Matrícula em Pesquisa Histórica I ou II (TCC) para História Bacharelado

Por Marcelo Esteves

 

Os componentes curriculares HIS0026 – Pesquisa Histórica I, e HIS0027 – Pesquisa Histórica II do curso de História Bacharelado, visam dar suporte ao aluno na elaboração da Monografia de conclusão do Curso. A Resolução Nº 04/2013, do Colegiado do Curso de História, de 18 de setembro de 2013, dispõe sobre normas para elaboração e apresentação de Monografia do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A monografia consiste de um trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno, desenvolvido na área de História, sob a orientação de um professor orientador.

 

A Pesquisa Histórica I é pré-requisito para a Pesquisa Histórica II. Logo, o aluno precisa concluir primeiro a I para depois concluir a II.

 

O procedimento para matrícula em PESQUISA HISTÓRICA I ou II funciona da seguinte forma:

 

1) o aluno, com base na linha do seu TCC, conversa com um orientador e este deve autorizar o aluno matricular-se no semestre, na Atividade Pesquisa Histórica I ou II, sob a sua orientação.

 

2) depois do aluno receber a autorização do orientador, o aluno preenche um termo de autorização, ou o professor comunica a coordenação por e-mail para fim de registro. Caso opte pelo termo, o coordenador assina e um dos dois envia para o e-mail da coordenação (coohis.bac@cchla.ufrn.br).

 

3) a coordenação depois de receber o termo devidamente assinado, ou e-mail, procede com a matrícula do aluno, dentro do prazo estipulado no calendário universitário, na HIS0026 – Pesquisa Histórica I ou HIS0027 – Pesquisa Histórica II conforme necessidade acadêmica e informa para quem enviou o e-mail, o sucesso na realização do procedimento.

 

4) no período determinado pelo calendário universitário, o orientador envia a nota para a coordenação, que por sua vez lança/consolida no sistema e informa ao professor a realização da consolidação.  

 

É importante a coordenação orientar o aluno para solicitar a matrícula o quanto antes, não deixando para o último dia da janela do sistema, evitando problemas de sistema, internet, entre outros motivos.

 

Para a coordenação realizar a matrícula do aluno em Pesquisa Histórica I ou II, deverá proceder conforme demonstrado na Figura 33, acessando o SIGAA:

 

 

Fonte: Elaborado pelo autor (2023)

 

Portal da Coordenação Graduação → Atividades → Atividades Específicas → Matricular → Código da atividade é HIS0026 – Pesquisa Histórica I ou HIS0027 – Pesquisa Histórica II.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao