VOZES SOCIAIS EM DIÁLOGO: Uma análise dos posicionamentos de alunos do Ensino Médio do IFRN em diários de leituras
Diário de leituras - Gênero discursivo - Vozes sociais.
O trabalho a ser apresentado tem como objetivo principal analisar enunciados produzidos por alunos do Ensino Médio, no gênero discursivo diários de leitura, partindo da concepção de linguagem proposta pelo círculo de Bakhtin. O gênero em questão possui características peculiares que justificam sua escolha para este trabalho. Primeiramente, trata-se de um gênero advindo da esfera privada, íntima, e que passa a ser utilizado na esfera escolar. Por isso, podemos encontrar nos textos nele produzidos consideráveis marcas de subjetividade. Para Machado (1998), essa característica proporciona “uma presença forte do diálogo interior” que marca exatamente “a emergência de diferentes vozes, de diferentes representações internalizadas” (MACHADO, 1998, p. 29). Em segundo lugar, apontamos a priorização dessa atividade didática pelo processo de interpretação (dúvidas, questionamentos, passos para a compreensão) e não com o acabamento. Esse aspecto nos proporciona o contato com os embates ideológicos ocorrentes nos processos de interpretação, compreensão e avaliação que, neste caso, consistem no confronto entre posicionamentos do enunciador e os posicionamentos presentes nos textos com os quais os alunos têm contato durante a produção do diário. A partir dessas características, consideramos para essa análise os conceitos bakhtinianos de enunciado ― sobretudo sua essência responsiva-ativa (Bakhtin, 2010) ―, de gênero discursivo, de dialogismo e de vozes sociais. O trabalho se enquadra na pesquisa qualitativa de cunho interpretativista, pois visa a conhecer a perspectiva dos participantes da situação estudada e se apoiar na riqueza e no detalhamento das amostras (FREITAS, 2007).