Banca de QUALIFICAÇÃO: CAETANA ARAUJO CARDOSO

A UTILIZAÇÃO DE ESQUEMAS E FRAMES NA COMPREENSÃO DO HUMOR

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A Linguística Cognitiva tem o objetivo de estudar processos de compreensão, levando em consideração as experiências e as competências sensório-motoras e cognitivas do sujeito que a produz. Desta forma, acredita-se que a formação dos conceitos humanos, bem como a sua compreensão, estejam relacionadas à influência do meio no qual o sujeito produtor da língua vive. Tomando por base este princípio, esta dissertação visa discutir a relevância dos esquemas e frames na compreensão do humor presente em textos humorísticos. Entende-se por esquemas as estruturas cognitivas que se organizam a partir de informações construídas e armazenadas na mente do sujeito como reflexo de sua experiência corpórea, por exemplo, ao movimentar-se ou manipular objetos. Os frames, por sua vez, são as estruturas que emergem a partir da interação, estabelecida de forma dinâmica e consensual, entre os sujeitos. A análise da compreensão do humor foi realizada da seguinte forma: primeiro foram escolhidos treze textos que abordassem o humor sob diversas formas, como, por exemplo, por meio da ambiguidade, metáfora, incoerência, quebra de expectativa; em seguida, com base na introspecção e com experimentos, buscou-se explicar como o humor estava sendo recuperado, evidenciando, desta forma, como a ativação de estruturas mentais subjacentes à linguagem é diretamente responsável pela construção do sentido.

Presidente - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Notícia cadastrada em: 18/03/2013 15:34