O tratamento da compreensão à luz dos PCN e sob um olhar bakhtiniano: a coleção Português - linguagens em observação
Compreensão, livro didático, olhar bakhtiniano, leitor cidadão
Considerando que o processo de compreensão é sobretudo um processo de (re) construção de significados sobre o texto que tencionamos compreender, e que esta operação, hodiernamente, é imprescindível para a constituição de um leitor crítico-reflexivo e para o pleno exercício de sua condição cidadã, este trabalho apresenta como objetivo investigar os significados e em que está assentada a noção de compreensão no discurso do livro didático Português - linguagens, verificando se o tratamento dado à compreensão na referida obra está em consonância com as orientações presentes no discurso dos PCN e nas ideias do Círculo de Bakhtin e possibilita a formação de um leitor cidadão. A referida investigação está fundamentada notadamente nos trabalhos de Bakhtin (1997, 1999, 2003, 2010) e o Círculo e adota como paradigma o método qualitativo de base interpretativista.