Banca de QUALIFICAÇÃO: CRIGINA CIBELLE PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRIGINA CIBELLE PEREIRA
DATA: 21/06/2012
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório D
TÍTULO:

DISCURSOS DE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS SOBRE A PRODUÇÃO DE MONOGRAFIA


PALAVRAS-CHAVES:

 

Gêneros discursivoa acadêmicos; monografia; orientação acadêmcia


PÁGINAS: 301
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Uma das preocupações mais recorrentes atualmente no Ensino Superior é a produção dos gêneros elaborados nesse âmbito, especialmente, os gêneros que se configuram como trabalho de conclusão de curso como monografia, dissertação e tese. Partindo desse pressuposto e com vistas a compreender a produção da monografia no espaço universitário, a presente tese analisa discursos de professores e de alunos sobre o processo de produção da monografia no curso de Letras, considerando a orientação, a escritura e as especificidades do gênero monográfico. Para alcançarmos esse objetivo, tomamos por fundamentação teórica os estudos baktinianos, vinculados a Linguística da Enunciação, bem como partirmos dos fundamentos da Análise Textual dos Discursos de Adam (2010) e, por fim, nos estudos sobre a produção textual no ensino superior. Nossa pesquisa se pauta em uma abordagem qualitativa, com base em procedimentos etnográficos de coleta de dados, entre os quais, realizamos observações in loco, bem como aplicamos questionários com perguntas abertas para 10 (dez) alunos e 06 (seis) professores. Os discursos de professores e de alunos revelam que: (i) a produção e a orientação da monografia é um trabalho que precisa considerar a liberdade de escolha do aluno como princípio da produção da monografia, o maior envolvimento de orientador-orientando com vistas a melhorar a qualidade da produção, entre outros; (ii) a necessidade de uma articulação entre o projeto de pesquisa e a monografia, considerando desde o trabalho de orientação que deve partir no nascimento do projeto de pesquisa; (iii) são muitos os papeis atribuídos em discursos de professores e alunos para as funções de orientador e de orientando, de maneira que ambos veem atribuições comuns tanto nos discursos de alunos quanto nos discursos dos professores; (iv) os discursos de professores e alunos indicam ainda assumirem, em alguns casos, a responsabilidade enunciativa pelo conteúdo das proposições-enunciados, bem como, mostram que as vozes dos manuais de metodologia e das normas institucionais estão intrinsecamente submersas no processo de produção da monografia e (v) por último,  essa investigação tem muito a contribuir com o ensino da produção textual na universidade, especialmente da monografia de final de curso, bem como para o desenvolvimento de pesquisa nesse âmbito, principalmente como foco na questão da orientação de trabalho no ensino superior.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349685 - MARIA DAS GRACAS SOARES RODRIGUES
Interno - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interno - 337223 - JOAO GOMES DA SILVA NETO
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo à Instituição - LUCIA PESSOA SAMPAIO DE SOUZA - UERN
Externo à Instituição - SUELI CRSITINA MARQUESI - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 30/05/2012 09:13
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