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Dissertações |
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JOÃO HENRIQUE VIEIRA DA SILVA NETO
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SVSBOX, SISTEMA DEDICADO PARA VIGILÂNCIA EM SAÚDE
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Orientador : KARILANY DANTAS COUTINHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELICA ESPINOSA BARBOSA MIRANDA
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ANTONIO HIGOR FREIRE DE MORAIS
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CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMÃO
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ERNANO ARRAIS JUNIOR
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HERTZ WILTON DE CASTRO LINS
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ION GARCIA MASCARENHAS DE ANDRADE
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KARILANY DANTAS COUTINHO
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Data: 06/03/2020
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A sífilis é uma doença bacteriana sexualmente transmissível causada a partir da infecção por Treponema pallidum, capaz de resultar em morte ou desenvolvimento de sequelas graves, especialmente quando ocorre em gestantes e recém-nascidos. Apesar de ser considerada uma doença de manejo clínico simples, capaz de ser completamente curada sem deixar sequelas a partir da realização do diagnóstico adequado e início do tratamento com antibióticos, ao longo dos últimos anos, diversos países têm reportado o aumento expressivo de novos casos, caracterizando uma nova onda epidêmica em todo mundo, especialmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. No Brasil, ao longo dos últimos anos o número de novos casos de sífilis voltou a crescer na população em geral, sendo particularmente grave entre as gestantes e recém-nascidos. A vigilância em saúde no Brasil enfrenta um grave problema relacionado à fragmentação das bases de dados existentes no Ministério da Saúde, o que dificulta a avaliação e o monitoramento dos agravos epidemiológicos no país, dentre eles a Sífilis. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um sistema dedicado de hardware e de software embarcados, denominado SVSBOX, que seja capaz de integrar bases de dados dos Sistemas de Informação em Saúde e que sejam de interesse da Vigilância em Saúde do MS, em um único ambiente. Otimizando a gestão da informação, por meio de indicadores precisos, além de gerar uma economia dos custos globais dos serviços e redes de saúde.
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Syphilis is a sexually transmitted bacterial disease caused by infection by Treponema pallidum, capable of resulting in death or the development of serious sequelae, especially when it occurs in pregnant women and newborns. Despite being considered a disease of simple clinical management, capable of being completely cured without leaving sequelae after the completion of the proper diagnosis and the beginning of treatment with antibiotics, over the last few years, several countries have reported a significant increase in new cases, characterizing a new epidemic wave worldwide, especially in underdeveloped or developing countries. In Brazil, over the last few years the number of new cases of syphilis has increased again in the general population, being particularly serious among pregnant women and newborns. Health surveillance in Brazil faces a serious problem related to the fragmentation of existing databases at the Ministry of Health (MS), which makes it difficult to assess and monitor epidemiological problems in the country, including Syphilis. In this sense, the objective of this research was to develop a dedicated system of embedded hardware and software, called SVSBOX, that is capable of integrating databases of Health Information Systems and that are of interest to Health Surveillance in MS, in a unique environment. Optimizing information management, through accurate indicators, in addition to saving global costs for health services and networks.
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RODRIGO DANTAS DA SILVA
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ANÁLISE PREDITIVA BASEADA EM DADOS PARA CRIAÇÃO DE PERFIL DE GRUPOS DE RISCO NO SUS: UM ESTUDO DE CASO APLICADO A SÍFILIS NO BRASIL.
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Orientador : RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
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MEMBROS DA BANCA :
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AGNALDO SOUZA CRUZ
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AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
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CARLOS ALBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA
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KARILANY DANTAS COUTINHO
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LEONARDO JUDSON GALVAO DE LIMA
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RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
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THAISA GOIS FARIAS DE MOURA SANTOS LIMA
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Data: 14/08/2020
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Há muitas décadas a sociedade tem a necessidade de monitorar e avaliar o nível de vida da população. Na década de 1950, a Organização das Nações Unidas (ONU) enxergou essa necessidade e propôs 12 áreas que deveriam ser avaliadas, sendo a primeira das áreas listadas a de “Saúde e Demografia”, voltada para o que se expressa como o nível de saúde de uma população. Décadas se passaram e grandes resultados foram obtidos a partir de iniciativas semelhantes, como a redução de mortalidade por doenças infecciosas e até erradicação de algumas outras. Na era da sociedade digital as necessidades aumentaram e os horizontes se ampliaram. As demandas de monitoramento que antes pereciam de dados para que se tornassem concretas, hoje sofre do efeito contrário, o excesso de dados provenientes de todos os lugares. Os sistemas de saúde ao redor do mundo se utilizam de diversos sistemas de informação, coletando e gerando centenas de dados a uma velocidade inimaginável. Somos bilhões de pessoas no planeta e a maioria de nós está conectada ao mundo virtual, compartilhando informações, experiências e acontecimentos com a nuvem. Nesta era da informação, a capacidade de agregar e processar esses dados é fator preponderante para elevar a forma de se fazer saúde pública a um novo patamar. O desenvolvimento de ferramentas capazes de analisar um grande volume de dados em segundos e produzir conhecimento para uma tomada de decisão direcionada pode auxiliar no combate à doenças especificas, no processo de educação continuada dos profissionais, na formação de novos profissionais, na elaboração de novas politicas públicas com o olhar loco-regional especifico, nas análises de tendências ocultas fronte a tanta informação enfrentadas no dia a dia e outras possibilidades. O presente trabalho propõe uma arquitetura capaz de manipular essa grande quantidade de dados e uma sistemática capaz de produzir, a partir destes dados, análises preditivas para grupos de risco.
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For many decades the society has had the need to monitor and assess the standard of living of the population. In the 1950s, the United Nations (UN) saw this need and proposed 12 areas that should be evaluated, being the first one of the areas listed as “Health and Demography”, focused on what is expressed as the health level of a population. Decades has passed and great results have been gained from similar initiatives such as reducing mortality by infectious diseases and even eradicating some others. In the age of the digital society, needs have grown and horizons have widened. Monitoring demands that once perished from data to become concrete now suffer from the opposite effect, the excess of data from everywhere. Healthcare systems around the world use many different information systems, collecting and generating hundreds of data at unimaginable speed. We are billions of people on the planet and most of us are connected to the virtual world, sharing information, experiences and events with the cloud. In this information age, the ability to aggregate and process this data is a major factor in raising public health to a new level. The development of tools capable of analyzing a large volume of data in seconds and producing knowledge for targeted decision making can help in the fight against specific diseases, in the process of continuing education of professionals, in the formation of new professionals, in the elaboration of new policies with the specific locoregional look, in the analysis of hidden trends in front of so much information faced in everyday life and other possibilities. The present work proposes an architecture capable of handling this large amount of data and a systematic capable of producing, from this data, predictive analyzes for risk groups.
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PABLO HOLANDA CARDOSO
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Desenvolvimento de um Dispositivo Biomédico para o Diagnóstico de Sífilis: uma tecnologia para indução da política nacional de testagem nas Redes de Atenção.
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Orientador : RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
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MEMBROS DA BANCA :
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RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
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KARILANY DANTAS COUTINHO
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AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
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CARLOS ALBERTO PEREIRA DE OLIVEIRA
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AGNALDO SOUZA CRUZ
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LEONARDO JUDSON GALVAO DE LIMA
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THAISA GOIS FARIAS DE MOURA SANTOS LIMA
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Data: 14/08/2020
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Ao longo dos últimos anos, o ressurgimento do quadro epidêmico de sífilis tem exigido o desenvolvimento e adoção de novas estratégias para o diagnóstico e tratamento eficiente dos pacientes infectados, especialmente entre as mulheres grávidas ou em idade fértil. Dentre os métodos imunológicos de triagem utilizados para o estabelecimento do diagnóstico de sífilis, o VDRL é capaz de identificar a presença de anticorpos anti-cardiolipina presentes na amostra, sendo um dos métodos não-treponêmicos mais utilizados em todo mundo. Apesar de amplamente difundida, essa técnica apresenta diversas lacunas técnicas que permitem o estabelecimento de resultados falsos negativos e falsos positivos, comprometendo as condutas adotadas após o resultado do teste. Partindo desta problemática, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um novo dispositivo inteligente para diagnóstico de sífilis congênita que não irá permitir resultados falsos negativos ou falsos positivos uma vez que investiga diretamente a presença da bactéria (a partir da identificação da sua sequência de DNA) na amostra sanguínea analisada, sendo assim, um teste treponêmico de alta sensibilidade, especificidade e de baixo custo, capaz de ser incorporado a rede de atenção primária em saúde do Brasil.
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Over the past few years, the resurgence of the epidemic of syphilis has required the development and adoption of new strategies for diagnosis and efficient treatment of infected patients, especially among pregnant or childbearing women. Among the immunological screening methods used to establish the diagnosis of syphilis, VDRL is able to identify the presence of anti-cardiolipin antibodies present in the sample, being one of the most widely used non-treponemal methods worldwide. Although widely used, this technique has several technical gaps that allow the establishment of false negative and false positive results, compromising the conduct adopted after the test result. Based on this problem, the present work proposes the development of a new smart device for the diagnosis of congenital syphilis that will not allow false negative or false positive results since it directly investigates the presence of the bacteria (from the identification of its DNA sequence) in blood sample analyzed, a high sensitivity, specificity and low cost treponemal test capable of being incorporated into the Brazilian primary care network.
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LIANE LOPES DE SOUZA PINHEIRO
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HAIMA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE APOIO A GESTÃO DE OPME PARA A UNIDADE DE HEMODINÂMICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES
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Orientador : CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
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HERTZ WILTON DE CASTRO LINS
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ANGELO RONCALLI OLIVEIRA GUERRA
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TATIANA OLIVEIRA SOUZA
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Data: 14/10/2020
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As órteses, próteses e materiais especiais fazem parte de uma categoria ampla de materiais, com um universo extremamente diverso de produtos utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos, bem como no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. A gestão de tais materiais permeia grande parte dos processos hospitalares, desde o agendamento do procedimento até a contabilização das informações, passando pela logística, consumo e faturamento. Esse fluxo contribui para que suas características assistenciais e de comercialização seja considerada complexa, pois envolve pacientes, médicos, profissionais de saúde, fabricantes, fornecedores e gestores. Esse contexto faz surgir a necessidade de desenvolver estratégias com o objetivo de aprimorar o gerenciamento do uso das órteses, próteses e materiais especiais. Posto isso, o desenvolvimento de um sistema de informação foi elencado como estratégia para contribuir para a gestão desses insumos no Hospital Universitário Onofre Lopes que apresenta dificuldades que torna o processo gerencial atual frágil, inseguro e sujeito a muitas falhas que prejudicam a instituição e ao próprio paciente. O objetivo deste trabalho é conceber, desenvolver e implementar um sistema de informação de apoio a gestão de órteses, próteses e materiais especiais. O processo de desenvolvimento foi baseado numa estrutura definida em três fases de forma interativa e cíclica. Na primeira, denominada de planejamento e concepção, foi realizado a revisão de literatura, a familiarização do fluxo de trabalho atual funcionando no hospital; a definição de um novo fluxo e a obtenção dos requisitos. A segunda fase, foi analisado os requisitos, o projeto e a implementação. Na terceira e última, foi realizado a validação preliminar e a entrega do sistema. O sistema desenvolvido possui na sua arquitetura a solicitação médica em formulário digital próprio e com direcionamento de materiais solicitados conforme Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do Sistema Único de Saúde e legislação vigente, a autorização do uso do material pelo gestor, o controle da lista de espera, o agendamento dos procedimentos, a disponibilidades, reserva e a dispensação do material no dia de realização do procedimento. De acordo o trabalho realizado, podemos traçar algumas conclusões: Com a familiarização do processo de trabalho atual presente no HUOL foi possível identificar problemas críticos, nos quais se tentou corrigir com a implementação do sistema. Foi desenvolvido um fluxo de trabalho aplicável a realidade do HUOL que permite a definição da atuação específica de cada profissional, orientando as devidas interações necessárias. O software Haima foi concebido, desenvolvido e implementado, estando pronto para a implantação na instituição, se mostrando viável e capaz de atender aos requisitos propostos, não apresentado falhas durante o processo de simulação de uso, durante a validação preliminar.
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Orthoses, prostheses and special materials are part of a broad category of materials, with an extremely diverse universe of products used in performing medical, dental and physiotherapy procedures, as well as in the diagnosis, treatment, rehabilitation or monitoring of patients. The management of such materials permeates a large part of hospital processes, from scheduling the procedure to accounting information, through logistics, consumption and billing. This flow contributes to its assistance and marketing characteristics to be considered complex, since it involves patients, doctors, health professionals, manufacturers, suppliers and managers. This context raises the need to develop strategies in order to improve the management of the use of orthoses, prostheses and special materials. That said, the development of an information system was listed as a strategy to contribute to the management of these inputs at the Onofre Lopes University Hospital, which presents difficulties that make the current management process fragile, insecure and subject to many failures that harm the institution and itself patient. The objective of this work is to design, develop and implement an information system to support the management of orthoses, prostheses and special materials. The development process was based on a structure defined in three phases in an interactive and cyclical way. In the first, called planning and conception, a literature review was carried out, familiarizing the current workflow working in the hospital; defining a new flow and meeting requirements. The second phase analyzed the requirements, the design and the implementation. In the third and last, preliminary validation and delivery of the system was carried out. The developed system has in its architecture the medical request in its own digital form and with the direction of requested materials according to the Management System of the Table of Procedures, Drugs and OPM of the Unified Health System and current legislation, the authorization for the use of the material by the manager, control of the waiting list, scheduling of procedures, availability, reservation and dispensing of material on the day of the procedure. According to the work carried out, we can draw some conclusions: With the familiarization of the current work process present at HUOL, it was possible to identify critical problems, in which it was tried to correct with the implementation of the system. A workflow was developed applicable to the reality of HUOL that allows the definition of the specific performance of each professional, guiding the necessary interactions. The Haima software was conceived, developed and implemented, being ready for implantation in the institution, proving to be viable and capable of meeting the proposed requirements, with no flaws during the use simulation process, during the preliminary validation.
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RIGELDO AUGUSTO LIMA
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Inovação no Processo de Incorporação de Tecnologias em Saúde para a Rede Ebserh
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Orientador : JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ELZA FERREIRA NORONHA
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JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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KARINNA VERISSIMO MEIRA TAVEIRA
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MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
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RICARDO FERNANDO ARRAIS
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Data: 13/11/2020
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A incorporação de tecnologias em saúde é um tema central nas preocupações de vários países atualmente, em virtude de seu impacto econômico e para a qualidade de vida das populações. Destaca-se o fato de que no Brasil os hospitais universitários são os principais atores envolvidos na efetiva incorporação de tecnologias para o cuidado em saúde. Observa-se que, embora tenha ocorrido um avanço importante neste aspecto no Brasil nos últimos anos, a incorporação de tecnologias em saúde no âmbito hospitalar ainda carece de um modelo de fluxo estruturado e funcional. Dado que a rede Ebserh é responsável pela gestão de 40 Hospitais Universitários em todas as regiões do país, conhecer sua realidade na incorporação de tecnologias é imprescindível para a proposição de um novo fluxo para a incorporação. O objetivo deste trabalho foi elaborar um processo de incorporação de tecnologias em saúde para a Rede Ebserh, por meio de um estudo aplicado, observacional, transversal, com pesquisa exploratória documental e de campo, sob uma abordagem descritiva com análises quantitativa e qualitativa. Para embasar a geração do produto principal, a pesquisa foi desenhada em 03 etapas distintas: etapa 1 - avaliação documental da comissão de padronização de produtos para saúde do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e a análise da documentação nacional e da literatura no assunto, gerando um artigo científico publicado; etapa 2 – realização de um questionário semiestruturado às 40 filiais Ebserh para a execução de um diagnóstico situacional da Rede e etapa 3 - realização de grupo focal com os membros da comissão de padronização de produtos para a saúde (CPPS) do HUB, fases que alicerçaram a proposição do modelo de fluxo de incorporação de produtos para a saúde, aqui apresentado como outro produto gerado, além de dois artigos científicos encaminhados para publicação. Concluiu-se que há a necessidade de análise científica e situacional que embase as melhores práticas na incorporação de produtos para a saúde hospitalar e destaca-se o novo fluxo construído como uma ferramenta a ser empregada em busca da aquisição de produtos de qualidade e com segurança ao paciente na rede Ebserh, com potencial redução de custos, modelo este, escalável para outras instituições hospitalares em nosso país.
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The incorporation of health technologies is a central theme in the concerns of several countries today, due to their economic impact and to the quality of life of the populations. The fact that university hospitals in Brazil are the main actors involved in the effective incorporation of technologies for health care is highlighted. It is observed that, although there has been an important advance in this aspect in Brazil in recent years, the incorporation of health technologies in the hospital context still lacks a structured and functional flow model. Given that the Ebserh network is responsible for the management of 40 University Hospitals in all regions of the country, knowing its reality in the incorporation of technologies is essential for proposing a new flow for the incorporation. The aim of this study was to elaborate a process of incorporating health technologies for the Ebserh Network, through an applied, observational, transversal study, with exploratory documentary and field research, under a descriptive approach with quantitative and qualitative analysis. To support the generation of the main product, the research was designed in three distinct phases: phase 1 - documentary evaluation of the health products standardization commission of the Hospital Universitário de Brasília (HUB) and the analysis of the national documentation and literature on the subject, generating a published scientific article; phase 2 - carrying out a semi-structured questionnaire to the 40 Ebserh branches to carry out a situational diagnosis of the Network and phase 3 - carrying out a focus group with the members of the HUB's Health Products Standardization Committee (CPPS), phases that supported the proposition of the flow model for incorporating health products, presented here as another generated product, in addition to two scientific papers sent for publication. It was concluded that there is a need for scientific and situational analysis that supports the best practices in the incorporation of products for hospital health, and the new flow that stands out as a tool to be used in search of the acquisition of quality and safety products to the patient in the hospital stands out. Ebserh network, with potential cost reduction, this model, scalable for other hospital institutions in our country.
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FERNANDA VIEIRA FRONDANA
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A ESTRUTURAÇÃO DE CURSO DE CAPACITAÇÃO MEDIADO POR TECNOLOGIA PARA OTIMIZAR A GESTÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES
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Orientador : RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINE DE PINHO DIAS
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EDUARDO JORGE VALADARES OLIVEIRA
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JUCIANO DE SOUSA LACERDA
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KARILANY DANTAS COUTINHO
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RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
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Data: 16/11/2020
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Estado da arte: O desenvolvimento de curso mediado por tecnologia, para amplo e massivo acesso remoto, objetivando a educação continuada de profissionais em diversas áreas, em especial na área da saúde, tem-se mostrado como uma estratégia promissora para o alcance daqueles interessados em atualizarem-se em seus campos de atuação e desenvolverem um pensamento mais crítico-reflexivo acerca dos problemas enfrentados em suas rotinas profissionais. Problema: Atualmente, um dos problemas encontrados nos estabelecimentos de saúde é a incipiência nos processos de planejamento de aquisição de equipamentos de alta complexidade, bem como incidentes envolvendo o uso destes equipamentos, colocando em risco pacientes, profissionais da saúde e o próprio equipamento em si. Objetivo: Assim, o objetivo deste estudo é propor a estruturação de um projeto pedagógico para desenvolvimento de curso na modalidade ensino à distância, a ser hospedado na plataforma AVASUS, para mitigar fragilidades no processo de planejamento da aquisição de equipamentos de alta complexidade e em seu uso. O equipamento objeto do curso é a ressonância magnética nuclear, justificando-se por possuir alto custo de aquisição, implantação e operação, além de causar alto impacto assistencial quando da sua indisponibilidade, uma vez que compromete a realização de exames de diagnóstico por imagens primordiais para identificação, prognóstico e terapia de pacientes, principalmente com suspeita de câncer. Metodologia: Para a realização desta pesquisa de mestrado profissional, foi realizado levantamento de artigos em 4 bases de dados disponíveis na plataforma CAPES sobre estruturação de cursos abertos suportados por tecnologia da informação. Ainda, foi efetuada consulta a documentos orientativos da plataforma AVASUS e foram realizadas duas oficinas de imersão para estruturação pedagógica de cursos educacionais mediados por tecnologias da informação. Para desenvolvimento do conteúdo programático do curso, foi realizada pesquisa com dados secundários, sobre o equipamento de ressonância magnética nuclear e a problemática de sua operação e do planejamento de sua aquisição. A elaboração do conteúdo do curso iniciou-se em junho de 2019 e estendeu-se até junho de 2020. Resultados e Discussões: O estudo propiciou a estruturação de curso com duração de 60 horas, que aborda de forma holística a inserção do equipamento de ressonância magnética nos sistemas de saúde, apresentando conceitos teóricos, normativos, legislativos e práticos sobre esta tecnologia e seu uso. O design instrucional e a arquitetura pedagógica do curso foram desenvolvidos baseados nas melhores recomendações encontradas na literatura estudada. Conclusão: Dessa forma, a estruturação de cursos suportados por recursos tecnológicos, a serem realizados na modalidade a distância, é estrategicamente viável para a formação de um pensamento crítico reflexivo sobre as práticas das atividades dos profissionais de saúde em seu dia-a-dia, envolvendo problemas relacionados à equipamentos médicos de alta complexidade, com consequente minimização dos impactos assistenciais, sociais e financeiros aos sistemas de saúde e aumento da segurança do paciente, foco das estratégias de saúde moderna.
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State of art: The development of a massive online open course, focused on continuing education of professionals in several areas, especially in healthcare, has proved to be a promising strategy for updating the knowledge of those who aimed to develop a more critical-reflective thinking about the problems faced in their professional routines. Problem: One of the problems in healthcare facilities is the incipience in the planning acquisition processes of highly complex equipment, as well as incidents involving the use of this equipment, exposing patients, healthcare professionals and the equipment itself at risk. Objective: Thus, the objective of this study is to propose the structuring of a pedagogical project for the development of a distance learning course, to be hosted on the AVASUS platform, to mitigate weaknesses in the acquisition planning process of highly complex equipment and in its use. The equipment choosed is nuclear magnetic resonance, justified because it has a high cost of acquisition, implantation, and operation, besides causing a high impact on care when it is unavailable. Its unavailability compromises the performance of diagnostic imaging tests for identification, prognosis, and therapy of patients, mainly suspected with cancer. Methodology: A survey of articles was carried out in 4 databases available on the CAPES platform. It searched themas on the structuring of open courses supported by information technology. In addition, consultations were made to the AVASUS platform's guidance documents. Besides, two immersion workshops occurred in order to define the pedagogical structure of educational courses mediated by information technologies. To develop the programmatic content of the course, research was carried out with secondary data, on the nuclear magnetic resonance equipment and the problem of its operation and the planning of its acquisition. The course preparation began in June 2019 and extended until June 2020. Results and Discussions: The outcome products are a pedagogical proposal of a 60-hour course, which overview the insertion of MRI equipment in healthcare systems, presenting theoretical, normative, legislative and practical concepts about this technology and its use. The instructional design and the pedagogical architecture of the course were developed based on the best recommendations found in the studied literature. Conclusion: Thus, the structuring of massive open online courses is strategically viable for the formation of a reflective critical thinking about the practices of healthcare professionals in their daily routines involving problems related to highly complex medical equipment, with a consequent minimization of the assistance, social and financial impacts on health systems and increased patient safety, the focus of modern health strategies.
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LUIZ GUILHERME PORTELA OLIVEIRA DE CERQUEIRA
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Desenvolvimento de arquitetura de software para o exame de diagnóstico laboratorial de sífilis congênita
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Orientador : KARILANY DANTAS COUTINHO
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MEMBROS DA BANCA :
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KARILANY DANTAS COUTINHO
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RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
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ERNANO ARRAIS JUNIOR
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AGNALDO SOUZA CRUZ
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ANGELICA ESPINOSA BARBOSA MIRANDA
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LEONARDO JUDSON GALVAO DE LIMA
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THAISA GOIS FARIAS DE MOURA SANTOS LIMA
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Data: 20/11/2020
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A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Quando uma gestante infectada não realiza o tratamento ou o faz de forma inadequada, a infecção pode ser transmitida para o feto, recebendo o nome de sífilis congênita. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que, apenas em 2016, mais de 1 milhão de mulheres grávidas tiveram manifestações da fase ativa da sífilis durante a gestação. Nessa linha, dentro do contexto do projeto Sífilis Não, propõe-se o desenvolvimento de um novo teste para diagnóstico de sífilis congênita com altos índices de sensibilidade e especificidade, de tal sorte que o risco de falsos positivos e falsos negativos seja mitigado. O trabalho aqui relatado surge da necessidade de um conjunto de serviços de software para controlar os experimentos realizados no dispositivo. A arquitetura proposta é composta por dois serviços web, uma interface gráfica de usuário, e uma biblioteca comum. As tecnologias produzidas são multiplataforma, e atendem critérios de robustez, estabilidade e disponibilidade.
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Syphilis is a sexually transmitted infection (STI) caused by the bacteria Treponema pallidum. When a pregnant woman is infected and does not undergo treatment for it or does it inadequately, the infection can be transmitted to the fetus, causing what is called congenital syphilis. According to recent data published by World Health Organization, only in 2016 over a million of pregnant women presented the active phase of infection by syphilis during their pregnancy. With this knowledge, a new exam for diagnostics of congenital syphilis is proposed, with higher indices of sensitivity and specificity, in such a way that risk for false positives and false negatives are mitigated. The work reported here from the need of software components to control executed assays. The proposed architecture is comprised of two web services, a graphic user interface, and a common library. Technology produced are multiplatform, and meet the criteria of robustness, stability and availability.
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JEAN JAR PEREIRA DE ARAÚJO
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FERRAMENTA PARA EXTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE GESTÃO EM SAÚDE A PARTIR DE BANCOS DE DADOS DO SUS
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Orientador : KARILANY DANTAS COUTINHO
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MEMBROS DA BANCA :
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AGNALDO SOUZA CRUZ
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ANGELICA ESPINOSA BARBOSA MIRANDA
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ERNANO ARRAIS JUNIOR
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KARILANY DANTAS COUTINHO
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LEONARDO JUDSON GALVAO DE LIMA
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RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
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THAISA GOIS FARIAS DE MOURA SANTOS LIMA
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Data: 20/11/2020
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A disponibilidade e o uso adequado da informação são matéria-prima para as ações de controle, prevenção e redução de doenças em sistemas de saúde. Os dados de saúde pública no Brasil são produzidos por várias ferramentas isoladas e não integradas, tornando difícil a tarefa de elaborar a gestão dessas informações. O DATASUS, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS), possui vários sistemas para produzir informações necessárias à gestão do SUS, como o Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), o Sistema de Informações Hospitalares (SIH), o Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM), dentre outros. Entretanto, os dados contidos nessas plataformas não são padronizados e nem integrados, não sendo possível, por exemplo, a comparação de populações e nem o seguimento por paciente. Como consequência, a produção de informações gerenciais torna-se tarefa extremamente árdua.Estudos relacionados à melhoria na gestão em saúde, sobretudo de saúde pública, descrevem e apresentam casos de sucesso com soluções relacionadas à implementação de Data Warehouse (DW). Data Warehouse pode ser definido como uma plataforma que contém os dados de uma organização, centralizados e organizados de forma que usuários, de maneira simples, possam extrair relatórios analíticos complexos contendo informações gerenciais. Projetos de DW consolidam e comunicam dados de diferentes fontes e formatos, num processo de limpeza, integração e transformação dos dados (Mineração de dados), deixando-os disponíveis para acesso rápido. Os benefícios obtidos com a utilização de tecnologia DW são muitos, dentre eles a agilidade na tomada de decisão e o melhor gerenciamento dos recursos. Em relação ao DATASUS, essas técnicas podem representar um avanço substancial e ainda contribuir, decisivamente, nos estudos epidemiológicos e de vigilância sanitária, através da identificação e correlação de padrões existentes nos dados. A integração das bases de dados dos sistemas de informações do DATASUS é pré-requisito para um avanço real na utilização do enorme volume de dados contidos nesses sistemas. Iniciativas como o DW desenvolvido pela Universidade do Sul da Flórida para gerenciamento da saúde comunitária, e estudos de grupos de pesquisa para a Secretaria de Saúde do estado de São Paulo (SES-SP) tem sido de sucesso com o uso de DW e incentivam a adoção dessas ferramentas como facilitadoras para o aumento de qualidade da saúde pública. Neste trabalho, propõe-se a criação de um ambiente de armazenamento, centralização, integração e tratamento de dados provenientes de diferentes sistemas de informação do SUS. As informações analisadas pelo projeto serão extraídas dos sites institucionais do Ministério da Saúde e o DATASUS.
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The availability and appropriate use of information are raw materials for actions to control, prevent and reduce diseases in health systems. Public health data in Brazil is produced by several isolated and unintegrated tools, making it difficult to elaborate the management of this information. DATASUS, Department of Informatics of the Unified Health System (SUS), has several systems to produce information necessary for SUS management, such as the Outpatient Information System (SIA), the Hospital Information System (SIH), the Information System About Mortality (YES), among others. However, the data contained in these platforms are neither standardized nor integrated, and it is not possible, for example, to compare populations or follow up per patient. As a result, producing managerial information becomes an extremely arduous task. Studies related to health management improvement, especially public health, describe and present success stories with solutions related to the implementation of Data Warehouse (DW). Data Warehouse can be defined as a platform that contains an organization's data, centralized and organized so that users can simply extract complex analytical reports containing management information. DW projects consolidate and communicate data from different sources and formats in a process of cleaning, integrating and transforming data (Data Mining), making it available for quick access.The benefits of using DW technology are many, including quick decision making and better resource management. In relation to DATASUS, these techniques can represent a substantial advance and still contribute decisively to epidemiological and health surveillance studies through the identification and correlation of existing patterns in the data. Integrating DATASUS information systems databases is a prerequisite for a real breakthrough in utilizing the huge data contained in these systems. Initiatives such as the DW developed by the University of South Florida for community health management, and research group studies for the São Paulo State Department of Health (SES-SP) have been successful with the use of DW and encourage adoption of these tools as facilitators to increase the quality of public health. This paper proposes the creation of an environment for storing, centralizing, integrating and processing data from different SUS information systems. The information analyzed by the project will be extracted from the institutional websites of the Ministry of Health and DATASUS.
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NADYNE DAYONARA MAURÍCIO DE AMORIM
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Guia informativo para gestantes sobre sífilis congênita
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Orientador : KARILANY DANTAS COUTINHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINE DE PINHO DIAS
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KARILANY DANTAS COUTINHO
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KENIO COSTA DE LIMA
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LEONARDO JUDSON GALVAO DE LIMA
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RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
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Data: 23/11/2020
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O Brasil vive um cenário de alta incidência de sífilis desde o ano 2010, ocasionando no anúncio do Ministério da saúde sobre a epidemia da doença no Brasil. A doença é curável, exclusiva de seres humanos e transmitida através da relação sexual a partir da bactéria Treponema Pallidum. A sífilis adquirida, a sífilis em gestantes e a sífilis congênita são os tipos possíveis da doença. Diferentemente dos demais, a sífilis congênita é transmitida de mãe para filho durante a gestação ou parto, caso a mãe não seja diagnosticada ou tratada durante o período gestacional. Este tipo de sífilis apresentou um aumento de 300 por cento nos registros de novos casos no país.
As informações apresentadas são alarmantes e presumem possíveis circunstâncias vivenciadas no Brasil. Tendo em vista que a taxa de incidência de sífilis congênita aumenta intensamente, é possível afirmar que o número de novos casos de sífilis em gestantes, bem como a incidência de uma lacuna no diagnóstico e tratamento da doença também apresenta números preocupantes. Durante o pré-natal, a mãe é submetida ao teste de sífilis a cada trimestre e esse teste é repetido mensalmente caso a grávida seja diagnosticada com sífilis.
Dois testes são realizados no diagnóstico da sífilis. O teste rápido (teste treponêmico) é utilizado como primeiro teste e apresenta seu resultado em no máximo 30 minutos. Caso seu resultado seja reagente (há presença do agente etiológico), o indivíduo deve realizar o segundo teste, o VDRL (teste não treponêmico), em que tem seu resultado apresentado em cerca de sete dias. Devido à gravidade do cenário em que o bebê pode ser submetido, caso o indivíduo seja uma gestante, o tratamento com penicilina benzatina (benzetacil) deve começar imediatamente, ou seja, antes mesmo do recebimento do VDRL.
É curioso pensar que, com a diminuição dos casos de sífilis congênita, há uma diminuição dos casos de sífilis para uma futura população. O acompanhamento correto do pré-natal, bem como a execução adequada das instruções de tratamento da doença devem ser seguidas para que a sífilis, que é milenária, passe a ficar apenas na história do Brasil.
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Brazil has experienced a scenario of high incidence of syphilis since 2010, leading to the announcement of the Ministry of Health about the epidemic of the disease in Brazil. The disease is curable, unique to humans and transmitted through sexual intercourse from the bacterium Treponema Pallidum. Syphilis acquired, syphilis in pregnant women and congenital syphilis are the possible types of the disease. Unlike the others, congenital syphilis is transmitted from mother to child during pregnancy or childbirth if the mother is not diagnosed or treated during the gestational period. This type of syphilis showed a 300 percent increase in registrations of new cases in the country.
The information presented is alarming and presumes possible circumstances experienced in Brazil. Given that the incidence rate of congenital syphilis is increasing sharply, it is possible to state that the number of new syphilis cases in pregnant women, as well as the incidence of a gap in the diagnosis and treatment of the disease, also presents worrying numbers. During prenatal care, the mother undergoes syphilis testing every trimester and this test is repeated monthly if the pregnant woman is diagnosed with syphilis.
Two tests are performed in the diagnosis of syphilis. The rapid test (treponemal test) is used as the first test and results in a maximum of 30 minutes. If the result is reactive (there is an etiological agent present), the individual should perform the second test, the VDRL (non-treponemal test), which has its result presented in about seven days. Due to the severity of the scenario in which the baby may be subjected if the individual is a pregnant woman, treatment with benzathine penicillin (benzetacil) should begin immediately, in other words, even before receiving the VDRL.
It is curious to think that with the decrease in congenital syphilis cases, there is a decrease in syphilis cases for a future population. Proper prenatal follow-up, as well as proper follow-up of treatment instructions for the disease should be followed so that syphilis, which is millennial, becomes only in the history of Brazil.
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ANA KARINA LIMA ALVES CERDEIRA
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SisperaH – Sistema Inteligente de Gestão de Lista de Espera Hospitalar
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Orientador : HELIO ROBERTO HEKIS
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MEMBROS DA BANCA :
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HELIO ROBERTO HEKIS
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MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
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ALDAIR DE SOUSA PAIVA
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ANTÔNIO CARLOS MOREIRA LEMOS
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JORGE LUIZ PEREIRA E SILVA
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Data: 30/11/2020
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Estado da arte: Otimizar o tempo de Espera para internação tem sido um grande problema para o Sistema Único de Saúde (SUS), e para a qualidade dos serviços de saúde. A demora no atendimento acarreta impactos significativos sobre o bem-estar, chances de cura, a natureza e extensão das sequelas nos pacientes e familiares envolvidos. A situação ainda é mais agravante quando, além de elevados, os prazos são imprevisíveis. De acordo com a Portaria nº 1.559 de 1º de agosto de 2008, que institui a Política Nacional de Regulação do SUS, implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão, como instrumento que possibilite a plenitude das responsabilidades sanitárias, assumidas pelas esferas de governo: Regulação de Sistemas de Saúde; Regulação da Atenção à Saúde; e Regulação do Acesso à Assistência, todo esse processo de gestão deve ser direcionado pelo perfil da complexidade institucional, definida conforme modelo contratual pactuado, seguindo critérios pré-estabelecidos entre a Gestão institucional e a gestão Estadual, Municipal ou Federal. A contratualização é um processo de instrumentalização com metas qualitativas e quantitativas, criada pelo Ministério da Saúde para garantir o financiamento assistencial. Adequar esta realidade a um hospital universitário torna-se imprescindível para equalizar a demanda e a capacidade produtiva. A proposta do sistema é auxiliar os Hospitais Universitários Federais, da rede Ebserh, a acompanhar de forma única e em tempo real, os processos regulatórios e controle dos pacientes em lista selecionados para a internação hospitalar, avaliando a prioridade conforme criticidade para melhor programação do tempo e minimização de espera. Contudo, trará benefícios de otimização e agilidade nos processos de trabalho, visibilidade dos indicadores de gestão, melhorando a qualidade da assistência, garantindo a satisfação do usuário. Problema: As organizações hospitalares apresentam no seu dia-a-dia um grande desafio de conciliar o aumento da demanda com a capacidade instalada mantendo a qualidade do serviço. A lotação hospitalar excessiva, sempre foi um grave problema para população mundial, não sendo diferente no Brasil, aumentando com isso a mortalidade, causando lentificação no atendimento dos pacientes agudos, podendo representar inclusive, uma ameaça aos direitos humanos. Adequar esta realidade a um hospital universitário torna-se imprescindível para equalizar a demanda e a capacidade produtiva. Diante disso, será que é possível criar estratégias de estratificação obedecendo a critérios que, permitam que a internação de pacientes, ocorra de forma equânime, isenta de interesses pessoais? Considerando as bases desenvolvidas para facilitar a compreensão do tema e do problema, surge o seguinte questionamento: O uso de tecnologias como o desenvolvimento de um sistema para organização da lista de espera de pacientes, pode promover melhorias na gestão de leitos hospitalares? Objetivo: desenvolver um software web de gestão inteligente da lista de espera para internação hospitalar, a fim de criar estratégias de estratificação obedecendo a critérios que, permitam que a internação de pacientes, ocorra de forma equânime, eficaz e isenta de interesses pessoais, desde o tempo de entrada na lista até a sua admissão. Metodologia: Inicialmente este estudo foi realizado com base em uma revisão sistemática da literatura na busca de conceitos sobre gestão e gerenciamento de listas de espera, melhores estratégias de desenvolvimento para organização dessas listas e critérios de prioridade para admissão de pacientes. Outro ponto de desenvolvimento do sistema web SisperaH, consistiu na necessidade da realização de uma pesquisa de natureza aplicada, cujo objetivo é gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos (KAUARK, 2010). Utiliza o método tecnológico, ou seja, se ocupa na criação de um novo produto (ANGELONI et al., 2016) - um software web, nem sempre baseado no conhecimento científico clássico, mas sim em otimização da gestão de leitos, considerando para isso a organização da lista de espera dos pacientes para internamento hospitalar por critério de prioridade, dando agilidade no processo de decisão. Resultados e Discussões: É um desafio investir em inovação e tecnologia para garantir a melhoria do atendimento da saúde no nosso país, por isso, o SISPERAH - Sistema Inteligente de Gestão de Lista de Espera Hospitalar, é de grande necessidade para que se mantenha avaliação efetiva, mostrando os benefícios crescentes na organização e inclusão de pacientes na lista de espera com critérios homogêneos de prioridade para internação. Além disso, o sistema permitirá recolher informações na sua fiel magnitude, refletindo o real problema, para que se possa avaliar continuamente o fluxo de gestão da lista de espera, controlando dados de minimização do tempo de espera, auxiliando na melhoria da qualidade dos indicadores hospitalares de tempo de permanência hospitalar do paciente, taxa de ocupação e giro de leito. Com esse sistema, as instituições hospitalares poderão avaliar os critérios clínicos de maior comorbidade, o tempo de espera dos pacientes por cada especialidade, avaliando a demanda, os efeitos causados pela espera, níveis de satisfação, qualidade de vida dos pacientes, e contribuições relevantes para o hospital, garantindo a equidade a partir do cuidado centrado no paciente. Conclusão: espera-se poder otimizar o tempo de espera de pacientes, melhorar o fluxo e resolutividade para internamento clínico nas diferentes especialidades de forma equânime, eficaz e isenta de interesses pessoais e, consequentemente, diminuir morbimortalidade, aumentando a taxa de ocupação hospitalar e giro de leito, minimizando a taxa de permanência hospitalar. Por isso, o SISPERAH - Sistema Inteligente de Gestão de Lista de Espera Hospitalar, é de grande necessidade para que se mantenha avaliação efetiva, mostrando os benefícios crescentes na organização e inclusão de pacientes na lista de espera com critérios homogêneos de prioridade para internação.
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State of the art: Optimizing the waiting time for hospitalization has been a major problem for the Unified Health System (SUS), and for the quality of health services. Delay in care has significant impacts on well-being, chances of cure, the nature and extent of sequelae in the patients and family members involved. The situation is even more aggravating when, in addition to being high, deadlines are unpredictable. According to Ordinance No. 1,559 of August 1, 2008, which establishes the National Policy for Regulation of SUS, implemented in all federal units, respecting the competencies of the three management spheres, as an instrument that allows the fullness of health responsibilities assumed by the spheres of government: Health Systems Regulation; Regulation of Health Care; and Regulation of Access to Assistance, this entire management process must be guided by the institutional complexity profile, defined according to the contractual model agreed upon, following pre-established criteria between institutional management and state, municipal or federal management. Contracting is an instrumentation process with qualitative and quantitative targets, created by the Ministry of Health to guarantee assistance financing. Adapt this reality to a hospital university education becomes essential to equalize demand and productive capacity. The proposal of the system is to assist Federal University Hospitals, of the Ebserh network, to monitor in a unique way and in real time, the regulatory processes and control of patients on the list selected for hospitalization, evaluating the priority according to criticality for better time scheduling and minimization of waiting. However, it will bring benefits of optimization and agility in work processes, visibility of management indicators, improving the quality of care, ensuring user satisfaction. Problem: Hospital organizations present in their day-to-day a great challenge to reconcile the increase in demand with the installed capacity while maintaining the quality of service. Excessive hospital capacity has always been a serious problem for the world population, and it is no different in Brazil, thereby increasing mortality, causing slowness in the care of acute patients, which may even represent a threat to human rights. Adapting this reality to a university hospital is essential to equalize demand and production capacity. Given this, is it possible to create stratification strategies obeying criteria that allow the hospitalization of patients to occur in an equitable way, free from personal interests? Considering the bases developed to facilitate the understanding of the theme and the problem, the following question arises: Can the use of technologies such as the development of a system for organizing the patient waiting list promote improvements in the management of hospital beds? Objective: to develop a web software for intelligent management of the waiting list for hospitalization, in order to create stratification strategies according to criteria that allow the hospitalization of patients to occur in an equitable, effective and free of personal interests, from the time of entry into the list until admission. Methodology: Initially, this study was conducted based on a systematic review of the literature in search of concepts on management and management of waiting lists, better development strategies for organizing these lists and priority criteria for patient admission. Another point of development of the SisperaH web system, consisted of the need to carry out an applied research, whose objective is to generate knowledge for practical application, aimed at solving specific problems (KAUARK, 2010). It uses the technological method, that is, it is concerned with the creation of a new product (ANGELONI et al., 2016) - a web software, not always based on classic scientific knowledge, but rather on optimization of bed management, considering for this the organization of the waiting list of patients for hospitalization according to priority criteria, providing agility in the decision process. Results and Discussions: It is a challenge to invest in innovation and technology to guarantee the improvement of health care in our country, that is why SISPERAH - Intelligent Hospital Waiting List Management System, is of great necessity to maintain an effective evaluation, showing the growing benefits in the organization and inclusion of patients on the waiting list with homogeneous criteria of priority for hospitalization. In addition, the system will make it possible to collect information in its true magnitude, reflecting the real problem, so that it can be evaluated continuously the management flow of the waiting list, controlling data to minimize the waiting time, helping to improve the quality of hospital indicators of the patient's hospital stay, occupancy rate and bed turnover. With this system, hospital institutions will be able to evaluate the clinical criteria of greater comorbidity, the waiting time of patients for each specialty, evaluating the demand, the effects caused by waiting, levels of satisfaction, quality of life of patients, and relevant contributions to the hospital, ensuring equity based on patient-centered care. Conclusion: it is expected to be able to optimize the waiting time of patients, improve the flow and resolution for clinical hospitalization in different specialties in an equitable, effective and free of personal interests and, consequently, decrease morbidity and mortality, increasing the rate of hospital occupation and turnover. of bed, minimizing the rate of hospital stay. For this reason, SISPERAH - Intelligent Hospital Waiting List Management System, is of great need to maintain an effective evaluation, showing the growing benefits in the organization and inclusion of patients on the waiting list with homogeneous criteria of priority for hospitalization.
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KAIRON RAMON SABINO DE PAIVA
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Acreditah: Sistema de Autoavaliação para Excelência em Saúde
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Orientador : HELIO ROBERTO HEKIS
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MEMBROS DA BANCA :
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ALDAIR DE SOUSA PAIVA
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ANTÔNIO CARLOS MOREIRA LEMOS
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HELIO ROBERTO HEKIS
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JORGE LUIZ PEREIRA E SILVA
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MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
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Data: 30/11/2020
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A acreditação é reconhecida como uma importante ferramenta para adoção de boas práticas organizacionais nas instituições de saúde. Além de proporcionar o atendimento de excelência e segurança ao paciente, permite otimização dos recursos e fortalece seu respeito perante a sociedade, fornecedores e profissionais. Por isso, no Brasil, é crescente a procura pelo certificado em acreditação hospitalar. No entanto, os hospitais encontram dificuldades para implantar os requisitos porque, implementar a acreditação, não é um processo simples. Barreiras institucionais, culturais e financeiras podem interferir no processo de obtenção do selo. Diante disso, o país ainda não ultrapassou o número de 5% de hospitais acreditados. Atualmente, nenhum hospital da administração direta ou hospitais universitários da rede Ebserh possuem qualquer tipo de certificação da qualidade. Esse cenário faz surgir a necessidade de desenvolver estratégias visando otimizar e sistematizar o processo da gestão da qualidade que auxiliasse os hospitais na preparação para o processo de acreditação hospitalar. O objetivo deste trabalho é desenvolver um software web de autoavaliação do nível de maturidade organizacional em qualidade, preparando o hospital para o processo de acreditação. Esta pesquisa se constituiu em duas abordagens, sendo a primeira uma revisão da literatura para melhor entendimento sobre o processo de acreditação, quais são as principais barreiras e melhores práticas encontradas, as principais similaridades e diferenças entre as metodologias acreditadoras mais presentes no Brasil. A outra abordagem foi de natureza aplicada ou tecnológica, devido ao processo de desenvolvimento de um software web. Como resultado, o sistema denominado Acreditah: Sistema de Autoavaliação para Excelência em Saúde, foi implementado e aplicado no Hospital Universitário Onofre Lopes e apresentado aos outros 39 hospitais e Sede da Ebserh contribuindo para a fundamentação prática da pesquisa, evolução e validação do sistema. O software permite o acompanhamento em tempo real do processo de avaliação contínua, documentando os diagnósticos situacionais e promovendo melhor análise da evolução em qualidade.
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Accreditation is recognized as an important tool for adopting good organizational practices in healthcare institutions. In addition to providing excellent care and patient safety, it allows for the optimization of resources and strengthens their respect towards society, suppliers and professionals. For this reason, in Brazil, there is a growing demand for the certificate in hospital accreditation. However, hospitals find it difficult to implement the requirements because implementing accreditation is not a simple process. Institutional, cultural and financial barriers can interfere in the process of obtaining the seal. Given this, the country has not yet surpassed the number of 5% of accredited hospitals. Currently, no direct administration hospitals or university hospitals in the Ebserh chain have any type of quality certification. This scenario raises the need to develop strategies aimed at optimizing and systematizing the quality management process that helps hospitals in preparing for the hospital accreditation process. The objective of this work is to develop a web software for self-assessment of the level of organizational maturity in quality, preparing the hospital for the accreditation process. This research consisted of two approaches, the first being a literature review for a better understanding of the accreditation process, which are the main barriers and best practices found, the main similarities and differences between the most prevalent accreditation methodologies in Brazil. The other approach was of an applied or technological nature, due to the process of developing a web software. As a result, the system called Acreditah: Self-evaluation System for Excellence in Health, was developed and applied at Hospital Universitário Onofre Lopes and presented to the other 39 hospitals and Ebserh Headquarters, contributing to the practical foundation of the research, evolution and validation of the system. The software allows real-time monitoring of the continuous assessment process, documenting situational diagnoses and promoting a better analysis of its evolution in quality.
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CECÍLIA SIQUEIRA
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Desenvolvimento de recursos educacionais sobre segurança do paciente em unidades pediátricas: estratégias para envolver os usuários no cuidado
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Orientador : ALINE DE PINHO DIAS
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MEMBROS DA BANCA :
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AGNALDO SOUZA CRUZ
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AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI
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ALDAIR DE SOUSA PAIVA
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ALINE DE PINHO DIAS
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HELIO ROBERTO HEKIS
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Data: 02/12/2020
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A segurança do paciente representa um dos maiores desafios para os serviços de saúde e tem mobilizado a busca por estratégias que assegurem uma assistência em saúde de qualidade. O Ministério da Saúde brasileiro estabelece o envolvimento de pacientes e familiares nas ações de segurança do paciente e a ampliação do acesso da sociedade às informações relativas ao tema. Problema: Partindo do pressuposto de que a melhoria da cultura de segurança propicia integração entre os profissionais, pacientes e familiares, de forma que comunicação efetiva leva a melhoria na assistência à saúde, advém o questionamento: quais ferramentas podemos desenvolver para facilitar o aprimoramento do usuário às metas internacionais de segurança do paciente? Objetivo: Propor estratégias para as instituições de saúde no envolvimento do paciente no processo de cuidar por meio de materiais audiovisuais e de ensino mediados por tecnologias. Metodologia: Foi elaborado roteiro de vídeos de curta duração a serem utilizados em instituições que atendam crianças (enfermarias, salas de espera), com os temas: identificação do paciente, higienização das mãos e prevenção de quedas hospitalares. Foi elaborado também um curso modular de autoinstrucional para plataforma AVASUS, de 30 horas, intitulado: Envolvendo pacientes e cuidadores nas metas internacionais de segurança do paciente. Resultados e Discussão: A apresentação de materiais educativos é uma estratégia relevante para envolver pacientes e familiares no cuidado adequado. As ferramentas ora apresentadas preparam os profissionais para instruí-los. Desta forma, os produtos desenvolvidos, tais como os vídeos e o curso EaD, acrescentam novas informações, de forma sistêmica, aos materiais já disponíveis sobre como atender às metas internacionais de segurança do paciente nas instituições hospitalares.
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Patient safety represents one of the biggest challenges for health services and has mobilized the search for strategies that ensure quality health care. The Brazilian Ministry of Health establishes the involvement of patients and family members in patient safety actions and the expansion of society's access to information related to the topic. Problem: Based on the assumption that the improvement of the safety culture provides integration among professionals, patients and family members, so that effective communication leads to improvement in health care, the question arises: what tools can we develop to facilitate user improvement? international patient safety goals? Objective: To propose strategies for health institutions to involve the patient in the care process through audiovisual and teaching materials mediated by technologies. Methodology: A short video script was developed to be used in institutions that serve children (wards, waiting rooms), with the themes: patient identification, hand hygiene and prevention of hospital falls. A 30-hour modular self-instructional course for the AVASUS platform was also developed, entitled: Involving patients and caregivers in international patient safety goals. Results and Discussion: The presentation of educational materials is a relevant strategy to involve patients and families in appropriate care. The tools now presented prepare professionals to instruct them. In this way, the products developed, such as the videos and the distance education course, add new information, in a systemic way, to the materials already available on how to meet the international goals of patient safety in hospital institutions.
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CLARISSA OLIVEIRA DE CARVALHO
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A comunicação interna em hospital universitário federal da rede Ebserh: otimizando o processo com aprendizado de máquina.
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Orientador : HERTZ WILTON DE CASTRO LINS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE HERMAN FREIRE BEZERRA
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DANILO ALVES PINTO NAGEM
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HERTZ WILTON DE CASTRO LINS
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KARILANY DANTAS COUTINHO
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LUIZ GONZAGA DE QUEIROZ SILVEIRA JUNIOR
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Data: 03/12/2020
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O atual contexto de inovação tecnológica digital que a indústria 4.0 trouxe, gerando um gigantesco volume de dados, traz novos desafios para a comunicação interna das organizações. Os hospitais são instituições naturalmente complexas em virtude de sua diversidade de atividades, perfis de profissionais, tipos de públicos e regulamentações a serem seguidas, sendo um exemplo de instituição com demandas de gerenciamento de dados em larga escala. O perfil organizacional dos hospitais universitários e seu papel na sociedade, instigaram a reflexão sobre a importância da qualidade das informações, a maneira como são divulgadas, bem como a forma que são recebidas pelo público interno de um hospital universitário, ou seja, sobre a eficácia na comunicação interna desse tipo de instituição, tendo em vista que esta vai impactar a todos que lidam direta ou indiretamente com pacientes, influenciando nos resultados entregues, seja na formação acadêmica ou na assistência de saúde. Porém, observa-se que os processos referentes à comunicação interna nesse tipo de organização apresentam algumas dificuldades como a falta de comunicação dirigida e interatividade entre os diversos segmentos do público interno. O objetivo deste trabalho foi verificar as necessidades e carências do público interno de um grande hospital universitário da rede Ebserh (Complexo Hospital de Clínicas da UFPR) e fazer uma proposta de utilização de inteligência artificial como instrumento para realizar a comunicação dirigida, por meio de recomendação de conteúdo. O estudo pautou-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa quanti-qualitativa junto à amostra qualificada do público interno do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR (formado por profissionais e residentes de todas as áreas), bem como o desenvolvimento de uma prova de conceito para recomendação de conteúdo a partir de notícias disponibilizadas nos portais do CHC-UFPR e Ebserh. Este trabalho proporcionou verificar a importância e as dificuldades que existem na comunicação interna de um grande hospital universitário, ao mesmo tempo em que demonstrou que o uso de inteligência artificial, como gestão de dados e recomendação de conteúdo, pode ser uma solução viável e promissora para essas carências inserindo esse tipo de organização na era da comunicação 4.0.
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The current context of digital technological innovation that Industry 4.0 brought, generating a gigantic volume of data, poses new challenges for the internal communication of organizations. Hospitals are naturally complex institutions due to their diversity of activities, professional profiles, types of audiences and regulations to be followed, being an example of an institution with large-scale data management demands. The organizational profile of university hospitals and their role in society, prompted reflection on the importance of the quality of information, the way they are disseminated, as well as the way they are received by the internal public of a university hospital, that is, or, on the effectiveness in the internal communication of this type of institution, considering that it will impact everyone who deals directly or indirectly with patients, influencing the results delivered, whether in academic training or health care.
However, it is observed that the processes refer to internal communication in this type of organization presents some difficulties such as a lack of directed communication and interactivity between the different segments of the internal public. The objective of this work was to verify the needs and deficiencies of the internal public of a large university
hospital in the Ebserh network (Complex Hospital de Clínicas da UFPR) and make a proposal to use intelligence as na artificial instrument to carry out targeted communication, through recommendation of content. The study was based on bibliographic research, quantitative and qualitative research with the qualified sample of the internal public of the Hospital de Clínicas Complex of UFPR (formed by professionals and residents from all areas), as well as proof of concept for recommending content from news available on the CHC-UFPR and Ebserh portals. This work enabled us to verify the importance and difficulties that exist in the internal communication of a large university hospital, while demonstrating that the use of artificial intelligence, such as data management and content recommendation, can be a viable and promising solution for these needs by inserting this type of organization in the age of communication 4.0.
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VALÉRIA SOARES DA ROCHA
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Desenvolvimento de um Sistema Informatizado para Vigilância Epidemiológica de Endoftalmites
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Orientador : RICARDO FERNANDO ARRAIS
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MEMBROS DA BANCA :
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RICARDO FERNANDO ARRAIS
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JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
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ALDAIR DE SOUSA PAIVA
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FÁBIO PETERSEN SARAIVA
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Data: 04/12/2020
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Estado da arte: A endoftalmite é uma infecção intraocular com péssimo prognóstico na maioria dos casos, pois a acuidade visual final do paciente pode permanecer igual ou pior à anterior ao tratamento cirúrgico. Em algumas situações, surge a necessidade de tratamentos mais radicais, como a enucleação ou evisceração, que consistem, respectivamente, na retirada do globo ocular ou de seu conteúdo interno. Segundo o Ministério da Saúde (2017), apesar da baixa incidência desse tipo de infecção, o panorama em caso de surtos é devastador, pois é alto o número de pacientes submetidos ao procedimento cirúrgico em um mesmo dia, sob condições de riscos semelhantes. Nesse contexto, a Vigilância Epidemiológica (VE) surge como uma importante ferramenta na elaboração de mecanismos para prevenção, monitoramento e controle das infecções. Por determinação do MS (BRASIL, 2017), os serviços de saúde que realizam procedimentos oftalmológicos devem estabelecer um Sistema de Vigilância epidemiológica das endoftalmites, definindo as ações de vigilância a serem aplicadas. Objetivo: Desenvolver um Sistema de Vigilância epidemiológica por meio da elaboração de um programa/aplicativo para monitorar, investigar, controlar e prevenir endoftalmites nos serviços de oftalmologia de hospitais da rede EBSERH. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo metodológico com produção tecnológica, descritivo dividido em três etapas: Etapa I: Revisão de literatura, Etapa II: Aplicação de questionário semiestruturado para os integrantes das equipes assistenciais do setor responsável pela realização de cirurgias oftalmológicas para levantamento do diagnóstico da sistemática usada na prevenção de endoftalmites Etapa III: Desenvolvimento de um sistema específico de vigilância epidemiológica para endoftalmites. Resultados e discussão: Elaboração de um software para notificação de endoftalmites. O sistema deverá realizar de forma prática a análise de: distribuição e frequência das endoftalmites, o perfil dos microrganismos hospitalares envolvidos, abrangendo ainda os germes de infecções comunitárias considerados como contaminantes. Deverá identificar, também, o índice de endoftalmite hospitalar (infecção hospitalar) por procedimento e por período determinado. Na elaboração desse sistema de notificação foi adicionado também protocolo específico para prevenção e intervenção de casos de endoftalmites em nível institucional e manual de boas práticas para procedimentos cirúrgicos oftalmológicos
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State of the art: Endophthalmitis is an intraocular infection with a poor prognosis in most cases, as patient's final visual acuity may remain equal or worse than before surgical treatment. In some situations, there is a need for more radical treatments, such as enucleation or evisceration, which consist, respectively, of the removal of the eyeball or its internal content. According to the Ministry of Health (2017), despite the low incidence of this type of infection, the outlook in case of outbreaks is devastating, as the number of patients undergoing surgical procedure on the same day is high, under similar risk conditions. In this context, Epidemiological Surveillance (VE) emerges as an important tool for elaboration of prevention procedures, monitoring and control of infections. As determined by the MS (BRASIL, 2017), health services that perform ophthalmological procedures must establish an Epidemiological Surveillance System for endophthalmitis, defining surveillance actions to be applied. Objective: To develop an Epidemiological Surveillance System through elaboration of a program / application to monitor, investigate, control and prevent endophthalmitis in ophthalmology services of EBSERH’s hospital network. Materials and methods: This is a methodological study with technological, descriptive divided into three stages: Stage I: review of literature Stage II: Application of semi-structured questionnaire with members of care teams of responsible sector for carrying out ophthalmologic surgeries for raising the diagnosis of the system used in the prevention of endophthalmitis Stage III: Development of specific Epidemiological Surveillance System for endophthalmitis. Results and discussion: Development of software for endophtalmitis. The system should carry out in a practical way analysis of: endophtalmitis distribution and frequency; profile of hospital’s involved microorganisms, including community germs infections considered as contaminants. It should also identify hospital’s endophtalmitis index (hospital infection) by procedure and for a specific period. For this notification system elaboration, a specific protocol was also added for prevention and intervention at endophtalmitis cases in the Institution. A good practice for ophtalmic surgical procedures handbook was also written.
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GILMARA BARBOSA DE MELO SILVA
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DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO MEDIADO POR TECNOLOGIA NA ATENÇÃO DE ENFERMAGEM A PACIENTES CANDIDATOS A TRANSPLANTE HEPÁTICO
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Orientador : RICARDO FERNANDO ARRAIS
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MEMBROS DA BANCA :
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RICARDO FERNANDO ARRAIS
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ALINE DE PINHO DIAS
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KARILANY DANTAS COUTINHO
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JUSSARA MELO DE CERQUEIRA MAIA
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JAQUELINE DIAS DO NASCIMENTO
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Data: 10/12/2020
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Estado da arte: O transplante hepático é um dos procedimentos mais complexos da cirurgia moderna. Sendo assim, seu sucesso depende de uma completa infraestrutura hospitalar, e de uma equipe multiprofissional treinada. A educação mediada por tecnologia torna-se uma aliada no desenvolvimento da capacitação e qualidade dos serviços. Problema: Como a produção de cursos mediados por tecnologias podem atuar na capacitação dos profissionais e no desenvolvimento de qualidade nas etapas do transplante hepático? Objetivo: Desenvolver um curso mediado por tecnologia na atenção de enfermagem a pacientes candidatos a transplante hepático. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação. O local de pesquisa foi, como passo inicial, a realização da coleta de dados em serviço de referência terciária, o Hospital Universitário do estado do Paraná por meio de entrevista no setor especializado, para dar subsídios para elaboração do módulo educacional. Resultados e Discussão: Desenvolveu-se um curso autoinstrucional para a plataforma AVASUS. O módulo educacional tem duração de 30h, dividido em quatro unidades distintas. Cada unidade contendo de duas a quatro aulas, com conteúdo atualizado abrangendo os cuidados relacionados a pacientes candidatos a transplante hepático com foco no pré e pós-operatório, alta hospitalar e acompanhamento ambulatorial. O curso tem como público alvo todo profissional de saúde, de nível médio ou superior, em especial a equipe de enfermagem. Conclusão: O módulo educacional: Atenção de enfermagem em pacientes candidatos a transplante hepático objetiva atualizar os profissionais quanto ao manejo do paciente dentro do contexto hospitalar, bem como adequado vínculo construtivo para alta e acompanhamento domiciliar e ambulatorial, disponibilizar o mesmo na plataforma AVASUS impactará positivamente na divulgação de saberes.
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State of the art: Liver transplant is one of the most complexes procedures for modern surgery. Therefore, its success depends on a complete hospital infrastructure, and a trained multidisciplinary team. Technology-mediated education becomes an ally on training and improvement of quality of services. Problem: How can the production of courses mediated by technology act on training professionals and improvement of quality in liver transplantation? Objective: Develop a technology-mediated course in nursing care for patients who are candidates for liver transplantation. Methodology: This is an action research. The location of research was, as an initial step, data collection in a tertiary reference service, the University Hospital of the state of Paraná through interviews at its specialized sector, providing data for elaboration of an educational module. Results and Discussion: A self-instructional course was created for AVASUS platform. This educational module, with 30 hours long, was divided into four distinct units that complement each other, the same with classes of two to four, with updated content covering the care related to patients who are candidates for liver transplant focusing on pre and post surgical routines, discharge hospital and outpatient follow-up. The course is aimed at all health professionals, of medium or higher level, especially the nursing team. Conclusion: The module “Nursing care in patients who are candidates for liver transplant” aims to update health professionals regarding the management of within the hospital context, as well as an adequate constructive link for discharge and home and outpatient follow-up, making it available on AVASUS platform will positively impact the dissemination of knowledge.
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NATHALIA ROCHA ALVES
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SUBSTITUIÇÃO OU COMPRA DE EQUIPAMENTOS MÉDICO HOSPITALARES PELA APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP
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Orientador : JOÃO PAULO QUEIROZ DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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AGNALDO SOUZA CRUZ
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ANTONIO HIGOR FREIRE DE MORAIS
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JAILTON CARLOS DE PAIVA
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JOÃO PAULO QUEIROZ DOS SANTOS
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Data: 11/12/2020
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A tecnologia tem dominado as práticas da medicina, de forma que, praticamente, todas as especialidades médicas dependem de alguma maneira de Equipamentos Médico-Hospitalares. Tal dependência aumenta a necessidade de implementar metodologias eficazes de gestão de tecnologias de forma que tornem os processos e decisões mais assertivas. Diante disso, tomou-se o Hospital Universitário de Lagarto como objeto de estudo a fim de avaliar sua gestão de tecnologias e principais deficiências. Desde 2015 quando foi incorporado pela rede EBSERH e passou a receber incentivos, principalmente pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), foi evidenciado expressivo crescimento e renovação do parque tecnológico do hospital com volumosas substituições de equipamentos médico hospitalares, porém, nenhum fluxo, processo ou política de substituição de equipamentos foi implantado ou utilizado. A construção de uma ferramenta de substituição direcionada ao Hospitais Universitários rede EBSERH pode proporcionar uma gestão mais eficaz do inventário de equipamentos dos HUs, melhorando a identificação atual daqueles que devem de ser substituídos. O que permitirá tomadas de decisões acertadas com erros minimizados.
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Technology has dominated the practices of medicine, so that virtually all medical specialties depend in some way on Medical Equipment. Such dependence increases the need to implement effective technology management methodologies to make processes and decisions more assertive. Given this, the Teaching Hospital of Lagarto was taken as the object of study in order to evaluate its technology management and major deficiencies. Since 2015, when it was incorporated by the EBSERH network and started to receive incentives, mainly from the National Program for the Restructuring of Federal Teaching Hospitals (Rehuf), there has been a significant growth and renovation of the hospital's technology park with voluminous replacements of hospital medical equipment. equipment replacement process, process or policy has been implemented or used. Making a replacement tool for the EBSERH Teaching Hospitals can provide more effective management of HU equipment inventory, improving the current identification of those that need to be replaced. This will allow you to make good decisions with minimized errors.
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VALDELANDA DE PAULA ALVES
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Empoderamento do paciente na redução de eventos adversos em hospitais.
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Orientador : JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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MEMBROS DA BANCA :
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HADELÂNDIA MILON DE OLIVEIRA
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ALINE DE PINHO DIAS
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JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
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SHEILA ANDREOLI BALEN
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Data: 14/12/2020
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A temática segurança do paciente tem sido discutida entre prestadores de serviços, instituições de saúde e governos em suas diferentes esferas, por mais de uma década. Neste sentido, é crescente o número de pesquisas demonstrando que a participação do paciente no seu cuidado é fundamental para evitar eventos adversos. O gerenciamento de riscos não só pela equipe, mas também pelo paciente e seu acompanhante, traz transparência e responsabilidade compartilhada no processo de tomada de decisão em saúde. Ainda assim, na prática clínica observa-se a necessidade da mudança no contexto de saúde sobre o empoderamento o paciente, sendo este, ator que deveria estar envolvido diretamente em seus cuidados. O cuidado centrado na pessoa torna, pois, o paciente um parceiro da equipe assistencial, podendo ele atuar como barreira para eventos adversos. Considerando um diagnóstico situacional realizado em 2019 no hospital no período entre 2015 a 2018, no qual o referido estudo foi realizado, contabilizou-se um total de 749 eventos adversos, deste um óbito, denominado Never events, um evento que não era para acontecer (VIGIHOSP, 2016). Objetivos: a) identificar, por meio de revisão sistemática da literatura, qual o impacto do empoderamento do paciente na redução de eventos adversos durante hospitalização; b) conhecer a percepção dos profissionais do HUGV/AM sobre o empoderamento do paciente na prevenção de eventos adversos; c) analisar o efeito de uma intervenção na rotina da equipe na redução de eventos adversos; d) produzir material educacional que deverá ser veiculado via AVASUS. Método: pesquisa de método misto composta por: a) um estudo de revisão sistemática da literatura para o qual foi utilizado protocolo específico com base no checklist PRISMA-P, baseado no acrônimo PICO, seguindo os critérios do checklist. As estratégias de busca foram aplicadas nos bancos de dados (Cochrane, Lilacs, PubMed, Scopus e Web of Science) e na literatura cinzenta (Google acadêmico, Open Gray, e ProQuest). O risco de viés foi avaliado usando a Lista de Verificação Crítica de Avaliação da Cochrane para estudos de intervenção e a qualidade das evidências foi avaliada pelo GRADE; b) um estudo de caso, transversal, do tipo exploratório-analítico; c) uma pesquisa aplicada, de intervenção com tecnologia leve, de médio prazo. Participaram dos estudos b e c os profissionais que atuaram na assistência de pacientes adultos internados na clínica médica do HGV/AM. d) pesquisa metodológica para o desenvolvimento de roteiro do material educativo. Foram realizadas análises quantitativas descritivas e inferenciais e qualitativas dos dados obtidos nos estudos. Resultados: a) Retornados, após aplicados os critérios de inclusão/exclusão 6 artigos para análise sistemática; b) os profissionais percebem que o empoderamento do paciente é importante para a prevenção de eventos adversos; c) durante o período de 1 ano, observando a inserção das perguntas sobre o empoderamento do paciente frente aos eventos adversos no formulário da rotina dos profissionais, houve diferença estatisticamente significativa na redução dos eventos adversos de identificação e de quedas, mas não nos eventos de lesão de pele e administração de medicamentos; d) após a revisão do roteiro, o mesmo encontra-se aprovado e será utilizado para a produção de material educativo via AVASUS, como parte do Curso Segurança do Paciente já existente na plataforma. Conclusão: O empoderamento do paciente e de seu acompanhante pode reduzir os efeitos adversos durante internação e a proposição de intervenções com tecnologia leve, como a inserção das perguntas no formulário de segurança do paciente representam uma possibilidade de baixo custo para a minimização de EA nos hospitais. A realização de estudos longitudinais com a adoção de outras intervenções para a conscientização de equipes de saúde, pacientes e seus acompanhantes sobre o seu papel na prevenção de eventos adversos é desejável.
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Introduction: The subject of patient safety has been discussed among service providers, health institutions and governments in its different spheres, for more than a decade. In this sense, the number of research is increasing, demonstrating that the patient's participation in their care is fundamental to avoid adverse events. Risk management not only by the team, but also by the patient and their companion, brings transparency and shared responsibility in the health decision-making process. Still, in clinical practice, there is a need for change in the health context about empowering the patient, who is the actor who should be directly involved in their care. Person-centered care, therefore, makes the patient a partner of the care team, which can act as a barrier to adverse events. Considering a situational diagnosis carried out in 2019 at the hospital in the period between 2015 and 2018, in which the referred study was carried out, a total of 749 adverse events were recorded, of which one died, called Never events, an event that was not supposed to happen ( VIGIHOSP, 2016). Aims: a) to identify, through a systematic review of the literature, the impact of patient empowerment in reducing adverse events during hospitalization; b) get to know the perception of HUGV / AM professionals about the patient's empowerment in the prevention of adverse events; c) analyze the effect of an intervention in the team's routine in reducing adverse events; d) produce educational material that must be transmitted via AVASUS. Method: mixed method research consisting of a) a systematic literature review study for which a specific protocol was used based on the PRISMA-P checklist, based on the acronym PICO, following the checklist criteria. The search strategies were applied in the databases (Cochrane, Lilacs, PubMed, Scopus, and Web of Science) and in the gray literature (Google scholar, Open Gray, and ProQuest). The risk of bias was assessed using the Cochrane Critical Assessment Checklist for intervention studies and the quality of evidence was assessed by GRADE; b) a cross-sectional, exploratory-analytical case study; c) medium-term, applied research using light technology. The professionals who worked in the care of adult patients admitted to the medical clinic of HGV / AM participated in studies b and c. d) methodological research for the development of a script for educational material. Quantitative descriptive, inferential, and qualitative analyzes were performed on the data obtained in the studies. Results: a) Returned, after applying the inclusion / exclusion criteria 6 articles for systematic analysis; b) professionals perceive that patient empowerment is important for the prevention of adverse events; c) during the period of 1 year, observing the insertion of questions about the patient's empowerment in the face of adverse events in the professionals' routine form, there was a statistically significant difference in the reduction of adverse identification events and falls, but not in the events of skin damage and medication administration; d) after revising the script, it is approved and will be used for the production of educational material via AVASUS, as part of the Patient Safety Course already on the platform. Conclusion: The empowerment of the patient and his companion can reduce adverse effects during hospitalization and the proposition of interventions with light technology, as the insertion of questions in the patient safety form represents a low cost possibility for minimizing AE in hospitals. Longitudinal studies with the adoption of other interventions to raise awareness among health teams, patients, and their companions about their role in preventing adverse events are desirable.
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PIERRE ANDRADE FREIRE
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Sistema de informações auditivas em escolares
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Orientador : RICARDO FERNANDO ARRAIS
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MEMBROS DA BANCA :
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RICARDO FERNANDO ARRAIS
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JOSELI SOARES BRAZOROTTO
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FABIANA CRISTINA MENDONCA DE ARAUJO
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JAILTON CARLOS DE PAIVA
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Data: 17/12/2020
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Estado da arte: A saúde auditiva de escolares é fundamental para o seu processo de aprendizagem. No Programa Saúde do Escolar do Ministério da Saúde e da Educação é preconizado a identificação de escolares com risco para alterações audiológicas, bem como ações e estratégias que visem promover a saúde auditiva. Há uma lacuna quanto a soluções mediadas por tecnologia na gestão de trabalho envolvendo a Educação e a Saúde do Escolar que possam contribuir para o processo de armazenamento, comunicação e integração entre ações da escola, família, atenção primária e especializada à saúde. Objetivo: Desenvolver um sistema de informações sobre a audição de escolares. Metodologia: Este estudo é a produção tecnológica de um sistema web. No desenvolvimento do sistema foram realizadas as seguintes fases: (1) Definição dos requisitos funcionais, não funcionais e regras de negócios do sistema a partir de reuniões entre pesquisadores da área da fonoaudiologia e da tecnologia; (2) Elaboração de protótipo inicial para validação das informações utilizando o Balsamiq Mockups; (3) Elaboração da modelagem do banco de dados do sistema, utilizando a ferramenta SQL Power Architect. O banco de dados utilizado foi Postgresql; (4) Codificação e desenvolvimento. O sistema foi desenvolvido em PHP com Framework Laravel, Javascript, HTML 5 e CSS; (5) Testes e validação do sistema com fonoaudiólogos com inserção de informações no sistema. Foi aplicado um questionário de avaliação, além da emissão pelos mesmos de relatório descritivo com potencialidades, fragilidades e sugestões para aprimoramento do sistema; (6) Registro do software e (7) Implementação do sistema. Resultados: O SAE é um sistema web, sendo acessado por login e senha. Tem como usuários profissionais da unidade escolar e da unidade de saúde de referência da escola, bem como gestores da educação e saúde com permissões distintas quanto a cadastrar, editar, excluir e visualizar as informações do sistema. As informações sobre a audição dos escolares envolvem os resultados de testes de triagem auditiva individuais, dos questionários aos professores e pais, bem como de formulário de análise do ambiente acústico das salas de aulas nas escolas. Estas informações podem ser armazenadas, analisadas e visualizadas no SAE pela unidade de saúde de referência para tomada de decisões individuais e coletivas. Nos testes realizados pelos fonoaudiólogos os mesmos cadastraram sete UBS, quatro escolas, 40 alunos, sendo 10 de cada escola e diferentes séries, um formulário com resultado do teste de triagem auditiva e um questionário de risco para pais. Ambos os questionários foram preenchidos com dados individuais dos 40 alunos. A avaliação inicial do SAE foi satisfatória quanto a usabilidade e a flexibilidade no cadastro das UBS, Escolas, Alunos e das respostas aos dois questionários. Há necessidade de aprimoramento de funções de edição e exclusão, bem como de visualização dos relatórios. Conclusão: O SAE, na versão apresentada, tem funcionalidade no banco de dados com potencialidade para contribuir nos processos de trabalho entre a atenção básica à saúde e as escolas públicas contribuindo diretamente para a saúde auditiva dos escolares. Ainda é necessário o aprimoramento do SAE quanto ao gerenciamento de informações.
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State of the art: Schoolchildren hearing health is fundamental for their learning process. In the School Health Program of the Ministry of Health and Education, it is recommended to identify students at risk for hearing loss, as well as actions and strategies aimed at promoting hearing health. There is a gap regarding solutions mediated by technology in the management of work involving Education and School Health that can contribute to storage, communication and integration processes between school, family, primary and specialized health care actions. Objective: To develop an information system about schoolchildren hearing. Methodology: This study is web system technological production. For system development, the following phases were carried out: (1) Definition of system’s functional, non-functional requirements and business rules based on meetings between researchers of both fields (health and technology); (2) Elaboration of an initial prototype to validate information using Balsamiq Mockups; (3) Modeling of system database, using the SQL Power Architect tool. Database used was Postgresql; (4) Coding and development. The system was developed in PHP with Laravel Framework, Javascript, HTML 5 and CSS; (5) Tests and system validation with audiologists with insertion of information in the system. An evaluation questionnaire was applied, in addition to the issuance of a descriptive report with potential, weaknesses and suggestions for system improvement; (6) Software registration and (7) System implementation. Results: The hearing information system for schoolchildren (HSS) is a web-based system, accessed by login and password. It has as users, professionals of the school unit and the school's health reference unit, as well as education and health managers with different permissions as to register, edit, delete and view the system information. Information about students' hearing involves results of individual hearing screening tests, questionnaires to teachers and parents, as well as a form for analyzing the acoustic environment of school classrooms. This information can be stored, analyzed and viewed in the HSS by the referral health unit for individual and collective decision-making. Tests performed by audiologists registered seven UBS, four schools, 40 students, 10 from each school and different school grade, a form with the result of the hearing screening test and a risk questionnaire for parents. Both questionnaires were filled with students’ individual data. Initial assessment of HSS was satisfactory in terms of usability and flexibility for registration at Basic Health Units, Schools, Students and the responses to the two questionnaires. There is a need to improve editing and deletion functions, as well as viewing reports. Conclusion: The HSS, in the preliminary version presented, has fair functionality with the potential to contribute for work processes between primary health care and public schools, contributing directly to hearing health of students. It is still necessary to improve the HSS regarding information management.
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DANIELLY ACIOLI GALVÃO DE SOUZA
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SURGERY REMEMBER: ferramenta de mitigação das suspensões cirúrgicas
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Orientador : IRAMI ARAUJO FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ALDAIR DE SOUSA PAIVA
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AMALIA CINTHIA MENESES DO REGO
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IRAMI ARAUJO FILHO
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RICARDO FERNANDO ARRAIS
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RICARDO PIRES DE SOUZA
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Data: 18/12/2020
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O uso de telefone celulares tem aumentado drasticamente. Essa mudança na forma de comunicação entre os indivíduos fornece um grande potencial para o envolvimento no cuidado do paciente, apoiando o seu autogerenciamento e promovendo responsabilidade compartilhada com os serviços de saúde. Melhorar a comunicação, facilita o cumprimento dos procedimentos programados e reduz as suspensões cirúrgicas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma ferramenta de comunicação denominada Surgery Remember para mitigar as suspensões cirúrgicas por absenteísmo do paciente. Trata-se de um estudo de produção tecnológica dividido em quatro etapas: revisão da literatura, análise do perfil administrativo do hospital em estudo, desenvolvimento do software e mapeamento de processo para implementação do Surgery Remember. Considerando a problemática do absenteísmo como principal causa de suspensão cirúrgica nos últimos três anos, o desenvolvimento desse sistema visa reduzir os cancelamentos de cirurgias. O envio de mensagens três dias antes do procedimento cirúrgico, possibilita a substituição de pacientes no caso da confirmação do não comparecimento, otimizando os recursos humanos e materiais do centro cirúrgico. A confirmação da realização da consulta pré-anestésica também é positiva para verificação da melhoria da assistência perioperatória. Portanto, o software desenvolvido além de ser viável e de fácil implementação, possibilita o acréscimo de outras funcionalidades de acordo com a necessidade demonstrando ser favorável na resolução da problemática exposta.
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Cell phone usage has increased dramatically. This change in the form of communication between the owners offers great potential for involvement in patient care, supporting their self-management and shared promotion with health services. Improve communication, facilitate compliance with scheduled procedures and reduce surgical suspensions. Thus, the objective of this work was to develop a communication tool called Surgery Remember to mitigate surgical suspensions due to patient absenteeism. It is a study of technological production divided into four stages: review of the literature, analysis of the administrative profile of the hospital under study, software development and process mapping for the implementation of the surgery Remember. To approach the problem of absenteeism as the main cause of surgical suspension in the three years, the development of this system aims to reduce cancellations of surgeries. The sending of messages three days before the surgical procedure, allows the replacement of patients in case of no-show, optimizing the human and material resources of the operating room. Confirmation of the pre-anesthetic consultation is also positive to verify the improvement of perioperative care. Therefore, the software developed, in addition to being viable and easy to implement, allows the addition of other options according to the need, proving to be favorable in solving the exposed problem.
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GUSTAVO KLEBER BEZERRA COUTINHO
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SOS Sífilis: Aplicativo de celular para mapeamento das redes de atenção à sífilis
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Orientador : DANILO ALVES PINTO NAGEM
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MEMBROS DA BANCA :
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DANILO ALVES PINTO NAGEM
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HERTZ WILTON DE CASTRO LINS
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JAILTON CARLOS DE PAIVA
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LEONARDO JUDSON GALVAO DE LIMA
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Data: 21/12/2020
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A Sífilis é uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns no mundo, com milhões de pessoas infectadas todos os anos, apesar de existirem medidas simples de prevenção através do preservativo e opções de tratamento eficazes e consideravelmente baratas. Em 2016, no Brasil, a sífilis se tornou um problema de saúde pública, necessitando de um mapeamento das redes de atenção específicos para à sífilis. Nos dias atuais o uso do celular se tornou unânimidade, a população esta cada vez mais ligada e dependente dessa tecnologia, de acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil possui 230 milhões de celulares ativos. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQAB) tem como objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica fornecendo dados públicos que possam ser utilizados nessa melhoria. O estudo proposto teve como objetivo desenvolver um aplicativo que auxilie as Redes de Atenção à Sífilis a mapear informações sobre a infecção e assim melhorar o combate a sua proliferação. Nesse trabalho foi desenvolvido uma plataforma Mobile, com o framework Flutter em linguagem Dart, que irá extrair da plataforma PMAQAB, dados sobre as unidades de saúde que atuam no combate a Sífilis, em seguida, foi feita a integração com ferramentas Google capazes de informar a geolocalização dessas unidades de saúde, fornecer informações de acesso, além de suprir dados relacionadas a demanda do usuário do aplicativo. Com base no que foi exposto, podemos concluir que o Brasil falhou no combate a Sífilis e precisa de novos projetos capazes de melhorar a sua eficácia na proliferação dessa bactéria. Portanto, esse aplicativo pode auxiliar no mapeamento das redes de atenção à Sífilis além de se tornar um módulo para um sistema de gestão de casos, podendo mapear diversas outras doenças além da Sífilis.
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Syphilis is one of the most common sexually transmitted infections (STIs) in the world, with millions of people infected each year, although there are simple condom prevention measures and effective and considerably inexpensive treatment options. In 2016, in Brazil, syphilis became a public health problem, requiring a mapping of syphilis-specific care networks. Nowadays the use of mobile phones has become unanimous, the population is increasingly linked and dependent on this technology, according to the 30th Annual Survey on Administration and Use of Information Technology in Business, conducted by the Getúlio Vargas Foundation of São Paulo ( FGV-SP), Brazil has 230 million active cell phones. The National Program for the Improvement of Access and Quality of Primary Care (PMAQAB) aims to induce the expansion of access and the improvement of the quality of primary care by providing public data that can be used for this improvement. The proposed study aimed to develop a application that helps the Syphilis Attention Networks to map information about the infection and thus improve the fight against its proliferation. In this work was developed a Mobile platform, with the Flutter framework in Dart language, which will extract from the PMAQAB platform, data on health units that fight against Syphilis, then was integrated with Google tools able to inform the geolocation of these health facilities, provide access information, as well as supply data related to the application user demand. Based on the above, we can conclude that Brazil has failed to fight Syphilis and needs new projects capable of improving its use. proliferation of this bacterium. Therefore, this application can help in the mapping of syphilis care networks in addition to becoming a module for a case management system, and can map several other diseases besides syphilis.
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ANA CAROLINA LÔBO DOS SANTOS
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CONSULTA DE ENFERMAGEM AMBULATORIAL EM CARDIOLOGIA: UMA PESQUISA CONVERGENTE ASSISTENCIAL
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Orientador : MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLA SUELLEN PIRES DE SOUSA
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MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
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RICARDO FERNANDO ARRAIS
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SIMONE PEDROSA LIMA
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Data: 22/12/2020
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Introdução: As doenças cardiovasculares (DCV) apresentam alto índice de mortalidade no Brasil e no mundo, representando impacto significativo para o sistema de saúde e para a qualidade de vida dos indivíduos. A atuação do enfermeiro nas ações voltadas para o autocuidado, adesão aos tratamentos e estilo de vida saudável podem trazer resultados positivos para a redução e controle dos casos dessas doenças. Nesse contexto, a consulta de enfermagem apresenta-se como cenário ideal para realizar tais intervenções. Objetivo: Construir modelo de consulta de enfermagem para o ambulatório de cardiologia do HUWC, em Fortaleza/CE. Metodologia: Pesquisa qualitativa, que utilizou a metodologia da Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) com o intuito de construir coletivamente o modelo de consulta de enfermagem proposto. Definiu-se com a equipe de enfermagem do ambulatório os principais elementos que deveriam estar presentes na consulta de enfermagem para os pacientes do serviço; identificando os elementos necessários nesses atendimentos. Resultados: O produto deste estudo foram instrumentos direcionados para as consultas de enfermagem ambulatoriais em cardiologia do HUWC. Espera-se qualificar o processo de trabalho do serviço, além de favorecer a integração dos enfermeiros nos processos de ensino aprendizagem e uniformização de condutas. Conclusão: A construção coletiva dos instrumentos para a consulta de enfermagem trouxe reflexões sobre a ciência e a prática assistencial, destacou as dificuldades existentes e as perspectivas de melhorias. Ressalta-se que esforços ainda são necessários para que ocorra a implantação do que foi construído, mas a pesquisa contribuiu para preencher a lacuna existente na assistência de enfermagem e reforçou a importância da atuação do enfermeiro no serviço, uma vez que modelo criado pode ser inserido no atual sistema utilizado pelo hospital (AGHU) e, futuramente, no prontuário eletrônico do paciente.
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Studies reveal the high mortality of cardiovascular diseases (CVD) in Brazil and worldwide, highlighting its impact on the health system and on the quality of life of individuals. The performance of nurses brings substantial improvements in self-care, adherence to treatments and healthy lifestyle, indispensable points for reduction and control of CVD cases, and nursing consultation is the ideal time for these interventions. The cardiology outpatient clinic of the Walter Cantídio University Hospital (HUWC), in Fortaleza / CE, has a nursing team that daily monitors the medical treatment of patients and the preparation for exams and surgeries. However, the team does not have an adequate validated instrument for These consultations, which follow the steps of the nursing process according to Resolution COFEN 358 of 2009. The objective was to build a nursing consultation model for the HUWC cardiology outpatient clinic in Fortaleza / CE. This is a qualitative research, which will use the methodology of Convergent Care Research (PCA) in order to collectively build the proposed nursing consultation model. In PCA, there is the immersion of the researcher in the research field, acting in the field of study and being part of the reality studied, in addition to the participation of other professionals involved in the care setting, with the meeting between the care and research actions in order to generate change. It is proposed to define with the outpatient nursing team what would be the necessary nursing consultation for patients inserted in the service; identifying the necessary elements in these consultations to then collectively construct nursing registry instruments and the outpatient cardiology nursing consultation model that can be inserted in the current system used by the hospital (AGHU) and, in the future, in the patient's electronic medical record. Finally, the study proposes to validate and implement the built nursing consultation model and describe the steps taken for its implementation. This work is expected to qualify the work process of the HUWC Cardiology Outpatient Clinic, since the team will participate in the change process and the nursing consultation will be based on the scientific knowledge and legislation of the profession.
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DANIEL FONSECA DO NASCIMENTO
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Sistema de gestão da capacitação em Ensino na Saúde do HUOL
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Orientador : DANILO ALVES PINTO NAGEM
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MEMBROS DA BANCA :
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DANILO ALVES PINTO NAGEM
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CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
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HERTZ WILTON DE CASTRO LINS
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ERNANO ARRAIS JUNIOR
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AGNALDO SOUZA CRUZ
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Data: 22/12/2020
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Um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde brasileiro, é referência internacional e modelo para outros países que aspiram sistemas de saúde com melhor equidade. Para dar conta de toda dessa intrincada rede de atenção à saúde, são necessários vultuosos investimentos em infraestrutura, tecnologia e essencialmente na gestão do capital intelectual, realizada principalmente por meio de sistemas de informação em saúde. Uma das alternativas de assegurar que a população seja assistida com excelência é por meio do processo de educação contínuo e permanente dos profissionais de saúde. Para se ter ideia da dimensão da necessidade de aprimoramento desse capital humano, apenas em um dos hospitais universitários ligados a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, são realizados anualmente mais de 1 milhão de procedimentos entre média e alta complexidade. Nesse universo, é cediço que a fragilidade na gestão do capital intelectual no âmbito hospitalar, pode refletir negativamente não apenas no comportamento dos profissionais de saúde como nas práticas assistenciais e acadêmicas. Assim sendo, este estudo apresenta questionamentos acerca de como seria possível tornar a gestão de soluções de aprendizagem mais efetiva, de modo a possibilitar o aprimoramento contínuo dos profissionais de saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). À vista disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver o sistema web de Gestão de Soluções de Aprendizagem – Logos!, visando o aprimoramento do capital intelectual do HUOL, por meio de uma revisão da literatura sobre a gestão da educação em saúde e o desenvolvimento de software na perspectiva de uma metodologia ágil; especificação e modelagem dos requisitos do software e seus diagramas pertinentes; desenvolvido e testado as funcionalidades do software; e a realização de simulações do sistema com a área de desenvolvimento de pessoas do hospital com o fito de se obter a validação do software. Para alcançar o objetivo, o trabalho foi guiado por um estudo de natureza aplicada, delineado sob a perspectiva exploratória-descritiva e com uma abordagemestruturada qualitativamente, valendo-se procedimentalmente de uma pesquisa-ação, tendo este ínterim o desenvolvido de um software em três etapas: Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação dentro da metodologia Scrum. Como resultado, inferiu-se que as organizações, não importam seu tamanho, área de atividade ou segmento de atuação, dependem, pelo menos ainda, do conhecimento e das habilidades humanas para serem eficazes e, à vista disso, uma das alternativas viáveis é o investimento consciente e sustentável na promoção de uma cultura permanente de qualificação profissional e de formação humana, valendo-se para isso, o uso de tecnologias disponíveis, tais como softwares que auxiliam na gestão dessas diversas experiencias de aprendizagem que ocorrem simultaneamente em um ambiente universitário. Assim sendo, conclui-se que o sistema LOGOS! pode auxiliar o HUOL a conhecer melhor o capital intelectual da instituição em razão da possibilidade do gerenciamento de modo quantitativo e qualitativo da qualificação profissional dos colaboradores, além de permitir que todos os usuários do sistema possam interagir de forma autônoma, proporcionando economia de tempo e a geração de indicadores de treinamentos que subsidiam uma tomada de decisão assertiva.
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One of the largest public health systems in the world, Brazilian Unified Health System, is an international reference and model for other countries that aspire to health systems with better equity. In order to take care of all this intricate health care network, large investments in infrastructure, technology and essentially in the management of intellectual capital are necessary, carried out mainly through health information systems. One of the alternatives to ensure that the population is assisted with excellence is through the process of continuous and permanent education of health professionals. In order to have an idea of the dimension of the need to improve this human capital, in just one of the university hospitals linked to the Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, more than 1 million procedures between medium and high complexity are performed annually. In this universe, it is well known that the weakness in the management of intellectual capital in the hospital environment, can negatively reflect not only in the behavior of health professionals but also in care and academic practices. Therefore, this study raises questions about how it would be possible to make the management of learning solutions more effective, in order to enable the continuous improvement of health professionals at Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Thus, this work aimed to develop a web system, Gestão de Soluções de Aprendizagem – Logos, aiming at improving the intellectual capital of HUOL, through a literature review on health education management and softwaredevelopment in perspective of an agile methodology; specification and modeling of software requirements and their relevant diagrams; developed and tested the software functionalities; and conducting system simulations with the hospital's development area for the purpose of obtaining software validation. To achieve the objective, the work was guided by a study of an applied nature, outlined from an exploratorydescriptive perspective and with a qualitatively structured approach, using procedurally an action research, having this meantime developed a software in three stages: Planning, Development and Evaluation within the Scrum methodology. As a result, it was inferred that organizations, regardless of their size, area of activity or segment of activity, depend, at least yet, on human knowledge and skills to be effective and, in view of that, one of the viable alternatives is the conscious and sustainable investment in the promotion of a permanent culture of professional qualification and human formation, making use of available technologies, such as software that assist in the management of these diverse learning experiences that occur simultaneously in a university environment. Therefore, it is concluded that the LOGOS! can help HUOL to better understand the institution's intellectual capital due to the possibility of managing the professional qualification of its employees in a quantitative and qualitative way, in addition to allowing all users of the system to interact autonomously, providing time savings and generation of training indicators that support an assertive decision making.
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