Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA DA SILVA MIRANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA APARECIDA DA SILVA MIRANDA
DATA: 05/07/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório C
TÍTULO:

Efeitos de sentidos das não coincidências do dizer na escrita acadêmica


PALAVRAS-CHAVES:

Escrita acadêmica; Heterogeneidade; Não-coincidências do dizer


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Esta dissertação, cujo título é: “Efeitos de sentidos das não coincidências do dizer na escrita acadêmica”, originou-se de estudos e reflexões desenvolvidos no interior do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso – GETED - Departamento de Letras da UFRN. A temática da pesquisa surgiu a partir de trabalhos desenvolvidos pelo grupo, motivados por estudos realizados por Fabiano (2004; 2007). Tais pesquisas problematizam questões relativas à escrita como produção de conhecimento na Universidade e tem como base teórica a Análise do Discurso (doravante AD) de linha francesa. Nesta pesquisa, partimos dos conceitos de heterogeneidade de Authier-Revuz (1998, 2004; 2000; 2011) no que concerne a heterogeneidade constitutiva e a heterogeneidade mostrada, marcada e não marcada na materialidade linguística do enunciado, representada linguisticamente por expressões em que o enunciador se desdobra em dois, um que diz e o outro que se pronuncia de algum modo sobre esse dizer, produzindo formas linguísticas “inventariáveis”, reveladoras da refletividade em torno da própria enunciação. Trata-se de momentos pontuais do enunciado, nos quais, normalmente, uma comunição transparente dá lugar ao outro na materialidade do texto, faz revelar a não coincidência do dizer, princípio constitutivo de todo discurso. A escrita acadêmica tomada como produção de conhecimento coloca naquele que escreve a necessidade de encontrar formas de se relacionar com o conhecimento culturalmente produzido. Nesse contexto, nos interrogamos: Como um pesquisador em formação se relaciona com a teoria ao mobilizar um conceito de área e colocá-lo em funcionamento?  Para tanto, propomos como objetivo geral, analisar marcas linguísticas que indiciem como um sujeito em formação se relaciona com a teoria. Como objetivos específicos, propomos: a) verificar, por meio da análise de expressões linguísticas, o modo como o pesquisador interpreta conceitos de área, organizando e reformulando-os em seu texto; e b) analisar como um conceito de área é mobilizado na análise dos dados.  O corpus é constituído de dez dissertações de mestrado da área de linguística que abordam conceitos bakhtinianos da década de 2000, disponíveis no Portal de Domínio Público - CAPES. Para compor um recorte metodológico, selecionamos, aleatoriamente, três dissertações entre as dez que denominamos por: D1 /2001; D2 /2006; D3/ 2008. Para a análise, os excertos foram transcritos literalmente das dissertações tendo como referência a comparação entre o texto fonte (textos de autores citados pelo pesquisador) e textos produzidos por este. A hipótese é a de que, ao mobilizar um conceito teórico o pesquisador se utiliza de procedimentos linguísticos, nos quais, é possível identificar marcas linguísticas que podem demonstrar a relação que estabelece com as leituras realizadas ao longo de sua formação. Nos excertos analisados, observamos formas linguísticas (discurso direto e indireto, verbos, pronomes, conectores, nomes de autores, discurso segundo) que produzem diferentes efeitos no modo como o pesquisador se relaciona com a teoria. Essas expressões linguísticas “inventariáveis” revelam no fio do dizer a lida do sujeito com o legado cultural que o precedeu.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interno - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Externo à Instituição - MARINALVA VIEIRA BARBOSA - UFTM
Externo à Instituição - THOMAS MASSUO FAIRCHILD - UFPA
Notícia cadastrada em: 29/05/2013 10:49
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