UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
PRÉVIA DO DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PRESENCIAIS PARA 2022.1
Disciplina Geral
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ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA |
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TERÇA |
QUARTA |
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Docente: Mahayana Godoy - AE
Docentes: Luís Passeggi, Graça Rodrigues e João Neto - AE |
Docente(s): Nedja Lucena, Graça Rodrigues, Sulemi Fabiano e Paulo Duque - AE |
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QUINTA |
SEXTA |
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Disciplinas (com ementa) e docentes
1) A Linguística de Texto como área de especialidade - Clemilton Pinheiro - AE
2) Discurso Religioso: abordagens textuais e discursivas - Graça, Passeggi e Alessandra - AE
3) Variação discursiva em perspectiva estilística - Maria Alice Tavares
4)O livro e o leitor: a história do livro e as enunciações sobre o leitor - Hozanete Lima
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Disciplinas (com ementa) e docentes
1) Análise do Discurso e Teorias da Enunciação - Sulemi Fabiano Campos (*aceito aluno especial) |
ESTUDOS EM LITERATURA COMPARADA |
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TERÇA |
QUARTA |
Docentes: Derivaldo dos Santos e José Luiz Ferreira - Aceita Especial AE |
Docente(s): Marta A. G. Gonçalves - AE |
QUINTA |
SEXTA |
Disciplinas (com ementa) e docentes
1) Análise dialógica da literatura - Orison (*aceito aluno/a especial)
2) Antropofagia, apropriação cultural e literatura - Samuel Anderson (aceito aluno/a especial) 3) Uma compreensão transatlântica de categorias ligadas ao Romantismo do século XIX e as dinâmicas (pré-)modernistas -Wiebke Röben de Alencar Xavier ( início:: 25.8.2022; aceito alunos especiais) 4) Cinema e literatura - Márcio Venício (aceito alunos especiais) |
Disciplinas (com ementa) e docentes
1) Estudos Imagológicos - Katia Aily
2) Exílio, memória e alteridade na literatura contemporânea - Danielle Grace (*aceito aluno/a especial) |
ESTUDOS EM LINGUÍSTICA APLICADA |
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TERÇA |
QUARTA |
Renata, Marília, Penha - AE
Maria do Socorro Oliveira e Ivoneide Bezerra - AE
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Docente(s): 1 - Glícia Azevedo Tinoco 2 - Ana Paz |
QUINTA |
SEXTA |
Disciplinas (com ementa) e docentes
Contribuições de Michel Foucault para a Análise do Discurso - Cellina Muniz (aceita alunos especiais) *Turno da Manhã ( 09h )
Estereótipo e (inter)cultura(lidade): discursos sobre o Brasil no material didático de português para estrangeiros - Marcelo Amorim (aceito alunos especiais)
Cosmovisão carnavalesca. Corpo polifônico. Corpo grotesco. - Maria da Penha Casado (Aceito aluno especial) - AE
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Disciplinas (com ementa) e docentes
1)Linguística Sistêmico Funcional de Halliday em LA - Jennifer |
DISCIPLINA MULTIÁREA |
1) Nedja (LTD) 2) Mauro (LC) 3) Maria do Socorro ou Alex Gomes (LA) |
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1. As disciplinas que aceitam alunos especiais estão indicadas no quadro com a oração “Aceita(m) alunos especiais” ( AE ). Aquelas em que NÃO há essa indicação somente aceitam alunos regulares do curso.
2. TODAS AS DISCIPLINAS SERÃO REALIZADAS NO TURNO VERPERTINO, ENTRE 14H E 17H30 ( DEPENDENDO DA DISCIPLINA, ALGUMAS TERMINAM MAIS TARDE ( 18H ). APENAS A DISCIPLINA DA PROFESSORA CELLINA MUNIZ SERÁ PELA MANHÃ ( 09H )
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE TÓPICOS
Ementas das disciplinas de Tópicos em LTD
A Linguística de Texto como área de especialidade: Estudo dos pressupostos epistemológicos e enquadramentos teóricos da Linguística de texto. Fundamentação e crítica de perspectivas de descrição e modelos de análise de texto. Exame de aspectos praxiológicos e epistêmicos associados ao funcionamento de textos.
Análise do Discurso e Teorias da Enunciação: Diálogos teóricos estabelecidos no campo da Análise do Discurso pelas tendências formalista, sociológica e histórica, a partir da leitura de textos de M. Pêcheux, M. Foucault, M. Bakhtin, J. Authier-Revuz. Estudo dos postulados teóricos de domínio da Análise do Discurso Francesa. Processos discursivos sócio-históricos e ideologicamente contextualizados. Conceitos fundamentais: discurso x texto; história x memória, interdiscursividade; identidade x alteridade; subjetividade x assujeitamento; ideologia x formação discursiva; dialogismo, enunciação, polifonia e heterogeneidade enunciativa. A Análise do Discurso e sua contribuição para a pesquisa acadêmica e outras práticas profissionais.
Variação discursiva em perspectiva estilística: Variação discursiva: reflexões teórico-metodológicas. Variação estilística: o caso da variação discursiva. Entrevista sociolinguística: potencialidades e limitações para o estudo da variação discursiva. A árvore da decisão. Variáveis independentes de natureza textual-discursiva. Variável independente complexa.
O livro e o leitor: a história do livro e as enunciações sobre o leitor: A leitura como prática sociocultural. A constituição do sujeito- leitor em diferentes espaços de aprendizagem. A história da constituição do livro. O leitor, os livros e os sentidos desejantes.
Ementas das disciplinas de Tópicos em LC
Análise dialógica da literatura: Estudo da teoria do romance de Bakhtin e de textos correlatos de autores do Círculo (Volóchinov, Medviédev) que podem esclarecer o processo analítico de textos literários; análise do romance Nasci sem um caminho de volta de Raimundo Neto a partir da teoria estudada.
Estudos Imagológicos: Estudo da teoria Imagológica por meio de alguns teóricos, especialmente Daniel Henri-Pageaux e Hugo Dyserinck que possibilitam uma abordagem analítica diferente do texto literário.
Exílio, memória e alteridade na literatura contemporânea: Investigar a relação que a literatura latino-americana, sobretudo de língua francesa, estabelece com o debate teórico sobre a alteridade e o “problema histórico e filosófico das identidades coletivas” (MACÉ, 2018). Na contemporaneidade, inúmeras produções sobre a experiência de exílio e da memória de exploração colonial desestabilizam a pretensa pacificação que se esconde atrás da ideia de estado-nação e da centralidade do sujeito iluminista. Assim, pretende-se pensar a dramatização dessas questões na literatura a partir de um diálogo com a filosofia e as ciências sociais. Nesse contexto, destacam-se obras de autores como Deleuze e Guattari (1995); Marielle Macé (2018); Bailly (2018); Édouard Glissant (2001) Silvia Rivera Cusicanqui (2021); Ottmar Ette (2018) e Paul Gilroy (2001).
Antropofagia, apropriação cultural e literatura: Estudo dos manifestos vanguardistas de Oswald de Andrade, que nos possibilitam enxergar o canibalismo como apropriação cultural e nos fazem compreender o olhar do estrangeiro sobre nós e o encadeamento entre o bom e o mau selvagem; relação entre o Barroco e a antropofagia na literatura brasileira; Pau Brasil e a antropofagia hoje.
Uma compreensão transatlântica de categorias ligadas ao Romantismo do século XIX e as dinâmicas (pré-)modernistas: A partir de uma compreensão transatlântica de categorias ligadas ao Romantismo europeu e brasileiro no século XIX, (p.ex. o complexo literatura-natureza-sociedade; literatura-índio-nação; “eu” e a história; língua nativa e folclore), serão abordados, através de textos teóricos e literários de autores românticos, diferenças nacionais em relação à compreensão de nação no plano da relação da natureza com o mundo (retorno à mãe-natureza, refúgio no passado, reinvenção do bom selvagem, exotismo) e no plano das relações da natureza com o próprio eu (abandono à solidão, ao sonho, as demasias da imaginação e dos sentidos). Serão também investigadas as dinâmicas das discussões e transformações realistas e (pré)modernistas em relação à esses complexos românticos do século XIX.
Cinema e literatura: Estudo das relações entre o cinema e a literatura, a partir dos autores das obras que compõem os corpora das pesquisas de doutorado de um grupo de orientandos. Pretende-se estabelecer abordagens teóricas e metodológicas para a abordagem das confluências entre a linguagem cinematográfica e a linguagem literária, a partir de estudos sobre a "escrita de si" e a "comparação diferencial", ambas voltadas aqui para as questões da escrita e da imagem.
Ementas das disciplinas de Tópicos em LA
Linguística Sistêmico Funcional de Halliday em LA: Esta disciplina propõe um estudo da gramática sistêmico funcional (e as adaptações ao semioses multimodais como Gramática do Design Visual - GDV, e LSFMD), os seis sistemas de discurso, e a teoria de gênero e registro da LSF; e a aplicação destes em pesquisas de LA.
Contribuições de Michel Foucault para a Análise do Discurso: Discussão teórica e análise prática de elementos fundamentais da obra de Michel Foucault. As três fases do pensamento foucaultiano: fase arqueológica, fase genealógica, fase da estética da existência; o conceito de formação discursiva e de função enunciativa (semelhanças e diferenças junto a Michel Pêcheux); procedimentos de controle e funcionamento discursivo (silenciamento, rejeição, vontade de verdade, autor, comentário, doutrina, sociedades do discurso); poder disciplinar e biopoder; subjetividade, assujeitamento e sujeição; artes da existência e tecnologias do eu.
Estereótipo e (inter)cultura(lidade): discursos sobre o Brasil no material didático de português para estrangeiros: Conceitos de estereótipo, generalização, cultura, interculturalidade e linguacultura. Definições de terceiro lugar e entrelugar de Kramsch e Bhabha. O modelo de desenvolvimento de sensibilidade intercultural de Bennett. Discussão sobre definições de Ethos e Pathos. Representações do Brasil, do brasileiro e suas culturas no material didático para o ensino de português para estrangeiros.
Cosmovisão carnavalesca. Corpo polifônico. Corpo grotesco: Esse tópico visa contribuir para os estudos em LA que discutem corpo, gênero social, desconstrução de estereótipos e de uma visão "oficial" do mundo a partir das contribuições do Círculo de Bakhtin sobre sujeito, linguagem, corpo, polifonia, processos de carnavalização. Concepção bakhtiniana de cosmovisão carnavalesca. O corpo como materialidade polifônica. O corpo grotesco como lugar da diversidade.