Servidor - Avaliação desempenho

Por Marcelo Esteves

 

Participam da avaliação, todos os servidores técnico-administrativos em educação de todas as categorias, ocupantes ou não de função de gestão e servidores docentes que ocupam funções administrativas. O processo segue as normas da Lei nº 11.784 de 22 de setembro de 2008, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação da Administração Pública Federal. Além do Decreto nº 7.133 de 19 de março de 2010 que regulamenta os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional.


A primeira etapa é de responsabilidade dos gestores, preenchendo o Planejamento da Avaliação de Desempenho informando as Atribuições da Unidade, o Plano de Ação Gerencial e os Planos Individuais de Trabalho da sua equipe. Para isso o gestor deverá acessar o SIGRH:


Menu do Servidor → Avaliação → Avaliação de Desempenho → Planejamento → e proceder com o preenchimento de cada etapa citada acima de acordo com o Tutorial de Cadastramento Gestores 2021 que pode ser encontrado na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGESP/UFRN


Conforme informado no tutorial da PROGESP, sem o preenchimento desses pré-requisitos por parte das chefias da Instituição, não será possível a realização da Avaliação de Desempenho em suas unidades e o técnico administrativo terá prejuízo quanto à progressão funcional por mérito. Sendo a responsabilidade pelo preenchimento a chefia imediata de cada setor, com possibilidade de consultoria de sua equipe, pares e chefias superiores e o não preenchimento dos pré-requisitos poderá acarretar em responsabilização administrativa.


A segunda etapa é denominada de Registro da avaliação de desempenho. O preenchimento é realizado anualmente, onde o servidor realiza o preenchimento da sua auto-avaliação e avalia a equipe de trabalho incluindo a chefia, sendo também avaliado por eles, gerando no final, um resultado de avaliação. Para isso, a chefia deve haver cadastrar o um Plano Individual ou utilizar os cadastrados anteriormente. 


Tanto as chefias quanto os servidores deverão preencher os formulários de avaliação acessando o SIGRH:


Menu do Servidor → Avaliação → Avaliação de Desempenho → Acessar Avaliação.


A avaliação de desempenho segue etapas previamente divulgadas para que haja transparência nas suas fases. Divide-se: Planejamento; Registro; Divulgação do Resultado Parcial; Consulta do Resultado Parcial; Registro para Avaliações Incompletas; Validação da Pontuação Extra; Divulgação do Resultado Final; Pedidos de Reconsideração.


Após concluídas as etapas os servidores poderão consultar os resultados, acessando o SIGRH:


Menu do Servidor → Avaliação → Avaliação de Desempenho → Consultas → Visualizar Resultado de Desempenho Individual.


Para maiores esclarecimentos e orientações, o servidor poderá entrar em contato com a Divisão de Acompanhamento e Avaliação (DAA), por meio do telefone institucional de número (84) 991936365 ou e-mail acompanhamento@reitoria.ufrn.br.


SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao