIPAC.  

  • 2- A ata da colação de grau assinada pelo Diretor ou Vice do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes CCHLA. Também deverá assinar eletronicamente o secretário que lavrou a ATA (secretário da Direção) e o coordenador do curso. 


O processo deverá ser novamente devolvido para a DIRED/DACA. Estando em conformidade, encaminha para o GABINETE DO REITOR (11.32) para a concessão da outorga de grau dos concluintes que por sua vez, retorna para a DIRED/DACA proceder com o arquivamento do processo e expedição dos diplomas. 



Figura 68 – Colação de grau coletiva – Fluxograma

Fonte: Elaborado pelo autor (2023)



Para maiores informações sobre a cerimônia, entrar em contato com a Secretaria Administrativa do CCHLA, equipe organizadora da Colação de Grau, no telefone (84) 3342-2243 ramal 103 ou (84) 99193-6154 ou colacoesdegraucchla@gmail.com ou secretaria@cchla.ufrn.br 


Qualquer informação sobre processo de colação de grau e expedição de diplomas, poderá entrar em contato com a Divisão de Registro e Expedição de Documentos – DIRED/DACA no telefone- (84) 3342-2299 - Ramal 124 e 125 ou (84) 99474-6725. E-mail: diplomas@prograd.ufrn.br 


SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao