REPRESENTAÇÕES DO BRASIL NO LIVRO DIDÁTICO DE PLE: UMA ANÁLISE INTERCULTURAL
Português Língua estrangeira. Interculturalidade. Livro didático.
A presente pesquisa tem como objeto de estudo as representações interculturais do Brasil em Livros Didáticos de Português Língua Estrangeira (LDPLE), sob o olhar da interculturalidade. A intenção é interpretar e analisar as representações nesses insumos, bem como considerar possíveis encaminhamentos para a melhoria do LDPLE. Além do mais, buscamos observar em que medida há estereótipos no corpus selecionado e, caso existam, quais deles são reforçados no material. O aporte teórico que embasa essa pesquisa é organizado pelos estudos culturais e interculturais, a saber: Bennet (2013); Kramsch (2018); Mendes (2011); Meyer (2013), dentre outros. Esta investigação define-se como de natureza qualitativa, documental e de cunho interpretativo, uma vez que a perspectiva é observar os dados, registrá-los, analisá-los, categorizá-los e interpretá-los. Nosso corpus é composto por seis Livros Didáticos (LD) publicados entre 2013 e 2023. Como resultados preliminares, as imagens levantadas sugerem representações brasileiras que estão cristalizadas no imaginário do estrangeiro, bem como construções de pouca expressividade no que tange aos aspectos culturais e interculturais do Brasil.