Explodir de tanto Ódio: análise funcional-construcionista de [XEFEITO DE YINTENSIFICADOR ZCAUSA]GRAD
Grau. Intensificação. Linguística Funcional Centrada no Uso. Gramática de Construções.
Neste trabalho, investigamos uma estratégia de intensificação de conceitos. Corresponde à construção graduadora de causa-efeito com intensificador (doravante, CGCEI), a qual se materializa em ocorrências como derreter de tanto amor, morrer de tanto trabalhar e brilhando de tão feliz. Nosso objetivo é analisar o padrão construcional em tela, em termos formais e funcionais, com base em usos linguísticos do português brasileiro contemporâneo escrito. Para isso, alicerçamos a pesquisa na Linguística Funcional Centrada no Uso (Furtado da Cunha; Bispo; Silva, 2013; Rosário; Oliveira, 2016; Bispo; Lopes, 2022; Furtado da Cunha; Bispo, 2023), a qual incorpora pressupostos teóricos e conceitos operacionais da Gramática de Construções na linha de Goldberg (2003, 2006), Östman e Fried (2005), Traugott e Trousdale (2013), Hilpert (2014). Em termos metodológicos, procedemos a uma pesquisa sincrônica, de abordagem descritivo-explicativa e raciocínio dedutivo-indutivo. O material empírico consiste de 444 ocorrências da CGCEI, produzidas entre os anos 2012 e 2019, coletadas no Corpus do Português – amostra NOW. A análise das instâncias de uso leva-nos a conclusões. Em termos construcionais, nosso objeto de estudo é formalizado em [XEFEITO DE YINTENSIFICADOR ZCAUSA]GRAD, configurando-se como um padrão esquemático, produtivo e parcialmente composicional. No âmbito morfossintático, constatamos que o esquema recruta sintagmas variados: SV e SAdj para o slot X; SV, SAdj e SN para o slot Z. O slot Y, por sua vez, recruta forma adverbial – tanto ou tão – ou pronominal – tanto(a). No viés semântico-cognitivo, verificamos a intensificação de noções de referentes abstratos, eventos e atributos. Além disso, verificamos que a conceptualização de grau intensivo atrelado ao padrão construcional em tela ancora-se em processos metafóricos e metonímicos, baseados em frames de EXPERIÊNCIAS IMPACTANTES. No campo discursivo-pragmático, identificamos a mobilização de inferência sugerida e (inter)subjetividade em usos da CGCEI, a fim de atingir, em termos discursivos, efeitos como empatia, antipatia e convencimento.