Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYSE LISBOA MOREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYSE LISBOA MOREIRA DA SILVA
DATA : 23/01/2024
HORA: 10:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

O ASPECTO AFETIVO NO DISCURSO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO EM LÍNGUAS ADICIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

afetividade; ensino e aprendizagem; professores em formação; línguas
adicionais.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O processo de ensino e aprendizagem de uma Língua Adicional abarca aspectos internos e
externos do aprendiz, os quais devem ser considerados no tecer das atividades didático-
pedagógicas. Nesse sentido, a compreensão da relação do sujeito com a linguagem e os
processos pelos quais o mesmo aprende um idioma pode ser a fonte necessária para uma
melhor estruturação das abordagens didáticas e pedagógicas. É alicerçada nessa premissa
que a presente pesquisa se desvela, sobre o campo de construção de conhecimentos que
atravessa a Linguística Aplicada de caráter interdisciplinar (Moita Lopes, 2006) e
transgressiva (Pennycook, 2006), que não se limita pelas fronteiras disciplinares ou campos
de estudo. Assim, este estudo tem como objetivo investigar como a dimensão afetiva se
revela nos discursos sobre a formação de professores de Línguas Adicionais no âmbito da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa se ancora no aporte teórico-
metodológico fornecido pela teoria bakhtiniana (Volóchinov, 2017, 2019; Bakhtin, 2003,

2015, 2016) e na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Mathiessen, 2014) quanto ao
Sistema de Avaliatividade proposto por Martin e White (2005). Trata-se de uma pesquisa
de natureza qualitativa interpretativista (Moita Lopes, 1994; Gerhardt; Silveira, 2009;
Creswell, 2014), e o corpus de análise foi gerado a partir dos memoriais produzidos por
professores em formação das licenciaturas em Línguas Adicionais para a disciplina de
Estágio 2, nos semestres de 2022.2 e 2023.1. Os memoriais serão analisados com base nos
passos metodológicos propostos por Volóchinov (2017) e linguisticamente com base no
subsistema Atitude, do Sistema de Avaliatividade, que expressa as avaliações de afeto,
julgamento e apreciação no discurso. Os procedimentos de análise estão em processo de
consolidação, contudo, espera-se enfatizar o papel que afetividade ocupa na formação dos
professores de Línguas Adicionais em formação, e como pode ser uma aliada em suas
práticas didático-pedagógicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2211871 - RENATA ARCHANJO
Interno - 1000286 - ORISON MARDEN BANDEIRA DE MELO JUNIOR
Externa à Instituição - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO - UFLA
Notícia cadastrada em: 23/01/2024 00:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao