A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO DOMÍNIO DISCURSIVO PUBLICITÁRIO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LINGUA PORTUGUESA: ANTES E PÓS PCN
Gênero propaganda. Livro Didático. Transposição didática
O texto publicitário tem sido objeto de muitas investigações, dado o seu universo multimodal que lhe constitui. Consubstanciado por meio de uma materialidade linguística e discursiva que coloca em cena a persuasão, a argumentação e a potência imagética de elementos multissemióticos, o texto publicitário atua como instrumento de poder, criando e destruindo, prometendo e negando (CARVALHO, 2007). A publicidade não só nos convida a agir por ela, mas nos direciona a olhar para ela. E fora sob esse movimento de olhar – de encanto e de interrogações – que nasceram as discussões levantadas nesta pesquisa. As investigações são direcionadas para o espaço escolar, em especial, para os gêneros do domínio discursivo publicitário no Livro Didático de Língua Portuguesa. É a partir desse ambiente que nasceu nossa pesquisa, cujo objetivo central é analisar como se realiza a transposição didática dos gêneros textuais, descritos por Marcuschi (2008), como pertencentes ao domínio discursivo “publicitário” (as propagandas em suas diversas manifestações), em livros didáticos de ensino de Língua Portuguesa antes e depois do advento dos PCN. Os livros didáticos tomados como referência para o estudo situam-se, historicamente, nos anos 90 do século XX e 10 do século XXI. Dos livros pertencentes a essa temporalidade, foram eleitos aqueles referentes às 7ª e 8ª séries, atualmente correspondentes aos 8º e 9 º anos. A escolha se justifica pelo fato de ser nos LDP dessas séries de ensino que a presença do domínio publicitário é recorrente e “didatizado”. Além desse recorte, ocupamo-nos em analisar livros que circularam próximo de nós e de nossa realidade regional. Daí, elegermos livros que foram utilizados por duas escolas de ensino público: Escola Municipal Ana Clementina da Conceição (EMACC) do Município da cidade de Jaçanã no Estado do Rio Grande do Norte; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlota Barreira (EEFMCB) da cidade de Areia, Estado da Paraíba. Foram destaque, em nossa análise, as seguintes categorias de análise: (1) Presença da propaganda nos LD; (2) Flutuação terminológica: conceitos e nomenclaturas; (3) A complexidade da facilitação de conceitos; (4) O que propagam e de que natureza são as propagandas exploradas. A partir de nossa análise, observamos como o tratamento do gêneros textuais “publicitários” vem sendo inserido no LD e como ocorre, de modo geral, sua transposição didática. Para efetivar nossos estudos, foi necessário um diálogo profundo e sistemático com teorias relativas ao conceito de “Transposição Didática”, do teórico Yves Chevallard (1991), pesquisas sobre os gêneros textuais (e.g., Bezerra (2005), Marcuschi (2008), dentre outros) e estudos que envolvem o campo da “Publicidade e Propaganda” (Sandmann (2002), Carvalho (2007) e outros).