LEITURA SUBJETIVA E TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA: UM ESTUDO DA POESIA SATÍRICA DOS AUTORES NORTE-RIO-GRANDENSES ANTÔNIO FRANCISCO, MANOEL CAVALCANTE E DONIZETE SOUZA NA SALA DE AULA
Literatura potiguar. Poesia. Sátira. Leitura subjetiva. Ensino de Literatura.
A Literatura contemporânea ainda é pouco explorada no contexto escolar, principalmente a de caráter local. Por isso, este trabalho tem como objetivo principal estudar a poesia de teor satírico dos autores norte-rio-grandenses Antônio Francisco, Manoel Cavalcante e Donizete Souza, em sala de aula. Partindo disso, utilizamos o círculo de leitura, como também, a tradução intersemiótica para que os discentes conseguissem compreender os textos literários a partir de outro prisma, assim, exercitando leitura subjetiva e dinamizando o ensino de literatura. Para embasar nosso estudo, nos sustentamos nas ideias de Câmara Cascudo (2006) que irá tratar da literatura oral; Araújo (2004, 1995), Monteiro (2011, 2015), Gurgel (2001; 2003) que irão discorrer sobre a Literatura do Rio Grande do Norte; Propp (1992), Bakhtin (1997, 1999, 2010) que reforçará com suas ideias o que se refere ao elemento satírico; Jouve (2013), Rouxel (2013), Langlade (2013) a respeito da leitura subjetiva; Plaza (2003) com o estudo da tradução intersemiótica; e por fim, para tratar do ambiente escolar utilizamos Pinheiro (2008, 2018) e Cosson (2021). Metodologicamente, o trabalho é uma pesquisa-ação com procedimentos qualiquantitativos, que foi realizada por meio de aplicação de oficina literária com público alvo voltado para uma turma da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Newman Queiróz, localizada no município de Jucurutu/RN. O trabalho teve como resultado a produção de pinturas satíricas, cujo intuito, além de criar aproximação dos alunos com a literatura potiguar, era também o de explorar a leitura subjetiva, assim fazendo com que os discentes pudessem compreender o texto literário para além das palavras.