Solicitação de auxílios estudantis

Por Marcelo Esteves

 

As atividades de assistência ao estudante na UFRN, são de responsabilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) e tem por objetivo a promoção deações acadêmicas voltadas para alunos em situação de vulnerabilidade social e econômica tendo como norteador, o Decreto Federal nº 7.234/2010, que instituiu o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).


Dificuldade socioeconômica são uma, dentre várias enfrentadas por parte dos alunos e a promoção de uma melhoria na qualidade educacional, proporcionam condições primordiais para a sua permanência na Instituição e consequentemente a redução nos índices de evasão e retenção. Nessa perspectiva, a PROAE disponibiliza bolsas e auxílios de diferentes naturezas, tais como: auxílio moradia em espécie, bolsa moradia, auxílio alimentação em espécie e bolsa alimentação, auxílio creche, auxílio transporte, bolsa atleta, auxílio óculos, atendimento social, bolsas de apoio técnico, apoio psicológico, apoio pedagógico, assistência à saúde, além de apoio para participação em eventos científicos, políticos, esportivos e culturais.


Conforme consta nos editais, o acesso ao processo seletivo dos Programas de Assistência Estudantil da UFRN ocorre a partir da adesão do estudante ao cadastro único (Figura 44), acessando o SIGAA → Portal do Discente → Bolsas → Cadastro Único → Aderir.


Figura 44 - Adesão ao Cadastro Único - SIGAA

Fonte: SIGAA (2023).


O estudante deverá anexar toda a documentação comprobatória das informações prestadas no questionário, tanto em relação a sua documentação pessoal, quanto dos familiares, inclusive comprovação de renda de todos os membros do grupo familiar que exercem trabalho formal (servidores públicos ou regido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) ou informal, para que a equipe responsável possa realizar a avaliação socioeconômica e consiga identificá-lo como aluno prioritário, para atendimento nas bolsas/auxílios ofertados pela Assistência Estudantil da UFRN.


Aos alunos interessados deverão acompanhar os editais na página da PROAE , sendo todo o procedimento realizado via SIGAA onde o próprio aluno disponibiliza toda a documentação solicitada no edital preterido. 



Figura 45 - Adesão ao Cadastro Único – Fluxograma

Fonte: Elaborado pelo autor (2023)


A fim de contribuir para a redução da evasão do curso, é prudente que a coordenação auxilie aqueles alunos que encontram dificuldades no cadastramento, na organização da documentação necessária ou interpretação do próprio edital. Para tanto, o secretário sempre que for procurado, deve auxiliar o estudante ciente que a sua ajuda e orientação é de extrema importância para que aluno possa conquistar a chance de participar da seleção. 

Maiores informações: (84) 3215.3310 | assuntos_estudantis@reitoria.ufrn.br

 

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao