A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE LEITOR EM MEMÓRIAS DE LEITURA
Gêneros discursivos. Memórias de leitura. Ethos discursivo. Exotopia do olhar.
Nesse trabalho, analisamos o gênero discursivo “memórias de leitura” de alunos que participaram de um curso de formação continuada na UFRN. Temos como objetivo compreender a construção da imagem de si no discurso desses alunos no entrecruzamento do olhar exotópico (de si e do outro). Para realizar a análise, adotamos como pressuposto teórico base os estudos de Bakhtin (1997, 2003, 2010) sobre gêneros discursivos, enunciado, vozes sociais e exotopia. Para compreender a noção de ethos discursivo nos ancoramos nos estudos realizados por Maingueneau (2008) e Charaudeau (2005). No que concerne à concepção de leitura, adotamos os referenciais teóricos de Garcez (2002), Freire (2008) os quais compartilham da mesma visão de que a leitura é um processo interacional/dialógico que ocorre entre as subjetividades dos participantes da atividade leitora; Silva Neto (2007) faz uma reflexão sobre a leitura literária na escola; e Rojo (2009) que trata a leitura como um processo de inclusão social. Pelo fato do gênero discursivo “memórias de leitura” fazer remissão à temática “memória” e estar relacionada ao contexto de formação de professores, nos respaldamos teoricamente em Nóvoa (2005), que trata dos dispositivos que procuram favorecer a rememoração das práticas dos professores. Situada na área da Linguística Aplicada, a pesquisa se alinha à abordagem qualitativo-interpretativista de base sócio-histórica. A partir da análise dos dados, concluímos que, em conjunto, os aspectos composicionais, temáticos e estilísticos do gênero em questão e as vozes sociais que emergiram do enunciado foram fundamentais para a categorização das imagens de leitor que os alunos construíram no discurso.