UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
PRÉVIA DO DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PARA 2025.1
|
|
|
|
|
|
LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
1) Língua: uso e estrutura 2) Linguísticas sociocognitivas e interacionais e estudo do texto
|
1) Teorias Linguísticas contemporâneas |
Tópicos em LTD (Ementa e docente(s)) 1) Análise de textos e discursos: discurso religioso; d. religioso e poder. |
Tópicos em LTD (Ementa e docente(s))
|
Docente(s) |
1) Edvaldo (2 cred); Nedja (3 cred): aceitamos alunos especiais 2) Sulemi (2 créditos), Graça (01 crédito) e Passeggi (2 créditos). (Aceitam alunas/os especiais) |
1)Clemilton (60h); Edvaldo (15h); Janaína (15h) (aceitam alunas/os especiais) |
1) Passeggi (2cr.); Graça (1cr.); Alessandra (1cr.) (aceitam alunas/os especiais) |
|
|
LINGUÍSTICA APLICADA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
1) Estudos de Letramento
|
1)Teorias Contemporâneas do Discurso
|
Tópicos em LA (Ementa e docente(s)) 1) Humor, carnavalização e formas do grotesco |
Tópicos em LA (Ementa e docente(s)) |
Docente(s) |
|
1) Maria do Socorro Oliveira Ivoneide B. de A. Santos Marques Alana Driziê G. Santos (aceitam alunas/os especiais)
|
1) Cellina 2) Renata 3) Penha 4) Orison (aceitam alunas/os especiais) |
1) Cellina e Penha (aceitam alunas/os especiais) |
|
LITERATURA COMPARADA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
1) Literatura e tradição 2) Poéticas em suas múltiplas experimentações
|
1) Teorias Críticas da literatura |
Tópicos em LC (Ementa e docente(s)) |
Tópicos em LC (Ementa e docente(s))
|
Docente(s) |
|
1) Literatura e Tradição 1.Regina Simon 2. Wiebke Röben de Alencar Xavier (aceitam alunas/os especiais)
2) Orison (aceita alunas/os especiais)
|
1) André 2) Rosanne
(aceitam alunas/os especiais)
|
1) Literatura Infantojuvenil, Relatos de Viagem e Ecocrítica - Katia (aceita alunas/os especiais)
|
|
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE TÓPICOS
Tópicos LTD:
Análise de textos e discursos
Discurso religioso; discurso religioso e poder.
Tópicos em LA:
Humor, carnavalização e formas do grotesco: a disciplina tem o objetivo de discorrer sobre o humor em suas especificidades linguístico-discursivas, especialmente o humor de apelo a um riso carnavalesco, abordando aspectos históricos e estilísticos a partir de diferentes expressões (literárias, jornalísticas e digitais, por exemplo). Tem como base autores como George Minois, Terry Eagleton, Vladimir Propp, Mikhail Bakhtin, Umberto Eco, Sírio Possenti, Beth Brait, dentre outros.
Tópicos em LC:
Literatura Infantojuvenil, Relatos de Viagem e Ecocrítica
A disciplina propõe uma análise das narrativas literárias infantojuvenis e dos relatos de viagem sob a perspectiva da ecocrítica, articulando questões ambientais e culturais aos Estudos Imagológicos. Investigaremos como representações de paisagens, identidades e alteridades contribuem para a construção de imagens de povos e territórios, utilizando como base teórica os estudos de Leerssen, Pageaux e O’Sullivan. Por meio dessa abordagem interdisciplinar, buscamos refletir sobre o papel das representações literárias na formação de imaginários ambientais e culturais.