Banca de DEFESA: ANA PRISCILA GRINER

DISCENTE: ANA PRISCILA GRINER
DATA: 23/08/2013
LOCAL: Auditorio "C''

A LINGUAGEM DO BLOG ESCOLAR EM UM TRABALHO COM MULTILETRAMENTOS:COMPARTILHANDO SENTIDOS

Linguagem, multiletramento, blog escolar

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Esta pesquisa, inserida no campo da Linguística Aplicada, tem por objetivo analisar a linguagem de um blog escolar, desenvolvido com a participação de alunos, resultante de um trabalho ancorado na concepção dos multiletramentos, com foco na construção de sentidos. A pesquisa se desenvolve a partir da confecção e manutenção de um blog escolar, o Ieceblog, com alunos do Ensino Fundamental II, desde 2008, em uma escola da rede privada de Natal. Justifica-se a investigação das manifestações de linguagem produzidas em um blog escolar mediante a demanda das concepções interativas de leitura e escrita no meio digital. Dada a constatação de que as novas tecnologias são uma realidade dentro das escolas que se abrem para as práticas dos multiletramentos, pressupõe-se que texto, imagem, vídeo, áudio, signos não gráficos e hipertexto potencializam a interação produzida, em que alunos se tornam autores reais. Nessa perspectiva, destacam-se as vozes pertencentes aos enunciados que se formam através das postagens e dos comentários escolhidos para análise e reflexão sobre o espaço do blog como locus de produção de sentidos, inserido no ambiente escolar e no mundo, assim como para a identificação dos recursos de linguagem usados para potencializar os sentidos que emergem. A partir da visão de dialogismo conceitualizada pelo Círculo de Bakhtin, a pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista se aprofunda na experiência de um blog escolar com foco na linguagem digital em sintonia com a visão de letramento digital. A partir das postagens do blog, elege-se um corpus que favoreça a exposição das diferentes manifestações de linguagem na concepção dos multiletramentos digitais. O estudo aponta para a tensão existente entre as vozes atuantes em várias direções, revelando a unidade falseada das postagens, que, sob o olhar analítico, faz surgir múltiplos significados de maneira responsiva. A análise do diálogo que entremeia a interação no meio digital torna mais visível que os eventos dos multiletramentos mediados pela linguagem estão para além da estrutura da língua e faz repensar as práticas escolares.

Presidente - 2211871 - RENATA ARCHANJO
Interno - 1555334 - ORLANDO VIAN JUNIOR