Coordenação - Plano de matrícula para Cursos de Graduação

Por Marcelo Esteves


Os planos de matrícula devem ser elaborados levando-se em consideração os componentes curriculares obrigatórios do 1° nível dos cursos e o número total de vagas iniciais ofertadas no período letivo, considerando os seguintes processos seletivos e convênios: SISU, Reocupação de Vagas Residuais, Processo Seletivo Específico e Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G). 


A coordenação com base no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), nele consta um conjunto de resultados de discussões coletivas travadas no âmbito do Colegiado do Curso, do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Departamento, bem como de reuniões com a Pró-Reitoria de Graduação, principalmente na assessoria de elaboração das etapas. Nele consta a identidade do curso e é este documento que informa a estrutura da matriz curricular e quais são as disciplinas de cada nível, incluindo as disciplinas que serão ofertadas no primeiro nível, importante para que a demanda exercida pela coordenação de cadastramento do plano de matrícula dos ingressantes, ocorra com fluidez e atenda às recomendações da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico - DACA. 


É de extrema importância que as coordenações elaborem o plano de matrícula, pois essas unidades acadêmicas conhecem as especificidades dos seus cursos e quais as turmas mais convenientes para matricular os seus alunos ingressantes.


Vale ressaltar que, caso seja criado mais de um plano de matrícula, cada um deles deve contemplar todas as turmas dos componentes curriculares obrigatórios do 1º nível. Devido à sua natureza, componentes curriculares optativos não devem ser inseridos no plano de matrículas. A não ser quando algum componente curricular optativo precise constar no plano de matrícula, porém deve ser encaminhado à Direção da DACA para análise na unidade SIPAC ou Ofício através do código (11.03.01). 


Para a construção dos planos, a coordenação deve acessar no SIGAA o seguinte procedimentos obrigatórios:



Figura 50 - Plano de matrícula – Fluxograma

Fonte: Elaborado pelo autor (2023)



Portal coordenação de curso => Matrículas => Alunos ingressantes => Plano de matrícula => Gerenciar planos de matrículas => Cadastrar



Figura 51 - Plano de Matrícula - SIGAA

Fonte: SIGAA (2023).



Qualquer dúvida entrar em contato diretamente com a Diretoria de Administração e Controle Acadêmico - DACA: E-mail: daca@prograd.ufrn.br; ou telefone institucional: (84) 99193-6314; (84) 99193-6377. 


SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao