Política, Canção e Teatro: o conto “Aqueles Dois” de Caio Fernando Abreu reverberando no cotidiano brasileiro
Palavras-chave: Política, Canção, Teatro, Morangos Mofados, Aqueles Dois.
Os mergulhos na obra de Caio Fernando Abreu estão predestinados a ter uma profunda análise social e resultar numa luta agônica entre amor, sociedade e política. Esta dissertação, Política, Canção e Teatro: o conto “Aqueles Dois” de Caio Fernando Abreu reverberando no cotidiano brasileiro, mostra que o mergulho dado aqui busca analisar, a partir de uma perspectiva comparativista, os ângulos observados pelo autor ao escrever durante os anos de chumbo no Brasil, a época da Ditadura Militar, a influência dos Beatles e a do músico/poeta Caetano Veloso com o movimento Tropicalismo. Neste trabalho, analisa-se o papel do narrador no desenvolvimento do conto como uma representação de uma sociedade irremediável e de como essa narrativa se acomoda em um fazer teatral. A leitura deste trabalho dissertativo se apóia na análise do conto “Aqueles Dois”, do livro Morangos Mofados, e a influência da música Strawberry Fields Forever, dos Beatles, e as discussões acerca das imagens que se fazem presentes na narrativa como estrutura essencial para o processo da montagem do espetáculo homônimo pela Cia. Luna Lunera, MG, através do mecanismo de tradução, do literário ao cênico, apoiado nas ideias de Patrice Pavis.