AUTORIA NO GÊNERO RESENHA ACADÊMICO
Palavras-chave: resenha acadêmica – autoria - posicionamentos
Este trabalho tem por objetivo principal identificar, a partir de um ponto de vista discursivo, elementos constitutivos do processo de constituição da autoria em textos resenhados por acadêmicos do Curso de Letras do Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Partimos da posição de que o autor se constitui sujeito do seu dizer, uma vez que ele deve posicionar-se, assumindo, assim uma ação valorada do seu discurso, e nos detemos na identificação das diversas formas de inserção desse sujeito na enunciação. O corpus desse trabalho constitui-se de 10 resenhas acadêmicas. Nossa pesquisa se fundamenta nos pressupostos teóricos da Lingüística da Enunciação. Para discutir a autoria, tomamos como dispositivo teórico as reflexões de Bakhtin(1997), (2003); Possenti (2002); Brait (2006); Faraco(2008). Os dados ainda em anáilse apontam para uma visão de autor - sujeito que assume uma ação responsiva ativa e que esse sujeito se inscreve na cena enunciativa das mais diversas formas.