Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMES ARAUJO DE VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMES ARAUJO DE VASCONCELOS
DATA: 22/11/2012
HORA: 14:30
LOCAL: CCHLA - Auditório "A"
TÍTULO:

A Apreciação em representações de alunos de inglês sobre sua produção oral: um estudo com base no Sistema de Avaliatividade


PALAVRAS-CHAVES:

Gramática Sistêmico-Funcional; Sistema de Avaliatividade; Apreciação; Representações; Produção Oral; Dramatização.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O vasto número de pesquisas sobre produção oral no ensino de Inglês como Língua Estrangeira – ILE - (cf. por exemplo, LITTLEWOOD, 1981; BROWN E YULE, 1983; ALMEIDA FILHO, 1993; BROWN, 1994, UR, 1996, CARTER E MCCARTHY, 1997; BROWN, 2004; ELLIS, 2008) tem revelado grandes descobertas para um ensino de inglês mais eficaz e motivador. Com a proposta de contribuir para esse avanço, o presente estudo está inserido no paradigma qualiquantitativo e insere-se na área da Linguística Aplicada (LA), primordialmente com base nos estudos de Moita Lopes (1996, 2008) e tem como objetivo, verificar as representações de 34 alunos de quatro turmas distintas de um curso de ILE em uma escola privada de línguas acerca de sua produção oral. O corpus da pesquisa foi gerado pelas respostas dos alunos a dois questionários (fases 1 e 2 da pesquisa) com questões abertas, sendo o primeiro aplicado no início do curso e o segundo, no meio do semestre letivo, ambos com questionamentos sobre sua produção oral em atividades de dramatizações em cada fase. No último mês de aula, uma entrevista semiestruturada foi realizada com dez alunos, com o intuito de verificar suas percepções sobre sua produção oral ao final do curso. As discussões acerca das representações são baseadas nos trabalhos de Celani e Magalhães (2002) e Freire e Lessa (2003), enquanto que as discussões relacionadas à produção oral tem respaldo teórico nos trabalhos de Littlewood (1981), Brown e Yule (1983), Almeida Filho (1993), Brown (1994), Ur (1996), Carter e McCarthy (1997), Brown (2004) e Ellis (2008), que explicam fenômenos que exercem influência na produção oral, tais como afeto, interação, características de atividades orais, entre outros aspectos. A discussão é complementada pela análise Sistêmico-Funcional proposta por Halliday (1985, 1994) e posteriormente desenvolvida por Halliday e Hasan (1989), Halliday e Matthiessen (2004) e Eggins (2005), dentre outros. O foco desta pesquisa são os mecanismos de Apreciação, um dos domínios avaliativos do subsistema de Atitude que, por sua vez, é parte integrante do Sistema de Avaliatividade, desenvolvido por Martin (2000), Martin e Rose (2003) e Martin e White (2005). Para análise das marcas linguísticas presentes nas respostas dos alunos, utilizamos a ferramenta computacional WordSmith Tools 6.0 (SCOTT, 2010), cuja função Wordlist (Lista de Palavras) foi aplicada na busca pelos tipos de processos, assim como epítetos, além de outras marcas linguísticas mais recorrentes que caracterizassem suas representações. Os resultados revelam que, nas representações dos alunos acerca de sua produção oral e atividades de dramatizações, aspectos afetivos e sociais contribuem para as suas reações positivas desveladas ao longo do semestre e que o uso de dramatizações em sala de aula de ILE indica o envolvimento das emoções dos alunos ao produzirem oralmente em inglês.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1228220 - CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA
Interno - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Presidente - 1555334 - ORLANDO VIAN JUNIOR
Notícia cadastrada em: 23/10/2012 16:48
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