SE INICIA ORAÇÃO COM PRONOME CLÍTICO? ATITUDES LINGUÍSTICAS, NA ESCOLA, EM RELAÇÃO AOS PADRÕES BRASILEIROS DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Variação linguística; avaliação linguística; colocação pronominal; ensino de língua e de gramática.
Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, esta dissertação tem por objetivo verificar qual a atitude/avaliação de 40 professores, distribuídos em quatro escolas públicas de Natal-RN (uma em cada zona), diante de mudanças na posição dos pronomes clíticos na gramática do português brasileiro. Perguntamo-nos, também, até que ponto essas atitudes influenciam no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na educação básica. Dividimos esta dissertação em três capítulos. No primeiro, traremos as bases teóricas do nosso estudo sobre heterogeneidade e avaliação linguísticas, retomando em seguida, algumas das contribuições da Sociolinguística para o ensino de língua e gramática. No segundo capítulo, faremos um breve histórico da variação próclise/ênclise no Português Brasileiro, contrapondo os resultados de pesquisas linguísticas (Martins, 2012; Schei, 2003; Biazzoli, 2010, 2012) ao que dizem quatro gramáticos tradicionais (Carlos H. da Rocha Lima, Evanildo Bechara, Celso Pedro Luft e Celso F. da Cunha e Luís F. Lindley Cintra) sobre os padrões de colocação dos pronomes clíticos no em três contextos bastante específicos: (i) V1 – orações com verbo em início de período; (ii) SV – em que o verbo vem precedido por sujeitos não focalizados e (iii) V¹V² − os complexos verbais. No terceiro capítulo, analisaremos os dados coletados através de testes de atitude e de correção de sala de aula aplicados aos professores de Língua Portuguesa das escolas selecionadas, detalhando todo o processo metodológico da pesquisa e tecendo nossas considerações finais.