Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PRISCILA GRINER

DISCENTE: ANA PRISCILA GRINER
DATA: 20/11/2012
LOCAL: CCHLA - Auditório "C"

O Blog Escolar na visão dos Multiletramentos: uma proposta híbrida de linguagem no uso dos gêneros do discurso

Práticas discursivas. Gêneros discursivos. Multiletramentos. Blog.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

As novas tecnologias se tornam uma realidade dentro das escolas e abrem as portas aos novos modelos de letramento; portanto, compreender as práticas discursivas em jogo voltadas para os multiletramentos (ROJO, 2012), torna-se um conhecimento empírico a ser, minuciosamente, observado e analisado. Esta pesquisa, inserida no campo da Linguística Aplicada, tem por objetivo investigar um blog escolar dedicado à produção textual responsiva, pois na relação dialógica dos enunciados em cadeia (BAKHTIN, 2000), cabe destacar que as vozes que se entrelaçam são compostas por múltiplos sentidos (GERALDI, 1999), que se alojam no gênero do discurso, portanto revelam os valores sociais presentes nas postagens e nos comentários realizados. A pesquisa desenvolvida, a partir da confecção e manutenção de um blog escolar, o Ieceblog, ocorre com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola particular em Natal desde 2008. A pesquisa qualitativa netnográfica (MONTARDO; PASSERINO, 2006), em forma de relato, explorou os recursos de linguagem, quando a análise direcionada ao seu uso teve como foco a interação na perspectiva dialógica do discurso. Considerando que as novas concepções de leitura e escrita unem o texto ao hipertexto, ao áudio, à imagem e aos signos não gráficos, o blog, como gênero relativamente estável, não se fixa, ora se comportando como jornal ora como diário ou como simples apontamentos, com postagens e comentários sucessivamente ordenados pelo tempo. Para além de sua estrutura física, o blog escolar promove uma expectativa real entre locutor e ilocutor, suscita comentários, se abre para a oralidade, amplia a visão de hibridização e multicuturalidade, permitindo manifestações inusitadas e oferecendo maior espaço para as marcas de subjetividade. Além disso, o trabalho com o blog aflora a discussão acerca de uma ética que, sendo fluida, precisa se atualizar constantemente. Diante destas possibilidades, o dialogismo presente nos enunciados faz repensar as práticas escolares mais centradas nos sentidos, oferecendo desdobramentos aos multiletramentos a serem explorados.

Presidente - 2211871 - RENATA ARCHANJO
Interno - 1555334 - ORLANDO VIAN JUNIOR