News > Calendário universitário ou acadêmico

Por Marcelo Esteves

 

 

O calendário universitário é um documento importante que contém todas as principais atividades dos períodos letivos, tanto acadêmicas quanto administrativas. Ele é elaborado e atualizado de acordo com as normas e regulamentos estabelecidos pela universidade, visando auxiliar no planejamento acadêmico da comunidade universitária.


No caso específico da UFRN, o processo de elaboração do calendário universitário ocorre por meio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), e o processo referente ao calendário universitário de 2023 tem um número específico de identificação (processo nº 23077.153811/2022-38). Essa proposta de calendário é encaminhada para apreciação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), e uma vez aprovada, é remetida ao Conselho de Administração (CONSAD) para os demais trâmites procedimentais e aprovação definitiva.


Ao elaborar o calendário universitário, são considerados diversos critérios, como a quantidade mínima de dias letivos estabelecida pelas normas internas, a definição dos feriados, os períodos de matrícula, avaliação e recesso, entre outros. É importante que o calendário esteja sempre em consonância com as normativas legais e seja divulgado amplamente para que a comunidade universitária possa se programar adequadamente.


O calendário universitário serve como um guia para toda a comunidade acadêmica, fornecendo informações precisas sobre as datas de início e término dos períodos letivos, bem como outras atividades acadêmicas e eventos relacionados ao ensino de graduação. Dessa forma, ele contribui para o bom andamento das atividades acadêmicas e para o planejamento eficiente de alunos, professores e demais envolvidos no processo educacional da UFRN.


Figura 4 - Calendário acadêmico

Fonte: SIGAA (2023).


 

 

O calendário universitário pode ser encontrado no próprio SIGAA do aluno ou na página da PROGRAD[1].



[1] Calendário Universitário 2023. Disponível em:  https://prograd.ufrn.br/documento.php?id=347559761. Acesso em: 07 abr. 2023.

 


Notícia cadastrada em 21/05/2023 13:35  

Baixar arquivo
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao