Banca de QUALIFICAÇÃO: GIEZI ALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: GIEZI ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 25/06/2012
LOCAL: AUDITORIO

O PROCESSO DE COMPREENSÃO DE NARRATIVAS FANTÁSTICAS: UMA  ANÁLISE COGNITIVA DO ROMANCE MACUNAÍMA DE MÁRIO DE ANDRADE

Linguística Cognitiva, Compreensão de linguagem, Modelos de Situação, Simulação Mental, Frames e Esquemas.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Psicolingüística

Este trabalho investiga os processos de compreensão de narrativas fantásticas, a partir do romance Macunaíma, de Mário de Andrade. Insere-se no campo da Linguística Cognitiva de base Corporificada e, devido à sua natureza interdisciplinar, dialoga com alguns referenciais teóricos e metodológicos da Psicolinguística, da Psicologia Cognitiva e das Neurociências. Nesse sentido, adotamos a pesquisa experimental, realizando testes do tipo recall, think aloud, cloze e verificação de efeitos de compatibilidade, com estudantes de nível superior, todos falantes nativos. A escolha do romance Macunaíma como motivação inicial da proposta deu-se por se tratar de uma narrativa fantástica, cuja principal característica está no fato de o romance apresentar eventos, circunstâncias e personagens que, de forma nítida, se distanciam dos tipos experienciados no cotidiano, o que constitui dados adequados a uma análise que pretende investigar a construção do sentido, num modelo baseado-em-compreensão. Buscamos, assim, responder a questões que ainda são, de maneira geral, pouco exploradas no campo da Linguística Cognitiva: em que medida o acionamento de modelos mentais (esquemas e frames) está relacionado ao processo de compreensão de narrativas? Como construímos o sentido, mesmo diante de termos ou expressões que não integram o nosso repertório linguístico? Por que nos envolvemos emocionalmente durante a leitura de um determinado texto, mesmo sabendo que se trata de obra de ficção? Para respondê-las, partimos do pressuposto teórico de que o significado não está no texto, ele é construído por meio da linguagem, concebida como resultado da integração entre o aparato biológico (esquemas) e sociocultural (frames) humano. Nesse sentido, a percepção, o processamento cognitivo e a recepção das informações descritas estão diretamente relacionadas ao modo como ocorre a compreensão da linguagem.

Presidente - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE
Interno - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Interno - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Notícia cadastrada em: 18/05/2012 15:41