Banca de DEFESA: NATALIA DE LIMA NOBRE

DISCENTE: NATALIA DE LIMA NOBRE
DATA: 16/03/2012
LOCAL: CCHLA - Auditório A

O processamento discursivo e suas bases corpóreas: as estratégias cognitivas de alunos da Educação de Jovens e Adultos na compreensão de narrativas

Processamento Discursivo. Compreensão. Narrativas. EJA.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Nos últimos anos, as pesquisas em Linguística Cognitiva (LC) têm se debruçado sobre a atividade de compreensão discursiva e postulam que nesse processo ocorre a ativação e integração de estruturas cognitivas estáveis, os esquemas e frames, a cada processamento cognitivo on-line. No entanto o que se percebe nos encaminhamentos pedagógicos e metodológicos da Educação de jovens e Adultos (EJA) é uma negação do desenvolvimento cognitivo de seu alunado. Em outras palavras, nega-se implicitamente que os jovens e adultos com um processo de escolarização tardio e ou defasado utilizem estratégias complexas de construção de sentido (inferências, mesclagens conceptuais etc.). Destarte, a presente pesquisa busca mapear as estratégias cognitivas que alunos da EJA ativam na compreensão/processamento textual de narrativas, sob a perspectiva da LC. Configurando-se como uma pesquisa qualitativa de cunho semi-experimetal, para a geração de dados foram desenvolvidos e aplicados dois protocolos verbais, ou protocolos de leitura, testes que buscam dar uma clara e mensurável percepção da complexidade do processamento cognitivo do discurso. Por meio da descrição e analise do corpus, composto das respostas dos alunos da EJA aos protocolos, foi possível ratificar a hipótese de que o alunado utiliza estratégias cognitivas de construção de sentido complexas, uma vez que o processamento cognitivo do discurso tem base corporificada.

Presidente - 6350771 - MARCOS ANTONIO COSTA
Interno - 1675404 - PAULO HENRIQUE DUQUE