TOPOI E ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO NACIONALISTA A PARTIR DA OBRA “O SACRIFÍCIO DO AMOR” DE ISABEL GONDIM
O sacrifício do amor; Texto dramático; Sequências textuais; Tradições Discursivas; Análise Textual dos Discursos; Topoi; Nacionalismo
A presente pesquisa toma por objeto de estudo os lugares argumentativos ou topoi, analisando sua estrutura e função na argumentação em favor do discurso nacionalista que atravessa a obra “O Sacrifício do Amor” (1909), de Isabel Gondim. Do ponto de vista do Modelo de Tradições Discursivas (KOCH, 1997; KOCHOESTERREICHER, 2007; KABATEK, 2004, 2005), os lugares argumentativos constituem uma tradicionalidade de conteúdo dentro de outra(s) tradicionalidade(s), tais como a do discurso nacionalista, a do gênero peça de teatro e as das sequências textuais, entre outras. Como fundamento teórico, o trabalho utiliza subsídios advindos da Análise Textual dos Discursos (ATD) e do Modelo de Tradições Discursivas (TDs). Por meio da análise de sequências argumentativas (ADAM, 1991, 2011, 2017, 2019, 2021, 2022), buscou-se ressaltar a presença de topoi que sustentam o nacionalismo presente na obra “O Sacrificio do Amor”, de Isabel Gondim, caracterizando a presença de tradições de conteúdo. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa assumiu um caráter de pesquisa aplicada com uma abordagem qualiquantitativa e bibliográfica, de natureza exploratória e interpretativa. Concluímos através da análise que o drama apresenta topoi que reafirmam o conteúdo nacionalista na obra, estando dispostos ao longo do texto dramático como: topos da justiça e nobreza; topos da honra; topos do amor à pátria; topos da glória; topos da pátria como mãe. Esses topoi empregados na obra para compor os movimentos argumentativos na construção do discurso nacionalista configuram como uma tradição de conteúdo dentro do gênero dramático no Romantismo brasileiro . A pesquisa também procurou destacar a literatura potiguar e contribuir para a difusão da produção literária do Estado do Rio Grande do Norte.