A FORMA E O SÍMBOLO DO LABIRINTO NA ESCRITA LITERÁRIA
DE CARLOS LLORÓ
Palavras-chave: Literatura. Labirinto. Forma. Símbolo. Carlos Lloró.
A obra Inferno, de Carlos Lloró, em seus tomos Kounboum (2009) e Cinis Cinerum (2012), se apropria do labirinto, em suas características formais e simbólicas. Como forma, aosimular textualmente o meandro retorcido e sua complexidade estrutural; como símbolo, na medida em que proporciona uma experiência transcendente do caos e da escrita literária. Dessa forma este estudo analisa a transposição do labirinto enquanto forma e símbolo na obra de Carlos Lloró. A metodologia consistiu em estabelecer a morfologia e o simbolismo do labirinto a fim de situar a sua transmissão a partir de mitos, textos literários, religiosos e filosóficos (integrando um referencial bibliográfico diversificado, capaz de proporcionar uma visão ampla da questão). Como resultado, observamos o labirinto objetivado em três aspectos: na construção e constituição da autoria; no tratamento do fantástico e sua relação com o onirismo; e nos procedimentos de escrita literária, utilizados e tematizados no texto.