Matrícula em Atividades Teóricas Práticas (ATP) / Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC)

Por Marcelo Esteves

 

 

As atividades complementares ou autônomas, denominadas Atividades Teóricas Práticas (ATP) / Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), uma proposta de formação extraclasse para evolução acadêmica e intelectual do aluno em constante formação. Nesse sentido, o aluno busca o seu desenvolvimento extraclasse a partir de projetos acadêmicos voltados para a pesquisa científica, projetos de extensão e de monitoria. Cada curso possui uma resolução específica que regulamenta esse tipo de atividade. A Resolução Nº 03/2018 do Colegiado de Curso de História, de 23 de outubro de 2018, dispõe sobre normas para aferição das 200 (duzentas) horas obrigatórias do curso, considerando o projeto pedagógico do curso, que prevê que as Atividades Teórico-Práticas (ATP), nas quais os alunos podem desenvolver uma série de atividades ofertadas pela UFRN ou por outras instituições parceiras, tais como: Projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão; PIBID; Residência Pedagógica; atividades nos laboratórios; programas de monitoria; ações em parceria com Instituições públicas, privadas e ONGs; participação em eventos científicos e culturais. São atividades desenvolvidas com uma carga horária de 200 (duzentas) horas, fora da sala de aula, que podem ser incluídas no processo de integralização curricular.

 

Para comprovar essas atividades, existem duas formas distintas de procedimento:

 

 

1ª) Alunos que ingressaram no curso a partir do 1º semestre de 2019:


Basta o próprio aluno enviar no SIGAA, todos os seus certificados de participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, em PDF.

 

Conforme a figura 29, o caminho para o aluno inserir os certificados no SIGAA é:

 

 

 

Acessar o SIGAA → Portal do Discente → Aba Ensino → Registro de atividade Autônoma.

 

.

 

2ª) Alunos que ingressaram no Curso ANTES de 2019:


Os alunos que ingressaram antes de 2019, ou seja, apresentam matrícula 2018 para baixo, deverão enviar por e-mail, todos os certificados em PDF para a coordenação realizar a contabilização das horas e atingindo as 200 horas necessárias, a coordenação consolida no SIGAA.

 

Para a coordenação matricular o aluno caso atinja as 200 horas de atividades, conforme demonstrado na figura 25, deverá acessar o SIGAA:

 

Portal da Coordenação Graduação → Atividades → Atividades Específicas → Matricular → Código da atividade é HIS0999 (Atividade Acadêmico Científico Culturais).


 

 

Para a coordenação consolidar a matrícula do aluno na atividade matriculada HIS0999, deverá acessar o SIGAA:

 

Portal da Coordenação Graduação → Atividades → Atividades Específicas → Consolidar Matrícula.

 

 

 

No calendário universitário consta o prazo no período vigente, para a coordenação realizar a matrícula e a consolidação em atividades que não formam turmas, como Trabalho de Conclusão de Curso, Atividades Complementares, Estágio.

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao