O(s) (des)encontros polifônicos dos materiais didáticos de professores Surdos da UFRN
Material didático; professores surdos; polifonia; ensino de Libras.
Essa pesquisa objetiva entender como se dá a produção de materiais didáticos por professores Surdos da UFRN e buscamos entender os modos de construção do corpo polifônico do Sujeito Surdo. Observamos que há um vasto conteúdo inexplorado nesse campo discursivo da Libras o que pode possibilitar uma análise discursiva abrangente, o que permite uma análise do enunciado concreto, da esfera e da situação enunciativa em que se insere e dos corpos envolvidos no processo de enunciação, o que se associa aos estudos da Linguística Aplicada (LA), pois como área científica que tem como objeto de investigação a linguagem enquanto prática social, nos mais diversos contextos em que surjam questões importantes sobre seu uso, entendemos que a análise a ser realizada é de grande relevância para estudos teóricos metodológicos na LA por se tratar de um corpus linguístico, didático, pedagógico e que dá ênfase às vozes do sul, às vozes da margem, abrangendo assim as características da transdisciplinaridade e transgressividade da pesquisa ação que a LA contemporânea propõe (MOITA LOPES, 2018).