POÉTICA QUEBRADA PELO MEIO: A POESIA CRÍTICA DE ANA CRISTINA CESAR
Ana Cristina Cesar. Poesia. Crítica. Lirismo. Modernidade.
Professora, poeta, tradutora e crítica literária, Ana Cristina Cesar elaborou uma obra
de destaque no contexto da poesia marginal devido à sua literatura pensante, reconhecida pela
crítica literária. Logo, este trabalho investiga a construção de uma poesia crítica na obra de
Ana Cristina Cesar, com enfoque nas “transcriações” (CAMPOS, 2015) que realizou da
“tradição moderna” (PAZ, 2013) e das propostas da geração mimeógrafo. A análise abrangeu
a confrontação dos poemas de Cacaso, Chacal e Ana Cristina Cesar com os discursos críticos
de maior relevância sobre a poesia marginal, presentes nas obras de Pereira (1981), Hollanda
(2004; 2007; 2016) e Santiago (2000; 2002). Também contemplou a análise comparativa de
textos de Ana Cristina Cesar, Manuel Bandeira e João Cabral de Melo Neto, especialmente
dos livros Antologia poética (BANDEIRA, 2013), Uma faca só lâmina (do volume Poesia
completa, MELO NETO, 2020), Poesia crítica (MELO NETO, 1982), A teus pés e Crítica e
tradução (CESAR, 1998; 1999a). Por fim, este estudo investigou como a poesia de Ana C.
questiona ideias acríticas sobre a poesia e o gênero lírico a partir dos seus próprios textos
poéticos, realizando-se, para tanto, uma revisão da teoria dos gêneros literários. Resulta dessa
investigação a compreensão de que a poesia de Ana Cristina Cesar se alia à tradição, mas não
se limita à tradição da ruptura, pois complexifica ainda mais o modo de se posicionar
historicamente por meio da escrita. Em sua obra, a artista será alguém que concilia
subjetividade, leitura crítica e novas propostas de linguagem.