A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM INTERAÇÕES LINGUÍSTICAS: UM ESTUDO ECOCOGNITIVO
construção de sentido; interações linguísticas; linguagem em uso; jogos de linguagem; ecocognição e linguagem
Nesta dissertação de mestrado, descrevo uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de caracterizar a construção de sentido que ocorre em interações linguísticas concretas, isto é, em situações reais e autênticas de comunicação. Para tanto, recorri à estratégia de amostragem não probabilística, selecionando as situações de interação registradas, em material audiovisual, durante um trecho de dez minutos e dois segundos da série documental The Beatles: Get Back (Part 2…, 2021). Para analisar esse material, empreendi uma análise categorial de conteúdo (Bardin, 2011) baseada na descrição de jogos de linguagem, em uma perspectiva teórica ecocognitiva (Duque, 2022a). Os resultados desta pesquisa apontam que a construção de sentido em interações pode ser caracterizada como um processo cognitivo cumulativo de (re)modelagem de conceitos, em que condições históricas e situacionais específicas cumprem um papel distintivo.