AVALIANDO A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DE CONTRIBUIÇÕES DISCENTES.
Avaliação, representações, participação estudantil.
Este trabalho é fruto de uma pesquisa ação qualitativa de base etnográfica (NUNAN, 2007; BOGDAN; BIKLEN, 1994) desenvolvida em uma escola pública de ensino médio da rede estadual de ensino na cidade de Lajes, RN, em 2011. Constituiu-se como objetivo principal da pesquisa oportunizar a contribuição dos educandos no seu processo de avaliação de língua inglesa, a partir de uma análise das representações (SANTAELLA; NÖTH, 2008; PROSSER,1998) que esses estudantes constroem sobre os instrumentos avaliativos (SANT’ANNA, 2002). Ao discorrer sobre a avaliação da aprendizagem de língua inglesa (SCARAMUCCI, 2009; DEMO, 2008; CANAN, 1996) praticada antes e depois das contribuições feitas pelos estudantes da segunda série do ensino médio da referida escola, o estudo apresenta possibilidades para a realização do ato avaliativo que considerem a participação dos estudantes nas decisões que concernem a este processo, por entender que, ao dividir as responsabilidades inerentes aos resultados advindos do ato de avaliar, o professor não mais será tido como o único responsável pela aprovação ou reprovação de seus educandos.