Banca de QUALIFICAÇÃO: ARETHUSA ANDREA FERNANDES DE OLIVEIRA

DISCENTE: ARETHUSA ANDREA FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA: 10/12/2012
LOCAL: CCHLA - Sala 304

A ativação de frames e esquemas no processo de construção de sentidos de charges por alunos do ensino médio.

Construção de Sentidos; Domínios Conceptuais; Charge.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Nossa pesquisa tem por meta principal descrever e analisar os processos relacionados à ativação de domínios conceptuais subjacentes à compreensão de charges por parte dos alunos das terceiras séries do Ensino Médio, na Escola Estadual Professor Antônio Basílio Filho, em Parnamirim. Teoricamente, estamos ancorados nos pressupostos da Linguística Cognitiva, cujo interesse está em analisar nosso aparato cognitivoem correlação com as nossas experiências socioculturais e corporais. Pretendemos analisar como ocorre o processo de construção de sentidos e a integração dos diversos domínios conceptuais que são ativados durante a atividade de leitura. Para isso, tomamos o conceito de domínios conceptuais como equivalendo às estruturas que são armazenadas em nossa memória a partir de nossas experiências socioculturais e corpóreas e se estabilizam, respectivamente, através dos frames e esquemas. O acionamento desses domínios conceptuais, evidenciado nos dados sob análise, corrobora o pressuposto de que os conhecimentos prévios oriundos de nossa inserção em contextos socioculturais específicos, concomitantemente com a estrutura e o funcionamento de nosso sistema sensório-motor, são determiantes durante a atividade de construção de sentido. Com esta pesquisa, intentamos ainda apresentar uma proposta didática que facilite a atuação pedagógica, principalmente no que se refere à compreensão textual.

Interno - 1551756 - EDVALDO BALDUINO BISPO
Presidente - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA