Banca de QUALIFICAÇÃO: ZELIA XAVIER DOS SANTOS PEGADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZELIA XAVIER DOS SANTOS PEGADO
DATA: 17/05/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 304 CCHLA
TÍTULO:

OS MODELOS DE SITUAÇÃO E O PROCESSO DE COMPREENSÃO NO TEXTO NARRATIVO NO PADRÃO DISCURSIVO DIÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Narrativa. Modelos de Situação. Processo de Compreensão.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Nas últimas décadas, o percurso das investigações na área cognitiva deixa pistas de um processo de construção realizado pelo sistema cognitivo humano em vários níveis. Para tanto, envolve guias aplicados às várias informações que estão sendo recebidas para compreender a construção das representações cognitivas das situações textuais, os chamados modelos de situação. De acordo com Zwann, dizemos que os modelos de situação são construídos a partir das representações mentais feitas pelo compreendedor, das pessoas, objetos, locais, eventos e ações no momento em que as coisas são descritas em um texto. Situada na Linguística Cognitiva, esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar os modelos situacionais construídos pelo leitor durante o processo de compreensão do texto narrativo no padrão discursivo diário. O estudo fundamenta-se nas concepções teóricas acerca de modelos de situação propostas por Rolf Zwaan, sobre os quais o autor postula que são representações mentais criadas no momento em que as coisas são descritas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa – porque não estamos preocupados com a representação numérica, mas com interesse em delinear os fenômenos que permeiam o texto narrativo, no que diz respeito à compreensão e à interpretação – pautada na introspecção, visto que consiste na análise individual do observador que direciona sua atenção para aspectos linguísticos particulares, descrevendo-os como se manifestam em sua própria cognição, e permite que seja analisado o que se processa, conscientemente, na mente do compreendedor durante a leitura da narrativa. O corpus selecionado é uma amostragem de 6 (seis) textos escritos por alunos do 8º ano, cuja produção consiste em uma narrativa ficcional, a produção de páginas de diário. Para verificação dos dados, analisamos os processos cognitivos que possibilitam a construção dos modelos de situação pelos compreendedores no momento de leitura e enveredamos no estudo de análise no qual examinamos como esses elementos constituíram os modelos de situação nas narrativas. Dentre outros aspectos, a análise aponta-nos que, apoiados nos guias linguísticos fornecidos pelo texto, nos conhecimentos compartilhados socialmente, tanto do mundo real como de ficção, e no enredo descrito pelo autor, os compreendedores inferem sobre os personagens, os lugares que possivelmente tenham experienciado e, a partir dessas inferências, constroem os modelos de situação. Lembramos que esse processo é conduzido por diferenças individuais, como o conhecimento prévio, habilidades, preferências, e por fatores sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA FLÁVIA LOPES MAGELA GEHARDT - UFRJ
Presidente - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Interno - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Notícia cadastrada em: 02/04/2013 17:39
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