Banca de QUALIFICAÇÃO: CAETANA ARAUJO CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAETANA ARAUJO CARDOSO
DATA: 05/04/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 304 - DLET
TÍTULO:

A UTILIZAÇÃO DE ESQUEMAS E FRAMES NA COMPREENSÃO DO HUMOR


PALAVRAS-CHAVES:

A UTILIZAÇÃO DE ESQUEMAS E FRAMES NA COMPREENSÃO DO HUMOR


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A Linguística Cognitiva tem o objetivo de estudar processos de compreensão, levando em consideração as experiências e as competências sensório-motoras e cognitivas do sujeito que a produz. Desta forma, acredita-se que a formação dos conceitos humanos, bem como a sua compreensão, estejam relacionadas à influência do meio no qual o sujeito produtor da língua vive. Tomando por base este princípio, esta dissertação visa discutir a relevância dos esquemas e frames na compreensão do humor presente em textos humorísticos. Entende-se por esquemas as estruturas cognitivas que se organizam a partir de informações construídas e armazenadas na mente do sujeito como reflexo de sua experiência corpórea, por exemplo, ao movimentar-se ou manipular objetos. Os frames, por sua vez, são as estruturas que emergem a partir da interação, estabelecida de forma dinâmica e consensual, entre os sujeitos. A análise da compreensão do humor foi realizada da seguinte forma: primeiro foram escolhidos treze textos que abordassem o humor sob diversas formas, como, por exemplo, por meio da ambiguidade, metáfora, incoerência, quebra de expectativa; em seguida, com base na introspecção e com experimentos, buscou-se explicar como o humor estava sendo recuperado, evidenciando, desta forma, como a ativação de estruturas mentais subjacentes à linguagem é diretamente responsável pela construção do sentido.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Notícia cadastrada em: 18/03/2013 15:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao