Gêneros discursivos e formação docente: os saberes e a prática em sala de aula
Formação docente. Saberes. Gêneros discursivos
O presente trabalho trata de pesquisa que tem como objetivo investigar quais os saberes que os professores de quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, de uma dada escola da cidade do Natal, têm sobre os gêneros discursivos. Assim, analisamos se a formação inicial oferece subsídios às aulas de língua materna, quais os saberes docentes relacionados aos gêneros discursivos - quais concepções os professores têm a respeito dos gêneros - e como esse conhecimento os auxilia em sala de aula. Para tanto, levamos em consideração os estudos realizados sobre a formação inicial docente e também a respeito dos gêneros discursivos na perspectiva de Bakhtin, concepção essa citada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Esta pesquisa se configura como qualitativa de base interpretativista e tem como instrumentos de coleta de dados tanto um questionário estruturado por questões abertas, como também a observação de sala de aula com gravação em áudio.