PPgEL - Quadro de disciplinas para 2021.1

UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM

QUADRO DE DISCIPLINAS REMOTAS PARA 2021.1

 

DISCIPLINA GERAL

 

Docência no ensino superior

 

 

Dia e horário: quinta-feira, pela manhã

 

Professoras: Socorro Oliveira e Ivoneide


 

LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

1)Língua: uso e estrutura

2) Linguísticas sociocognitivas e interacionais

e estudo do texto

 

Teorias linguísticas contemporâneas

Tópicos em LTD

Tópicos em LTD

Docente(s)

 

1) Edvaldo Bispo (Aceita alunos especiais)

2) Graça, Neto, Passeggi, Sulemi

1)Clemilton (30h)

2)Angélica (20h)

3) Hozanete (20h)

4) Mahayana (20h)

1) Alice

Sociolinguística

(Aceita alunos especiais)

 

2) Clemilton

Linguística do século XX: personagens e  ideias (Aceita alunos especiais)

 

3) Graça, Alessandra, Passeggi

O discurso religioso: Análise do discurso, Análise textual e Tradições Discursivas (Aceitam alunos especiais).

 

 

 

1) Sulemi

Análise do Discurso e Teorias da Enunciação (Aceita alunos especiais)

 

2) Paulo Duque

Semântica de Frames (Aceita alunos especiais)

 

 

LINGUÍSTICA APLICADA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

1) Estudos de letramento

2) Teorias de ensino e aprendizagem de línguas

 

Teorias contemporâneas do discurso

 Tópicos em LA

 Tópicos em LA

Docente(s)

 

1)Socorro e Ana Maria (Aceitam alunos especiais)

 

2) Jennifer, Janaina, Ana Graça, Marcelo (Aceitam alunos especiais)

1)Penha

1) Renata / Márcio/ Raimundo Nonato/ François

Língua Francesa

 

2) Glícia

Tópico Avançado em LA

 

 

 

LITERATURA COMPARADA

 

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

Componente(s)

 

1) Literatura e tradição

2) Poéticas em suas múltiplas experimentações

3) Literatura comparada e ensino de literatura

1)Teorias críticas da literatura

 

 Tópicos em LC

 Tópicos em LC

Docente(s)

 

1)Mauro Dunder e Karina

2) Orison Marden Bandeira de Melo Júnior e  Marcio Venicio Barbosa (Aceitam alunos especiais)

3) Marta Gonçalves (Aceita alunos especiais)

1) Mauro, José Luis e Valdenides

 

1) Mauro

Estudos de Gênero e Teoria Queer (Aceita alunos especiais)

 

2) Wiebke/Rosanne:

Potencial e desafio dos conceitos teórico-metodológicos interdisciplinares de comparação, transfert culturel e circulação (Aceitam alunos especiais)

 

3) Orison

A teoria dialógica do romance (Aceita alunos especiais)

 

1) Regina - Metodologia de Pesquisa em LC (essa disciplina não é um Tópico; é uma disciplina obrigatória de área que ocorrerá às sextas-feiras.)

 

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

 

As disciplinas que aceitam alunos especiais estão indicadas no quadro com a oração “Aceita(m) alunos especiais”. Aquelas em que NÃO há essa indicação somente aceitam alunos regulares do curso.

 

EMENTAS TÓPICOS AVANÇADOS 2021.1

 

Área de Concentração: Estudos em Linguística Teórica e Descritiva

 

1. Alice - Sociolinguística

Sociolinguística variacionista. Pronomes pessoais de primeira pessoa. Três ondas da sociolinguística

 

2. Clemilton - Linguística do século XX: personagens e  ideias

Estudo de um panorama dos principais temas da linguística do século XX, circunstanciado no contexto intelectual dos autores: Saussure, Chomsky, Coseriu, Bloomfield, Labov, Benveniste, Halliday, Mattoso Câmara.

 

3. Graça, Alessandra, Passeggi - O discurso religioso.

Análise textual e discursiva do discurso religioso em diferentes gêneros. O discurso religioso como “discurso constituinte” Discurso religioso e discurso teológico. Dialogismo, responsabilidade enunciativa e as epístolas paulinas. Linguagem profética, conotação e denotação. Apresentativos e os evangelhos. Pontos de vista no Deuteronômio (Rabatel, 2007). Repetições e reformulações no Êxodo (id.). Pontos de vista e representação do divino em 1 Samuel 17 (id.). Operações linguísticas e cognitivas de construção das representações discursivas: Davi e Golias em 1 Samuel, conforme diferentes traduções para a língua portuguesa.

 

 

4. Sulemi - Análise do Discurso e Teorias da Enunciação

Diálogos teóricos estabelecidos no campo da Análise do Discurso pelas tendências formalista, sociológica e histórica, a partir da leitura de textos de M. Pêcheux, M. Foucault, M. Bakhtin, J. Authier-Revuz. Estudo dos postulados teóricos de domínio da Análise do Discurso Francesa. Processos discursivos sócio-históricos e ideologicamente contextualizados. Conceitos fundamentais: discurso x texto; história x memória, interdiscursividade; identidade x alteridade; subjetividade x assujeitamento; ideologia x formação discursiva; dialogismo, enunciação, polifonia e heterogeneidade enunciativa. A Análise do Discurso e sua contribuição para a pesquisa acadêmica e outras práticas profissionais.


 

6. Paulo Duque - Semântica de Frames

O framing é uma estratégia discursiva central que ocorre em praticamente todas as categorias discursivas e pode ser usada como um método muito poderoso de persuasão, muitas vezes, tendo profundas consequências políticas, sociais e comportamentais. Neste curso, será apresentado o conceito de framing e o aluno será introduzido a várias abordagens da análise de framing a partir da exploração de categorias discursivas diversas e da análise de estratégias de framing, como projeção metafórica e escolha lexical. No final do curso, o aluno será capaz de reconhecer frames e estratégias de framing em categorias discursivas diversas, fazer a análise de framing como parte da análise do discurso e usar as estratégias de framing.

 

 

Área de Concentração: Estudos em Linguística Aplicada

 

1. Renata, Márcio, Raimundo Nonato - Língua Francesa

Introdução às estruturas gramaticais básicas da língua francesa. Iniciação aos principais elementos morfossintáticos do francês. Identificação das principais estruturas textuais em textos acadêmicos francófonos. Intercompreensão, plurilinguismo e estratégias de tradução espontânea por meio de semelhanças formais entre línguas românicas. Estudo de textos acadêmicos em francês originários das demandas discentes. Lexicos técnicos específicos em francês nas diferentes áreas disciplinares de atuação dos alunos. Síntese, resumo e análise na leitura de textos em língua francesa.  

 

2. Glícia - Tópico Avançado em LA

Dimensões epistemológicas, objetos e objetivos de pesquisa na Linguística Aplicada. Intersecções entre a Linguística Aplicada e os estudos de letramento. Pesquisa crítica. Convergência de abordagens teórico-metodológicas. Vertente etnográfica de pesquisa na Linguística Aplicada. Relações éticas com os grupos pesquisados. Abordagens de gênero discursivo. Teorias da argumentação e ensino. 

 

Área de Concentração: Estudos em Literatura Comparada

 

1.  Mauro -  Estudos de Gênero e Teoria Queer

 

2. Wiebke, Rosanne - Potencial e desafio dos conceitos teórico-metodológicos interdisciplinares de comparação, transfert culturel e circulação

Para refletir e reler momentos da História da Literatura brasileira num contexto transnacional e globalizado de tradução e cultura vamos refletir e discutir o potencial e os desafios dos conceitos teórico-metodológicos interdisciplinares da comparação, do transfert e da circulação e como estes são utilizados na área de Letras desde a virada do século no Brasil.Depois de abordar os conceitos metodológicos nos seus desenvolvimentos e na sua variedade pretende-se a leitura e discussão de alguns estudos de casos no contexto transatlântico do século XIX e XX, dando ênfase à análise dos suportes e das lógicas entre os espaços culturais com interesse especial por todas as áreas possíveis do inter- e transcultural, as imbricações e as mestiçagens, zonas de fronteiras entre culturas, línguas, sistemas institucionais, políticos etc., para entender melhor por quais caminhos e mecanismos se formavam e se transformavam identidades culturais por importações e exportações, e quais re-interpretações os fenômenos estudados deram lugar. 


 

3. Orison - A teoria dialógica do romance

Estudo dos textos que formam a teoria do romance de Bakhtin (Teoria do romance I, Teoria do romance II e Teoria do romance III); Leitura e discussão de textos de leitores do Bakhtin sobre a sua teoria do romance; discussão de conceitos que permeiam a sua teoria, como a relação conteúdo-forma, enformação e molduragem, heterodiscurso, heterovocalidade, cronotopo, papel do leitor como cocriador, o romance como gênero literário, personagem, entre outros.

 

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao