A (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo resenha acadêmica
Responsabilidade enunciativa; modalização autonímica; análise textual dos discursos; resenha acadêmica
O presente trabalho se circunscreve no âmbito da Análise Textual dos Discursos, abordagem concebida no interior da Linguística Textual e que visa a analisar a produção co(n)textual do sentido em textos concretos. Nosso propósito, nesse estudo, é identificar, analisar, descrever e interpretar a (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico discursivo resenha. Adotamos como categoria de análise os fenômenos da modalização autonímica apontado por Adam (2011) como uma das categorias possíveis para verificar o grau da responsabilidade enunciativa nos enunciados. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa de base interpretativista, seguindo o método da análise documental. Nosso corpus se constitui de 21 resenhas na área de Línguística publicadas na Revista Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (DELTA). O referencial teórico desta pesquisa se fundamenta em Adam (2011), Guentchéva (1994), Authier-Revuz (1998, 2004), Nolke (2008), Ducrot (1987) e Rabatel (2003, 2005, 2007). Nossas reflexões teóricas aplicadas aos nossos dados têm nos mostrado um sujeito que, na tentativa de deixar seu discurso transparente, acaba evidenciando a não transparência de suas palavras, deixando claro, em determinando ponto de sua enunciação, certo distanciamento enunciativo.