O Gênero Requerimento Na Perspectiva Sociorretórica: Análise da Produção de Graduandos no Domínio Administrativo Acadêmico
Gênero textual. Requerimento. Administração pública.
No ambiente administrativo das instituições públicas, muitas atividades são realizadas através de práticas de escrita. Nesse domínio, a escrita está sempre ligada a uma atividade que se deseja realizar. Dentre essas práticas, o gênero requerimento consiste em um instrumento através do qual o requerente se dirige a uma instituição a fim de solicitar algo sob o amparo de uma legislação. Considerando nossa experiência de trabalho numa instituição pública de ensino superior, elegemos como objeto de nossa pesquisa o gênero requerimento produzido por graduandos no domínio administrativo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte devido à sua importância nesse contexto. Para tanto, os aportes teóricos adotados referem-se à concepção sociorretórica dos estudos de gênero textual, que o compreende como forma de ação retoricamente tipificada (MILLER, 2009a; BAZERMAN 2009). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa associada à abordagem qualitativa (BODGAN; BIKLEN, 1994; CHIZZOTTI, 2010) cuja discussão se insere no campo da Linguística Aplicada. A análise dos dados se apoia nos métodos etnográficos de análise de gênero postulados por Devitt, Reiff e Bawashi (apud JOHNS et al., 2006). A geração dos dados deu-se a partir de exemplares de requerimentos e dos dizeres dos usuários do gênero em questionários, entrevistas e protocolos de escrita. A análise dos dados indicou que os requerimentos produzidos pelos alunos nem sempre se realizam plenamente devido a não correspondência entre os aspectos retóricos do gênero na compreensão dos produtores e as expectativas dos leitores desses requerimentos. Provavelmente, entre outras razões, isso deve acontecer porque esses alunos não internalizaram a consciência de que vários fatores afetam a produção de textos, como o contexto, a audiência e o propósito. Pensamos que uma possibilidade de tornar esse gênero textual mais eficiente é desenvolver um modo de elaboração online desses requerimentos no sistema que os alunos já utilizam pra realizar outros procedimentos referentes à sua vida acadêmica, tomando como base as expectativas dos leitores.