A LINGUAGEM DO BLOG ESCOLAR EM UM TRABALHO COM MULTILETRAMENTOS:COMPARTILHANDO SENTIDOS
Linguagem, multiletramento, blog escolar
Esta pesquisa, inserida no campo da Linguística Aplicada, tem por objetivo analisar a linguagem de um blog escolar, desenvolvido com a participação de alunos, resultante de um trabalho ancorado na consepçao dos multiletramentos, com foco na construção de sentidos. A pesquisa se desenvolve a parti da confecção e manutenção de um blog escolar, o Ieceblog, com alunos do Ensino Fundamental II, desde 2008, em uma escola da rede privada de Natal. Justica-se a insvestigação das manifestações interativas de leitura e escrita no meio digital. Dada a constatação de que as novas tecnologias são realidade dentro das escolas que se abrem para as práticas de multiletramento, pressupõe-se aque texto, imagem, vídeo, áudio, signos não gráficos e hipertexto potencializam a interação produzida em que alunos se tornam autores reais.. Nessa perpesctiva, destacam-se as vzes pertecentes aos eniciados que formam através das postagens e dos comentários escolhisdos para análise e reflexão sobre o espaço do blog como para indentificação dos recursos de linguagempara pontecializar os sentidos que emergem, A parti da visão de dialogismo conceitalizada pelo Círculo de Bakhtin, a pesquisa de cunho qualitativo-interpretavista se aprofunda na experiência de um blog escolar com foco na linguagem digital em sitonia com a visão de letramento digital. O estudo aponta para a tensão existente entre as vozes atuantes em várias direções, revelando a unidade falseada das postagens, que, sob o olhar analítico, faz surgir múltiplos siginificados de mandeira responsiva. A análise do diálogo que entremeia a interação no meio digital torna mais visível que os eventos dos multiletramentos mediados pela linguiagem estão para além da estrutura da língua e faz repensar as práticas escolares