Foucault e o “cuidado de si”: uma nova possibilidade de discussão para a formação continuada de professores de inglês
Produção de Subjetividade, Cuidado de si. Escrita de si. Tecnologia do eu.
Este projeto de tese propõe pensar diferente o professor de língua inglesa em sua formação continuada, deixando emergir a figura de um novo profissional, que está se produzindo e sendo produzido, na contemporaneidade. Nessa perspectiva, apresento uma análise das escritas si de treze alunos-professores, sobre como estas docentes se posicionam discursivamente ao se constituírem como sujeitos, num contexto de formação continuada. A trama do tecido teórico metodológico que sustenta a análise dos dados constituidos articula elementos principais das noções fouccaultianas, a saber: o cuidado de si, buscando sua conexão com um cuidado do outro e escrita de si. Nas noções teóricas destes elementos estão implicado as noções de outros, tais como: discurso, ética, tecnologia do eu, sujeito e verdade e a noção de interdiscurso. (FOUCAULT, 1984, 1985a, 1995, 2004, 2006), ainda a problematização da ética do sujeito. Proponho-me analisar recortes discursivos selecionados a partir das escritas com alunos-professores de um curso de especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, buscando na materialidade lingüística os processos de produção de subjetividades. Com o propósito de analisar o processo de subjetivação, examinam-se enunciados dos recortes discursivos selecionados, objetivando apreender, mais especificamente, os pontos de identificação e fragmentos da singularidade dos professores, demonstrando como eles cuidam de si e refletem sobre si na construção de suas subjetividades a partir das tecnologias do eu, ao ocuparem a posição de professores de língua inglesa. Os resultados apontam que, no exercício da escrita de si, o sujeito se inscreve, e, numa prática de ascese, constroem discursivamente suas subjetividades.