Banca de DEFESA: IVONETE BUENO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVONETE BUENO DOS SANTOS
DATA: 14/09/2012
LOCAL: CCHLA - Setor II Bloco E Sala 4

FOUCAULT E A ARTE DO CUIDADO DE SI: uma nova possibilidade de discussão para a formação continuada de professores de Inglesa

Produção de Subjetividade, Cuidado de si. Escrita de si. Tecnologia do eu.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A presente tese propõe pensar diferente o professor de Língua Inglesa em sua formação continuada, deixando emergir a figura de um novo profissional, que está se produzindo e sendo produzido, na contemporaneidade. Nessa perspectiva, apresento uma análise das escritas si de treze alunos-professores, sobre como estes docentes se posicionam discursivamente ao se constituírem como sujeitos, num contexto de formação continuada. No âmbito da Linguística Aplicada, a trama do tecido teórico metodológico que sustenta a análise dos dados constituídos articulam elementos principais das noções foucaultianas, tais como: o cuidado de si, buscando sua conexão com um cuidado do outro e escrita de si. Nas noções teóricas destes elementos estão implicado as noções de outros, a saber: discurso, ética, tecnologia do eu, e sujeito e verdade. (FOUCAULT, 1984, 1985a, 1995, 2004, 2006), ainda a problematização da ética do sujeito. Proponho-me analisar recortes discursivos selecionados a partir das escritas com alunos-professores de um curso de especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, buscando na materialidade linguística os processos de produção de subjetividades. Com o propósito de analisar o processo de subjetivação, examinam-se enunciados dos recortes discursivos selecionados, objetivando apreender, mais especificamente, os pontos de identificação e fragmentos da singularidade dos professores, demonstrando como eles cuidam de si e refletem sobre si na construção de suas subjetividades a partir das tecnologias do eu, ao ocuparem a posição de professores de Língua Inglesa. Os resultados apontam que, no exercício da escrita de si, o sujeito se inscreve, e, numa prática de ascese (exercício), constroem discursivamente suas subjetividades.

Externo à Instituição - ANA CRISTINA DE SOUSA ALDRIGUE - UFPB
Externo à Instituição - CARMEN BRUNELLI DE MOURA - UnP