A construção do sentido de Covid-19 na CPI da pandemia: Uma perspectiva discursivo-cognitiva.
Linguística cognitiva corporificada, Covid-19, esquemas, frames, metáfora conceptual.
Esta dissertação mostra o processo cognitivo-discursivo envolvido na construção do sentido de Covid-19 na CPI da Pandemia. O objetivo principal é caracterizar o modo pelo qual os conceitos linguísticos funcionam como ponte para evocar os mecanismos cognitivos envolvidos no processo de construção de sentido. O momento histórico em que a população mundial é atingida pelo vírus faz com que a administração pública seja cobrada em sua responsabilidade no combate à pandemia. Isso gera embates entre situação e oposição ao governo, culminando na CPI da Pandemia, onde selecionamos o depoimento do ex-ministro da saúde, Eduardo Pazuello, nosso corpus. Para sustentar este trabalho, tomamos como bases teóricas, os conceitos de metáfora conceptual (Lakoff; Johnson, 1980); noção de domínio (Langacker, 2008); semântica de frames (Fillmore, 1986), dimensões frame (Duque, 2015, 2017) e Framing (Lakoff, 2008; 2014; Duque e da Silva, 2019). Essas categorias de análise estão em um aporte teórico-metodológico da Linguística Cognitiva Corporificada em que mostra a modalidade advinda de uma vivência imediata e sensório-motora do mundo. A pesquisa é de natureza qualitativo-descritiva e interpretativo-descritiva sobre o qual o fenômeno é caracterizado. Quanto aos procedimentos metodológicos, fizemos uma análise de natureza qualitativa de conteúdo (Bardin, 1977); utilizamos as ferramentas para identificação de metáforas – Bootstrapping (Duque, 2018, Medeiros, 2021); e representação de grafos (Duque, 2017; Medeiros, 2021, Souza, 2022, Silveira, 2023). Na prática, primeiro, buscamos identificar as pistas linguísticas em torno de Covid-19 nas notas taquigráficas no depoimento da CPI da Pandemia, do Senado federal; segundo, agrupamos conceitos e identificamos domínios; e terceiro, descrevemos a topologia esquemática, mecanismos de ligação de frames e projetamos a metáfora conceptual dominante. O resultado deste trabalho nos permitiu ver que COVID-19 é pensado como um INIMIGO DE GUERRA. Contudo, um dos achados é a importância da topologia esquemática na base da análise dos conceitos, domínios e frames evocados no discurso, fazendo com que o percurso de diferentes esquemas possa explicar o sentido distinto de um mesmo fenômeno. Nesse sentido, verificamos cognitivamente esquemas no discurso como BLOQUEIO, CONTRA-FORÇA e DIGRESSÃO.