Coordenação - Registro da banca e consolidação da nota da defesa de TCC no SIGAA

Por Marcelo Esteves

 

Cabe ao colegiado de cada curso aprovar a resolução que regulamenta os procedimentos para a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. No curso de História, a matrícula em HIS0027 – Pesquisa Histórica II, entende-se como a conclusão do TCC. Depois que o aluno realiza todo o procedimento para solicitação de matrícula em parceria com a coordenação, depois que o orientador tem os nomes dos membros da banca examinadora, composta do professor orientador, que a preside, e dois professores convidados, que tenham estudos na área relacionada ao tema do trabalho. Definida a data, local e hora da defesa, o orientador cadastra a banca no SIGAA no seguinte caminho docente conforme figura 59:


SIGAA → Portal Docente → Ensino → Orientação Acadêmica – Graduação → Trabalho de Conclusão de Curso → Solicitar Cadastro de Banca.



Figura 59 - Cadastro de banca para defesa de TCC - SIGAA

Fonte: SIGAA (2023).



Em seguida, após o orientador realizar o procedimento de cadastramento da banca de defesa do TCC no SIGAA, a coordenação deverá validar o cadastro realizado pelo docente. 



Validação de cadastro de banca:


O caminho que compete à coordenação realizar a demanda de validação de cadastro de banca demonstrado na figura 60, é acessar o SIGAA: 


Portal da Coordenação Graduação → Atividades → Trabalho de Fim de Curso → Gerenciar Bancas → Aceitar.



Figura 60 - Validação e consolidação da nota do TCC - SIGAA

Fonte: SIGAA (2023).



Consolidar TCC:


Após o aluno defender o TCC, o orientador envia a ata da defesa com a nota e a coordenação consolida a nota do aluno no sistema, acessando:


Portal da Coordenação Graduação → Atividades → Trabalho de Fim de Curso → Consolidar Trabalhos de Fim de Curso.



Figura 61 - Matrícula e consolidação em Pesquisa Histórica II - Fluxograma

Fonte: Elaborado pelo autor (2023)


 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao