Por Marcelo Esteves
Antecedendo a colação de grau, a coordenação recebe um ofício da Divisão de Registro e Expedição de Documentos – DIRED/DACA informando que após a colação de grau, existe a necessidade de registro e expedição dos diplomas dos concluintes, e para isso, é necessário que os formandos submetam no sistema SIGAA, de preferência antes da colação de grau:
1- O certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio;
2- Um documento de identificação oficial com foto.
Cabe à coordenação identificar quais são os alunos “formados” do período correspondente, conforme figura 64 e para isso deverá acessar o SIGAA:
Portal da Coordenação Graduação → Relatórios → Discentes → Alunos Formados.
Figura 64 - Relatório de alunos formados - SIGAA
Fonte: SIGAA (2023).
Após identificação dos alunos formados do período, a coordenação notifica esses discentes sobre a necessidade de inserção dos documentos para registro de diploma por meio do SIGAA conforme a figura 65:
Portal do Discente → Ensino → Solicitar Validação de Documentos para Registro de Diploma.
Figura 65 - Validação de documentos para registro de diploma – SIGAA
Fonte: SIGAA (2023).
Cabe a coordenação após os alunos inserirem no SIGAA, a demanda de analisar os documentos enviados e validar ou não no sistema (figura 66). Para isso deve acessar o SIGAA:
Portal da Coordenação Graduação → Aluno → Registro de Diplomas → Gerenciar Solicitações de Validação de Documentos.
Figura 66 - Gerenciar solicitações de validação de documentos - SIGAA
Fonte: SIGAA (2023).
Figura 67 - Validação de documentos para registro de diploma - Fluxograma