Estratégias cognitivo- discursivas de sujeitos na gestão de instituições governamentais: Metáforas e Narrativas como instrumentos na construção de sentido sobre economia.
Frames. Metáforas. Economia. Narrativas.
Esta tese propõe-se a analisar as estratégias interativo- discursivas utilizadas por profissionais especializados dentro das instituições governamentais para a construção e comunicação de conhecimento, baseado nessa asserção pretende analisar se o grau de envolvimento dos sujeitos que administram essas instituições influencia na escolha dessas estratégias para a construção e comunicação de conhecimento diversos, nesse trabalho em específico a temática economia. Para isso, fundamenta-se em duas categorias analíticas principais: frames, conforme discutido por Duque (2015, 2017), e metáforas situadas, como proposto por Vereza (2013, 2016).
No que diz respeito aos aspectos teóricos, este trabalho se fundamenta nas contribuições de Fillmore (1980), Lakoff (1980, 1987, 2004) e Duque (2002, 2015, 2017, 2019,2022) explorando a semântica de frames. Além disso, aborda os conceitos de metáforas, metáforas situadas e nichos metafóricos conforme discutidos por Lakoff (1980) e Vereza (2007,2010, 2013, 2016,2020). Em termos metodológicos propõe uma análise qualitativa pois de acordo com Flick (2009) opera com o entendimento de construção social da realidade, se interessa pelo ponto de vista do participante, hábitos cotidianos, e em seus conhecimentos concernentes aos fenômenos em estudos; utiliza como corpus duas entrevistas do programa Roda Viva no ano de 1999 e 2020 com o economista Armínio Fraga. Os resultados obtidos sugerem que o grau de envolvimento de sujeitos que administram instituições governamentais, influencia a construção de narrativas e abrangem metáforas variadas sobre determinado assunto central.