Banca de DEFESA: GEOVÁ BEZERRA GUIMARÃES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEOVÁ BEZERRA GUIMARÃES
DATA : 15/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto pelo Meet
TÍTULO:

ENSINO DA ESCRITA: análise crítica da imposição de um arbitrário cultural tornado suposto consenso


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da escrita. Constituição do sujeito. Análise de Discurso. Generização.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Esta tese estuda produções textuais de alunos da última etapa do ensino fundamental em condição de concurso com o objetivo de analisar a relação entre o discurso sobre o ensino da escrita, entendido como o conjunto de metodologias didáticas previstas em documentos oficiais, e a constituição em sujeito do aluno-concorrente, concebido como efeito ideológico produzido pela inserção histórica deste em uma tradição didática. A partir da Análise de Discurso introduzida por Pêcheux (2014; 2015) e ampliada por Courtine (2014) e das discussões sobre educação, ensino e produção de texto propostas por Larossa (2014), Comenius (2001), Bourdieu e Passeron (1992), Apple (1979; 2001), Geraldi (1984; 1991), Gnerre (1992), Fabiano-Campos (2011) e Fairchild (2012), problematiza-se o ensino da escrita que toma os gêneros textuais/discursivos como objetos de ensino, uma vez que há indícios de que essa prática contemporânea nutre e se nutre de discursos que, reproduzindo concepções antigas, tornaram-se suposto consenso. Isso possibilitaria, frente às diretrizes pedagógicas oficiais, a emergência da generização, um didatismo que é igualmente atualidade (acontecimento discursivo) e sempre já dito (memória discursiva). A leitura de enunciados (PÊCHEUX, 2016) e de formulações, associando forma sintática e conteúdo léxico-semântico (COURTINE, 2014), cotejados de 43 (quarenta e três) redações escritas possibilita-nos interpretar, a partir da análise dos modos de escrita dos sujeitos-concorrentes, o funcionamento da formação discursiva neoliberal materializada em documentos oficiais. A análise dos textos permite que se identifique uma tendência de incorporação do controle técnico sobre o dizer do sujeito-concorrente, marcada pela sistematicidade e pela reintrodução, sob o rótulo da generização, de rituais de reprodução, um amálgama que contrasta com o dialogismo bakhtiniano. Em relação à constituição do sujeito, notam-se movimentos que indiciam certa aderência a temas do discurso neoliberal ao mesmo tempo em que há ocorrências de oscilações contrastivas que se aproximam de procedimentos de diferenciação, apontando uma tentativa de trabalho do sujeito-concorrente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo à Instituição - ADILSON CREPALDE - UEMS
Externo à Instituição - ANDRÉ CAMPOS MESQUITA - UEM
Externo à Instituição - JOSÉ ANTÔNIO VIEIRA - UFMA
Externo à Instituição - THOMAS MASSAO FAIRCHILD - UFPA
Notícia cadastrada em: 01/07/2022 14:39
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