MIKROKOSMOS: A CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE DO IDOL DE KPOP POR FÃS AUTORES NO TWITTER
Comunidade de fãs. Universo Alterativo (AU). K-pop. Forças verboideológicas. Gêneros discursivos.
As produções musicais, cinematográficas e seriadas estadunidenses, por muito tempo, ditaram tendências e dominaram o consumo desses artefatos culturais. Com a facilitação no acesso às ferramentas de mídia, redes sociais e à ascensão das plataformas de streaming, contudo, outros países conseguiram ganhar espaço nos gostos populares, como é o caso das produções sul-coreanas. Nesse contexto, surgiram a música sul coreana, especificamente o K-pop, destacou-se no cenário musical, conquistando uma comunidade de fãs apaixonada, engajada e produtiva. Esta tese tem como objeto de pesquisa a escrita de fanfiction do tipo Universo Alternativo (AU) realizada pelos fãs na rede social X, buscando compreender a cosmovisão das forças verboideológicas que atuam sobre o olhar desses fãs autores na construção dos corpos coreanos. Com esse fim, procura identificar as relações cronotópicas que permitem as possibilidades de construção dessas narrativas, esquematizar os elementos constitutivos do gênero discursivo, e elucidar os embates verboideológicos entre a visão do fã autor brasileiro e a construção da masculinidade na cultura coreana materializados na escrita do fã. A fim de alcançar esses propósitos, orienta-se teórico-metodologicamente pelos conceitos de elencados por Mikhail Bakhtin (2014, 2015, 2016, 2018, 2019), Valentin Volóchinov (2017, 2019) e Pavel Medviédev (2012), como signo ideológico, linguagem, enunciado concreto, gêneros discursivos, romance e cronotopo. Os métodos de construção e análise do corpus são o Paradigma indiciário (Ginzburg, 1989) e o cotejo dialógico, os quais permitem ao pesquisador identificar os indícios que, ao serem cotejados com os conceitos teórico-metodológicos, permitem a compreensão dos elementos que constituem o gênero estudado, as marcas que denunciam valorações de base histórico-social, as quais formam o olhar do fã sobre o corpo dos idols do K-pop. Por fim, percebeu que o tipo de enunciado estudado se constitui a partir de processos de hibridização e intercalação de gêneros discursivos que circulam no ambiente digital, assim como a construção dos personagens é realizada mediante o embate entre o sentido estabelecido para a performance de masculinidade ocidental e aquela realizada pelos idols.