SUJEITOS E ATORES SOCIAIS NAS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SERGIPE: uma análise crítica em tempos de Ideb
Análise Crítica do Discurso, Professores, Atores Sociais, Sujeitos, Avaliações Estandardizadas.
Situada nos estudos de Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2002, 2006; CELANI, 2000,2005; PENYCOOK, 2006; RAJAGOPALAN, 2006), esta tese se apresenta numa perspectiva interdisciplinar (Análise Crítica do Discurso, Sociologia para Mudança Social, Estudos Culturais e Linguística Sistêmico-Funcional). O objetivo geral da pesquisa foi analisar os discursos de professores do Ensino Fundamental em Sergipe, a partir das representações discursivas dos atores sociais, os processos de subjetivações e suas identidades fragmentadas, no contexto de avaliações estandardizadas, ante os requerimentos de práticas pedagógicas globalistas, pautadas pela gestão de resultados. A análise crítica desses discursos foi motivada pela rapidez com que as exigências da inovação adentram na sala de aula, visando ao alcance de metas nos índices dos rankings que configuram o discurso globalista da gestão nacional da educação, a exemplo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), fazendo com que os docentes modifiquem seus discursos, silenciem ou resistam. O trabalho foi endossado inicialmente pelas linhas teóricas da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2006) e traz uma proposta para esse fim: a ASCD – Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso (PEDROSA, 2012, 2013). O estudo é de cunho qualitativo-interpretativo da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; RAMALHO E RESENDE, 2011), e para tal, foram utilizadas entrevistas semiabertas como instrumento de geração dos dados (BAUER e GASKELL, 2011; GILL, 2011). O corpus compõe-se de treze relatos de docentes de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, que atuam nas quinze escolas elencadas como recorte para a pesquisa na Diretoria Regional de Ensino (02) - estado de Sergipe. As narrativas desses professores tratam das impressões, expectativas e ações destes em prol da gestão de resultados que os mesmos estão submetidos. O panorama analítico de linha sociológica e discursiva parte das categorias pan-semióticas (Inclusão e Exclusão) constantes teoria da Representação dos Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 1997). Para apresentação dos processos de subjetivação desses professores, o trabalho se vale da proposta socioanalítica de classificação dos sujeitos, fruto do trabalho do indivíduo na “Gestão Relacional de Si”, oriunda da Sociologia para Mudança Social (BAJOIT, 2006, 2009). As análises discursivas foram textualmente orientadas, em sua maioria, pelo aporte da Gramática Sistêmico Funcional, especificamente pelos processos do Sistema de Transitividade postulado por Halliday, (1985); Halliday e Mathiessen, (2004); Eggins (2004); Cunha e Souza (2011). O trabalho trouxe o campo dos Estudos Culturais para o diálogo e apresentação das identidades fragmentadas dos docentes no contexto da modernidade tardia (GIDDENS, 2002; HALL, 2011). A tese proporcionou uma reflexão sobre a condição do docente, imerso nesse contexto de construção de saberes do atual sistema educacional brasileiro, as avaliações estandardizadas, os índices de desenvolvimento, as metas e os rankings. As considerações e desdobramentos desta pesquisa versaram sobre as emergentes práticas sociais dos professores e a necessidade de formação docente inicial e continuada planejadas para o novo momento que se delineia.